Simplifique e Satisfaça – 5 Dicas de Usabilidade

Por José Mário


Olá leitores da Agência Mestre,

Já ilustramos aqui na Agência Mestre vários casos sobre usabilidade e sabemos que ela caminha junto com o SEO, visto que é um importante fator para determinar se os seus usuários estão satisfeitos ou não com a sua página. Hoje, vou ilustrar alguns destes pontos da usabilidade para ajudá-los a pensar em como melhorar taxa de conversão do seu site.

Ninguém gosta de perder tempo em páginas confusas e que ás vezes não nos levam a lugar nenhum. Por isso, como dito no título, a chave para a satisfação de um usuário de um site é a simplicidade: queremos chegar a um site e conseguir utilizá-lo com simplicidade e eficiência.

Crie uma hierarquia visual

Um dos principais fatores para simplificar uma página é mostrar com clareza as relações entre os elementos dela. Para tanto, usamos as chamadas “dicas visuais”.

Algumas dessas dicas são:

  • Quanto maior a importância do tópico, maior sua visibilidade;
  • Relacione visualmente as coisas que também estão relacionadas logicamente: agrupe tópicos semelhantes sob um cabeçalho e mantenha áreas claramente definidas para cada seção do seu site.

Deixe as escolhas claras e simples

De acordo com Steve Krug em seu livro “Não me faça pensar”, não importa o número de vezes que os usuários devam clicar desde que cada clique seja uma escolha óbvia, ou seja, oferecer opções claras e simples dá maior segurança para quem está navegando por sua página.

Elimine palavras desnecessárias

Uma das mais atraentes características da internet é a agilidade que ela trás para nosso cotidiano. Quando acessamos um site não queremos perder tempo lendo informações desnecessárias, queremos apenas o necessário para atingir nossos objetivos com rapidez e eficiência, então seja sempre conciso e explicativo em suas páginas.

As pessoas não utilizarão seu site se não conseguirem andar por ele

É um fato: se não soubermos navegar por um site, não o utilizaremos. Manter uma navegação simples e consistente é muito importante para a satisfação do usuário de um site. Alguns pontos importantes para deixar a navegação clara são:

Todas as páginas devem ter um nome e este nome deve ser equivalente ao link que cliquei para chegar até ela.

Mostre ao usuário onde ele está: definir a localização que a pessoa está na página oferece um senso de localização. Uma das melhores formas de fazer isso é usando BreadCrumb Navigation.

Deixe claros os pontos de entrada

Pontos de entrada são os lugares por onde o usuário vai começar a navegar pelo seu site, pode ser uma caixa de pesquisa ou a lista de seções.

Deixe esses pontos visíveis e auto-explicativos para que as pessoas que visitam sua página saibam por onde começar e possam tirar o maior proveito possível do que seu site tem para oferecer.

E você? O que tem feito para melhorar a usabilidade de sua página? Deixe suas dúvidas e sugestões na área de comentários abaixo. Abraços e até a próxima.

LEIA MAIS
Heat Map: Monitore Cliques e Ações dos Usuários em Seu Site

Heat Map: Monitore Cliques e Ações dos Usuários em Seu Site

Alguma vez você já ficou curioso para saber em quais lugares do seu site os visitantes mais clicam? Saiba que existem ferramentas que mostram o…

Google Website Optimizer – Como Funciona?

Google Website Optimizer – Como Funciona?

Sempre que é necessário alterar os elementos de uma página é importante realizar testes para verificar se as alterações foram convenientes. Em caso de páginas ligadas à conversão, esses testes são essenciais.
O Google Website Optimizer é uma ferramenta muito útil nesses casos, pois realiza testes A/B e multivariados nas páginas do site. Veja aqui como utilizar essa ferramenta.

7 Técnicas Para Aumentar a Taxa de Conversão em Sua Landing Page

7 Técnicas Para Aumentar a Taxa de Conversão em Sua Landing Page

Após todo o trabalho de aquisição de tráfego, você conseguiu um volume sólido de visitantes para suas páginas e o trabalho acabou? Não. Após conquistar um visitante e ele chegar a sua página, apenas metade do caminho foi percorrido. Agora é hora de conseguir que a visita se transforme em uma conversão: venda, assinatura, cadastro, pesquisa, enfim, o que você precisar. Neste artigo, 7 dicas para melhorar a conversão em landing pages.

Comentários
  1. O que preciso fazer no meu site é o BreadCrumb Navigation, está na lista para melhorar a navegação.

  2. BreadCrumb não mais para sites de conteúdo ou forum???

Deixe seu comentário abaixo