Tráfego Pago

Facebook Ads: Quais Métricas Posso Acompanhar?

Por Letícia Matsumoto

Ao fazer uma campanha de anúncio, é essencial saber como mensurar seus resultados. Confira aqui as métricas do Facebook Ads!

Letícia Matsumoto

Acompanhar as métricas do Facebook Ads é uma tarefa imprescindível para analisar os resultados obtidos em suas campanhas e traçar estratégias de otimizações. Confira quais os dados que você deve ter mais atenção e dicas de Mestre para alcançar números cada vez mais expressivos.

Aprenda nesse artigo:

  • o que é Facebook Ads?;
  • quais são as métricas do Facebook Ads?;
  • o que é thruplays?;
  • aprofunde seus conhecimentos sobre Facebook Ads com o Fabio Ricotta.

O que é Facebook Ads?

O Facebook Ads é uma forma de criar anúncios dentro dessa rede social. Com o crescimento da plataforma e a vontade de faturar, essa foi a maneira encontrada para conseguir monetizar.

Começou com os anúncios no canto direito, depois adicionaram no feed e, com a chegada dos vídeos, também implementaram as propagandas nesse formato. Inclusive, também foram adicionadas modalidades de geração de leads direto pelo Facebook ou no Messenger.

Aliás, com a compra do Mark Zuckerberg do Instagram, esses anúncios também foram adicionados nessa rede social.

Quais são as métricas do Facebook Ads?

Quando se trata de falar das métricas do Facebook Ads, é preciso levar em consideração os tipos de campanha que são feitos.

Engajamento

O objetivo é levar as pessoas a verem publicações e ficar dentro da rede social. Para verificar o nível  de engajamento, é possível olhar curtidas, compartilhamentos e comentários.

Saber o que é melhor depende do seu objetivo: se você quer que as pessoas interajam, é interessante olhar o número de comentários, enquanto a estratégia que visa ao alcance é medida pelo compartilhamento.

Visualização

As métricas usadas são:

  • ThruPlays: verifica se o vídeo começou a ser visualizado pelo usuário, contabilizando a partir dos 15 segundos ou se o conteúdo foi assistido ao menos 97%;
  • percentual: quantas pessoas olharam boa parte do vídeo. A porcentagem depende da sua intenção, mas é interessante pensar que se alguém viu pelo menos 75%, ela é mais engajada e pode receber anúncios mais direcionados.

Tráfego

Para esse tipo de campanha, é preciso considerar os seguintes pontos:

  • cliques: quantas pessoas clicaram para serem direcionadas para o seu site;
  • CTR: quantidade de pessoas que clicaram pelo número de visualizações. Mostra se, de fato, as pessoas estão engajadas. Quanto mais baixo o valor, menor o sucesso do anúncio.

Conversão

Para fazer a métrica desse tipo de campanha, é preciso criar uma especificação do que seria uma conversão para o seu negócio.

Pode ser preencher um formulário, chegar a uma determinada URL, lead gerado, venda, entre outras coisas.

Ao analisar se o anúncio foi bem sucedido, é interessante acompanhar os números de CPL e ROI — ou ROA.

O que é Thruplays?

O ThruPlay é uma opção de cobrança do gerenciador de anúncios do Facebook Ads que permite que as campanhas no formato em vídeo sejam pagas de acordo com o tempo de reprodução do conteúdo.

A otimização do pagamento é feita de acordo com o tempo do vídeo:

  • no caso de vídeos curtos: a cobrança é feita somente pelos vídeos reproduzidos inteiramente (97%) ou por pelo menos 15 segundos;
  • no caso de vídeos longos: a cobrança é feita pelos vídeos que foram reproduzidos por pelo menos 15 segundos.

Como posso utilizar o ThruPlay?

A otimização está disponível para as campanhas de leilão ou de alcance e frequência. Confira os posicionamentos de anúncio disponíveis:

  • Facebook: Feed, feeds de vídeo, vídeo in-stream, Instant Articles, Stories, Marketplace;
  • Instagram: Feed, Stories;
  • Audience Network da Meta: vídeo in-stream, vídeo com incentivo, nativo, banner ou intersticial.

Como funciona a otimização de público para campanhas de anúncio de vídeo com o ThruPlay

Uma particularidade quanto a segmentação de público é que a partir do momento que suas campanhas foram otimizadas com o ThruPlay o Facebook irá entregar automaticamente os seus anúncios somente para pessoas mais propensas a assistir ao vídeo inteiro ou a pelo menos 15 segundos de um vídeo longo.

Ou seja, sua campanha será segmentada para um público mais seleto do que seria caso você optasse pelo modelo tradicional do Facebook Ads.

Tutorial de como otimizar uma campanha de anúncio de vídeo com o ThruPlay:

  1. acesse o Gerenciador de Anúncios;
  2. clique em “Criar”;
  3. selecione o objetivo de “Reconhecimento ou Engajamento”. Para engajamento; selecione a opção “localização da conversão” e “Visualizações do vídeo” como seu tipo de engajamento;
  4. no nível do “Conjunto de anúncios”, escolha ThruPlay;
  5. conclua todas as etapas para criar sua campanha.
  6. selecione o “ThruPlay” como opção de cobrança.

Aprofunde seus conhecimentos sobre Facebook Ads com o Fabio Ricotta

Nosso CEO, Fabio Ricotta ensina no vídeo abaixo como encontrar a métrica perfeita para suas campanhas! Confira!

Comece a gerar mais resultados com anúncios

A Agência Mestre faz parte do Programa Parceiros de Marketing do Facebook para Agências, o que garante que nossas campanhas possuem qualidade e alta entrega de resultados, a partir da atuação da nossa equipe com as melhores práticas do Facebook. Conte com uma Agência Especializada em Instagram e Facebook Ads, solicite um orçamento agora mesmo!

LEIA MAIS

Melhor Horário Para Anunciar no Google ou Facebook

Qual é o melhor horário para anunciar no Google ou Facebook Ads? Descubra no artigo!

Listas Negativas e Interesses Negativos no Facebook Ads

Você já ouviu falar das listas negativas e dos interesses nativos do Facebook Ads? Muito parecidos com as palavras-chave negativas do Google AdWords, elas são potentes ferramentas para segmentação de anúncios. Clique e saiba mais!

Google Ads: 15 Dicas Para Criar Campanhas de Sucesso

Aprenda a criar uma campanha de sucesso no Google Ads. Confira neste artigo, 15 dicas que farão total diferença na hora de criar seus anúncios no Google.

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?