Tráfego Pago

Google Está Testando o Layout de Grade Para Anúncios

Por Raquel Pereira

O novo layout de exibição dos anúncios da rede de pesquisa podem tornar a experiência do usuário mais personalizada. Clique e saiba mais!

Raquel Pereira

O novo layout, originalmente utilizado em resultados para mobile, está sendo testado em desktop e para anúncios na rede de pesquisa.

Em março deste ano, alguns usuários notaram que o buscador estava fazendo algumas mudanças nos resultados de pesquisa. O Google confirmou as mudanças, e um porta-voz do buscador disse que:

“Essa nova interface ajuda a exibir informações relevantes relacionadas a uma imagem, para que os usuários tenham uma compreensão mais profunda dos resultados que estão vendo”.

Mudanças no Mobile

O novo layout de visualização dos resultados foi anunciado, primeiramente, para os dispositivos móveis e apenas para pesquisas de língua inglesa. A imagem abaixo mostra dois exemplos dessa interface:

Fontes: Blog Search Engine Land e Blog Search Engine Roundtable

Nesse modelo, é possível que mais páginas apareçam entre as primeiras posições nos resultados de pesquisa, pois o modelo de grade exibe dois ou mais resultados compartilhando a primeira posição.

Testes no Desktop

No mesmo período em que os testes para a pesquisa mobile começaram, alguns usuários também notaram mudanças nos resultados para desktop. Em seu Twitter, o consultor de SEO, Brodie Clark, compartilhou o seguinte exemplo:

O modelo para desktop, apesar de não ser tão abrangente quanto o mobile, já utiliza as grades para as principais notícias e inclui elementos visuais em alguns resultados relevantes.

Impactos nos Resultados Patrocinados

Após dois meses do lançamento para os resultados orgânicos, o Google está testando a nova interface também para os anúncios.

O profissional de SEO, Saad AK, compartilhou em seu Twitter um vídeo mostrando as primeiras impressões sobre o layout de grade dos anúncios:

Alguns dias após o post de Saad, o especialista em Marketing Digital, Greg Sterling, comentou sobre a atualização:

“O “Pacote de anúncios locais” descoberto por @SaadAlikhan1994 acaba sendo anúncios de inventário local (de acordo com minha conversa com o Google), simplesmente apresentados de uma maneira diferente.”

Fonte: Twitter

É possível que o Google ainda faça mais alterações neste formato de visualização, afinal, os testes estão sendo realizados apenas para pesquisas em língua inglesa, o que pode significar que a expansão da atualização para outros países ainda pode demorar.

No entanto, um ponto de atenção, levantado por Sterling, é que o Google está procurando novas formas de exibir os resultados patrocinados para pessoas mais dispostas a realizar uma compra.

Como foi dito pelo especialistas, a visualização que Saad compartilhou é uma novo formato de exibição de anúncios “próximos de você”, ou seja, o buscador está aprimorando seus recursos para oferecer uma experiência cada vez mais personalizada para o usuário.

Faça parte da nossa Lista VIP e receba toda semana as principais novidades sobre Marketing Digital.

Mais sobre Tráfego Pago

LEIA MAIS

Como Anunciar no Google: Passo a Passo Completo do Google Ads

Através do Google Ads você poderá atingir seu público alvo em cheio, utilizando a rede de pesquisa ou a rede de display. Confira nossas dicas sobre como anunciar no Google e comece a ter sucesso em suas campanhas!

Listas Negativas e Interesses Negativos no Facebook Ads

Você já ouviu falar das listas negativas e dos interesses nativos do Facebook Ads? Muito parecidos com as palavras-chave negativas do Google AdWords, elas são potentes ferramentas para segmentação de anúncios. Clique e saiba mais!

Google Ads: 15 Dicas Para Criar Campanhas de Sucesso

Aprenda a criar uma campanha de sucesso no Google Ads. Confira neste artigo, 15 dicas que farão total diferença na hora de criar seus anúncios no Google.

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?