Google Testa Rótulo de Leitura Rápida e Leitura de Cinco Minutos

Por Raquel Pereira

SEO

Google Testa Rótulo de Leitura Rápida e Leitura de Cinco Minutos

Confira o novo teste do Google para identificar o tempo de leitura das páginas nos resultados de pesquisa.

Raquel Pereira

O Google está testando uma nova tag que informa ao usuário o tempo estimado de leitura da página nos resultados de pesquisa, informando quando se trata de uma leitura rápida ou de até cinco minutos.

A discussão no Twitter

Na última sexta-feira (26/08), a diretora sênior de SEO da Amsive Digital, Lily Ray, foi uma das primeiras pessoas a compartilhar em seu Twitter uma captura de tela com a novidade:

Na imagem compartilhada pela especialista, podemos ver que o buscador está informando aos usuários que alguns artigos podem ser lidos “em menos de cinco minutos (< 5 min read)”.

Além dela, o consultor de SEO da SEMrush, Hardik Oza, também compartilhou uma captura de tela na qual os resultados incluíam uma marcação escrito “Quick read”, que significa “Leitura rápida”. Apesar da diferença de poucas horas entre um tweet e outro, podemos perceber que a marcação de leitura rápida possui um design mais chamativo, o que levou alguns usuários da rede social a questionar o consultor se ele “clicou sobre” a tag. No entanto, ele respondeu que a marcação não aparece quando clica ou passa o mouse sobre ela.

Última atualização do Google

Apesar do Google não ter se pronunciado ainda sobre essa novidade, na semana passada o buscador começou a sua mais recente atualização de algoritmo, chamada “atualização de conteúdo útil” e considerada uma das mais importantes dessa década.

A data prevista para o lançamento da atualização era, exatamente, a última sexta-feira (quando as marcações foram identificadas) e espera-se que ela seja concluída em até duas semanas.

De acordo com o Google, a atualização é um “esforço contínuo para reduzir o conteúdo de baixa qualidade e facilitar a localização de conteúdo que pareça autêntico e útil na pesquisa”, nesse caso, a marcação de “leitura rápida” ou “menos de cinco minutos de leitura” poderá ser uma forma do Google sinalizar aos usuários que aquele conteúdo é útil e de valor, mesmo sendo razoavelmente rápido de ser consumido.

O que podemos esperar no Brasil?

Por enquanto, o Google ainda não deu nenhuma declaração oficial sobre os testes do novo rótulo, que foi identificado apenas em pesquisas em inglês.

No entanto, caso os testes avancem e os usuários mostrem que esse recurso pode ser útil para a nova atualização do algoritmo, podemos esperar que essa novidade chegue até as SERPs brasileiras também, afinal, a atualização de conteúdo útil será expandida para outros idiomas.

A novidade é um ponto positivo para o usuário. De acordo com o especialista em SEO, Barry Schwartz, essa é uma maneira do Google informar que um conteúdo pode ser rapidamente consumido, otimizando a experiência daqueles que buscam por uma leitura rápida.

Faça parte da nossa Lista VIP e receba toda semana as principais novidades sobre Marketing Digital. Participe também do grupo da Agência Mestre no Telegram e receba novidades na palma da sua mão!

LEIA MAIS

Como Fazer o Google Encontrar o Seu Site?

O objetivo do Google é mesmo encontrar todo o conteúdo disponível na Internet, mas você precisa dar uma ajudinha. Veja como!

O que é SEO? Como Fazer Seu Site Crescer no Google!

Quer entender o que é SEO? Aprender como esta técnica pode ajudar o seu negócio/website a crescer o número de visitas? Criamos este guia para ajudar você hoje mesmo! CLIQUE e confira os detalhes neste artigo!

Páginas 404 Não Devem Retornar o Código 200 de Status

Hoje em dia é muito comum que página de erro 404 sejam customizadas, mas o trabalho de qualquer profissional de SEO é que estas páginas façam realmente o seu papel. Veja como prevenir que suas páginas de erro 404 causem problemas com os seus rankings.

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?