Tráfego Pago

Google Está Testando o Layout de Grade Para Anúncios

Por Raquel Pereira

O novo layout de exibição dos anúncios da rede de pesquisa podem tornar a experiência do usuário mais personalizada. Clique e saiba mais!

Raquel Pereira

O novo layout, originalmente utilizado em resultados para mobile, está sendo testado em desktop e para anúncios na rede de pesquisa.

Em março deste ano, alguns usuários notaram que o buscador estava fazendo algumas mudanças nos resultados de pesquisa. O Google confirmou as mudanças, e um porta-voz do buscador disse que:

“Essa nova interface ajuda a exibir informações relevantes relacionadas a uma imagem, para que os usuários tenham uma compreensão mais profunda dos resultados que estão vendo”.

Mudanças no Mobile

O novo layout de visualização dos resultados foi anunciado, primeiramente, para os dispositivos móveis e apenas para pesquisas de língua inglesa. A imagem abaixo mostra dois exemplos dessa interface:

Fontes: Blog Search Engine Land e Blog Search Engine Roundtable

Nesse modelo, é possível que mais páginas apareçam entre as primeiras posições nos resultados de pesquisa, pois o modelo de grade exibe dois ou mais resultados compartilhando a primeira posição.

Testes no Desktop

No mesmo período em que os testes para a pesquisa mobile começaram, alguns usuários também notaram mudanças nos resultados para desktop. Em seu Twitter, o consultor de SEO, Brodie Clark, compartilhou o seguinte exemplo:

O modelo para desktop, apesar de não ser tão abrangente quanto o mobile, já utiliza as grades para as principais notícias e inclui elementos visuais em alguns resultados relevantes.

Impactos nos Resultados Patrocinados

Após dois meses do lançamento para os resultados orgânicos, o Google está testando a nova interface também para os anúncios.

O profissional de SEO, Saad AK, compartilhou em seu Twitter um vídeo mostrando as primeiras impressões sobre o layout de grade dos anúncios:

Alguns dias após o post de Saad, o especialista em Marketing Digital, Greg Sterling, comentou sobre a atualização:

“O “Pacote de anúncios locais” descoberto por @SaadAlikhan1994 acaba sendo anúncios de inventário local (de acordo com minha conversa com o Google), simplesmente apresentados de uma maneira diferente.”

Fonte: Twitter

É possível que o Google ainda faça mais alterações neste formato de visualização, afinal, os testes estão sendo realizados apenas para pesquisas em língua inglesa, o que pode significar que a expansão da atualização para outros países ainda pode demorar.

No entanto, um ponto de atenção, levantado por Sterling, é que o Google está procurando novas formas de exibir os resultados patrocinados para pessoas mais dispostas a realizar uma compra.

Como foi dito pelo especialistas, a visualização que Saad compartilhou é uma novo formato de exibição de anúncios “próximos de você”, ou seja, o buscador está aprimorando seus recursos para oferecer uma experiência cada vez mais personalizada para o usuário.

Faça parte da nossa Lista VIP e receba toda semana as principais novidades sobre Marketing Digital.

Mais sobre Tráfego Pago

LEIA MAIS

Listas Negativas e Interesses Negativos no Facebook Ads

Você já ouviu falar das listas negativas e dos interesses nativos do Facebook Ads? Muito parecidos com as palavras-chave negativas do Google AdWords, elas são potentes ferramentas para segmentação de anúncios. Clique e saiba mais!

Otimização de Campanhas de AdWords – Grandes e Pequenos Investimentos

Métricas básicas, dicas para estruturação de campanha, otimização de campanha de AdWords e dicas extras de conteúdos e ferramentas. Tudo para você aprender a ter uma campanha eficiente no Google AdWords, seja com pequeno ou grande investimento. Confira!

Como Anunciar no Google: Passo a Passo Completo do Google Ads

Através do Google Ads você poderá atingir seu público alvo em cheio, utilizando a rede de pesquisa ou a rede de display. Confira nossas dicas sobre como anunciar no Google e comece a ter sucesso em suas campanhas!

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?