Olá, vamos falar sobre navegação no site e quais modos mais comuns e eficientes de construí-los. A navegação no topo, na sidebar e footer juntas desempenha um papel importante para os motores de busca, pois se usados de maneira correta reforçam sua linkagem interna, indispensável no SEO do site, e são o ponto forte da usabilidade do site. Vale lembrar que não existe uma única maneira correta de se fazer esse trabalho e deve variar entre um site e outro, mas alguns conceitos devem ser implementados para garantir uma usabilidade sólida e eficaz.


Navegação no Topo

Aqui é importante ter o logo da sua empresa, isso ajuda o usuário a identificar seu site, se ele demora a fazer isso pode ir embora muito rapidamente. Seu logotipo de ter um link para a home, mas coloque rel=“nofollw” no link, é simples, com certeza você achará um link em texto com uma boa âncora dentro do site que apontará para sua página principal. Este link em forma de imagem não tem o mesmo peso do link com texto, simplesmente ajuda o usuário a voltar para a home. O cabeçalho é um ótimo lugar para colocar links para algumas páginas importantes, como uma busca, cesto de compras, informações.

Navegação principal

A navegação principal deve ser colocada na parte superior ou na lateral do site e deve linkar para suas principais páginas. A categorização aqui é muito importante, e lembre-se de só deixar nesta barra de navegação o que é realmente importante. Muita informação pode confundir o usuário. Escolha um bom texto âncora para cada link.

Navegação no Rodapé

O rodapé é um bom lugar para colocar links que possam ser relevantes para o usuário que atingiu a parte inferior do site. Aqui você pode ter links para políticas do site, sitemaps, e também uma alternativa para que o usuário retorne para as páginas principais, isso pode ajudar a prendê-lo por um tempo maior. Através do google analytics você pode conferir quais páginas são realmente as mais visitadas e fazer um tipo de um mini sitemap para elas.


Breadcrumb

O breadcrumb funciona como um localizador para o usuário, mas mais do que isso ele pode ajudá-lo a navegar pelo site, pois contem links que ajudam a buscar coisas da mesma categoria ou sub-categorias, ou até retornar a página principal. Se ele gostou do site com certeza vai querer dar uma navegada mais profunda, e o breadcrumb é uma excelente maneira fazer o usuário gastar um tempo maior no seu site.

A navegação é importantíssima para uma boa usabilidade do site, evitar perda do usuário e mesmo não parecendo uma técnica de SEO, tem importância na linkagem interna do site. Um trabalho bem feito na construção da navegação representa a diferença de um cliente/usuário satisfeito de um frustrado. Até a próxima, Abraços…

fonte: searchengineguide.com