Utilizando Domínios Suplementares Para Proteger a Sua Marca

Por Gabriel Nege


Registro de Domínios

Você já tentou acessar um site e por um erro de digitação foi parar em outro? Pois bem, isso é mais comum do que você pensa. Criminosos e concorrentes podem aproveitar dessa brecha para vender como se fosse a sua marca ou roubar dados do usuário. Essa técnica é conhecida como typosquatting.

Em 2012, foram detectados 80 domínios falsos de bancos brasileiros com alteração de apenas letra, por exemplo: www.bancoitsu.com.br, www.sahtander.com.br, www.bancibradesco.com.br ou www.bancidobrasil.com.br.

Como proteger a sua marca

Faça uma lista com os principais erros de digitação que podem ocorrer na digitação, outras extensões de domínios (.com, .net, .org, entre outros), slogans ou apelidos e outras formas que a sua marca é conhecida, acesse o órgão responsável pelo registro de domínios da extensão desejada, no caso do .br é o registro.br, e verifique a disponibilidade. Caso não esteja disponível, entre em contato com a empresa e verifique os procedimentos necessários para adquirir esse domínio.

Uma dica importante é não abusar do número de domínios, pois isso pode prejudicar o seu site. Por esse motivo escolha apenas os principais para a sua marca.

Após aquisição do domínio realize o apontamento de DNS para o seu servidor e aponte para o diretório que deseja.

Evitando conteúdo duplicado

Como já falamos anteriormente, ter múltiplos domínios pode gerar conteúdo duplicado e confundir o Google e os usuários, para evitar esse problema adicione o seguinte código no seu .htaccess:

RewriteEngine On

RewriteCond %{HTTP_HOST} !^www.meudominioprincipal.com.br$ [NC]

RewriteRule ^(.*)$ http://www.meudominioprincipal.com.br/$1?utm_source=%{HTTP_HOST}&utm_medium=Redirect&utm_campaign=Dom%C3%ADnios%20Suplementares [L,R=301]

Isso irá adicionar um redirecionamento 301 em todos os domínios que forem diferentes do seu domínio principal, para isso substitua o endereço www.meudominioprincipal.com.br pelo seu domínio, recomendamos que você utilize o site htaccess.mwl.be para testar o seu domínio.

Mensurando os acessos

Esse código também permite rastrear os acessos e comportamento dos visitantes que acessaram o site por meio de desses domínios com o Google Analytics, para isso acesse o menu Aquisição à Todo trafego à Origem Mídia e busque por “Redirect”, serão todos acessos que entraram nessa regra.

Outras aplicações

Se você anuncia seu site em meios off-line, é possível utilizar uma lógica semelhante para mensurar o comportamento dos visitantes impactados ela campanha, para isso insira o seguinte código antes do exemplo anterior:

RewriteEngine On

RewriteCond %{HTTP_HOST} dominiodacampanha.com.br$ [NC]

RewriteRule ^(.*)$ http://www.meudominioprincipal.com.br/$1?utm_source=ORIGEM&utm_medium=MEIO&utm_campaign=CAMPANHA  [L,R=301]

Realize as seguintes substituições no código:

  • dominiodacampanha.com.br: O domínio de origem da sua campanha;
  • ORIGEM, MEIO e CAMPANHA: Descreva respectivamente os elementos da campanha que você deseja que sejam exibidos no Google Analytics.

Ficou alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários.

*Obs.: O comando “RewriteEngine On” deve aparecer apenas uma vez no .htaccess.

LEIA MAIS
O que é SEO? Como Fazer Seu Site Crescer no Google!

O que é SEO? Como Fazer Seu Site Crescer no Google!

Quer entender o que é SEO? Aprender como esta técnica pode ajudar o seu negócio/website a crescer o número de visitas? Criamos este guia para ajudar você hoje mesmo! CLIQUE e confira os detalhes neste artigo!

Redirecionamento 301 em PHP, ASP, htaccess, Coldfusion e Ruby on Rails

Redirecionamento 301 em PHP, ASP, htaccess, Coldfusion e Ruby on Rails

Você quer saber como configurar o redirecionamento 301 no seu site? Veja como e mantenha sua relevância no Google!

Páginas 404 Não Devem Retornar o Código 200 de Status

Páginas 404 Não Devem Retornar o Código 200 de Status

Hoje em dia é muito comum que página de erro 404 sejam customizadas, mas o trabalho de qualquer profissional de SEO é que estas páginas façam realmente o seu papel. Veja como prevenir que suas páginas de erro 404 causem problemas com os seus rankings.

Comentários
  1. Olá! Parabéns pelo Blog! Tenho uma dúvida! Minha empresa tinha um nome, porem após algumas mudanças mudamos o nome da empresa, isso significa que temos um site com o nome da empresa antiga e outro com o nome da empresa nova, porém o site da empresa antiga redireciona para o novo site…Utilizei a opção de redirecionamento lá no Cpanel! E necessário urar o código? O Google esta entendendo que o conteúdo esta duplicado?

  2. Muito bom artigo . Obrigado por compartilhar tais informações maravilhoso.

Deixe seu comentário abaixo

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?