Olá leitores da Agência Mestre,

Super Downloads

Hoje pela manhã recebi um email interessante de uma representante do SuperDownloads com a seguinte informação:

Olá, bom dia.

Preciso de uma ajuda sua para alterar todos os links apontados para o
Superdownloads. Não usaremos mais o .uol na URL. Todas as URLs com .uol foram
desativadas.

Como não estava sabendo desta suposta saída do SuperDownloads da rede do UOL, decidi investigar e o usuário @virgiliosousa do Twitter me informou com uma notícia do portal da Abril sobre o caso. Segundo a notícia, depois da perda do Baixaqui para o Terra, o iG voltou ao mercado de downloads, realizando a aquisição do portal SuperDownloads, que estava associado ao UOL.

Sabendo que o mercado de downloads é bem interessante, pois possui uma enorme competição, decidi analisar qual o impacto desta alteração de domínio do SuperDownloads.

A mudança de URLs

O primeiro ponto a ser analisado é que o SuperDownloads encontrava-se em um subdomínio do UOL, sendo a sua URL http://superdownloads.uol.com.br e agora voltou ao modo original http://www.superdownloads.com.br.

O primeiro problema acontece aí, pois ao tentar acessar http://superdownloads.uol.com.br você é direcionado com 301 para http://downloads.uol.com.br. Neste ponto o UOL ganhou e muito nesta mudança pois todo o linkjuice atrelado ao SuperDownloads foi repassado para o novo produto do UOL. Já pela ótica do SuperDownloads, a mudança foi péssima, pois o UOL não ofereceu um redirecionamento para o novo domínio do portal, resultando em uma perda drástica em termos de trust e indexação. Portando, ao entrar em acordo com um grande portal, para associar-se ao grupo de sites, faça uma cláusula onde caso haja uma desvinculação das marcas (websites), um redirecionamento 301 deve ser oferecido de todas as páginas para o novo endereço.

Problema de Branding

Um problema de branding começa a surgir para o SuperDownloads, pois ao digitar a palavra “super downloads” no Google, o primeiro resultado leva ao website do UOL:

Busca por Super Downloads no Google

Problemas de Indexação

Em uma simples análise no Google, através do comando site:superdownloads.com.br é possível identificar que o website ainda não está com uma boa indexação, onde a sua página inicial sequer aparece na listagem.

Análise de Backlinks

Voltando ao email que motivou todo este artigo e discussão, o trabalho da equipe do SuperDownloads, pelo que me parece, é de ajustar todos os links que apontavam para as suas páginas internas do antigo domínio. Ainda no email, a funcionária do SuperDownloads ainda afirma:

Para todos os outros links segue a mesma regra, basta excluir o .uol da URL.

Fico aguardando as alterações o mais rápido possível para que os links não
fiquem indisponíveis.

Diante desta parte, resolvi analisar um dos links que tenho apontando para o antigo endereço do SuperDownloads. A URL em questão é http://superdownloads.uol.com.br/download/147/curriculo-elegante/. Ao tentar acessar esta URL notei que fui redirecionado para a URL http://downloads.uol.com.br/, assim como ao tentar acessar qualquer página antiga do http://superdownloads.uol.com.br/. Ao analisar o cabeçalho da requisição, podemos notar que o redirecionamento é feito através de 302! Exatamente! Um redirecionamento 302 de todas as páginas internas do http://superdownloads.uol.com.br apontam para http://downloads.uol.com.br/.

Redirecionamento 302 de todas as páginas internas do SuperDownloads

Entenda aqui que todo o linkjuice e indexação que o UOL ganharia para o seu novo produto será perdido ao longo do tempo por causa do redirecionamento 302, pois quando se efetua este tipo de redirecionamento a página que o faz ainda rankeia nos SERPs mas com o conteúdo da página alvo, e o seu linkjuice não será passado corretamente juntamente com o trust associado.

Processo de ajuste de backlinks

Se tem uma coisa que eu gostei dessa mudança foi saber que a equipe do SuperDownloads está analisando os seus backlinks, pedido aos webmasters que alterem os seus links que apontavam para o antigo endereço e para que eles apontem para a nova URL. Este tipo de atitude reflete em pontos bem positivos:

  1. Todos os webmasters saberão que o SuperDownloads está em um novo endereço;
  2. Todos os links passam a funcionar realmente, pois o UOL não efetuou um redirecionamento de 1:1 mas sim apontando para a home do seu novo produto, onde o usuário deverá fazer a busca pela informação que já esperava obter;
  3. Boa parte dos backlinks será estabelecido para a nova URL do SuperDownloads, trazendo linkjuice e trust para o domínio

Um ponto importante para analisar o quão influente este trabalho é, veja os dados fornecidos pela ferramenta Open Site Explorer, que mostra que o SuperDownloads possui em sua antiga URL 49.127 inbound links de 1.103 root domains diferentes.

Com base nestes dados e na ferramenta, o ideal seria analisar os principais links com alta autoridade e solicitar que eles façam a alteração de URL, desta forma o impacto será bem maior.

Conclusões

O que eu gostaria de ressaltar é que caso você possua um website e está em negociações com algum grande portal para associar a sua marca dentro do domínio do grande portal, pense duas vezes. Sempre opte por inserir uma cláusula no contrato, especificando que você deve receber um redirecionamento 301 em caso de desvinculação / término do contrato. Já você, grande portal, ao realizar uma troca de produtos, observe bem os códigos de redirecionamento para aproveitar corretamente todo o linkjuice atrelado ao conteúdo que já estava estabelecido.

É importante ressaltar que não participei e não participo de nenhuma das equipes, onde esta análise foi apenas para ressaltar como os websites brasileiros devem analisar quaisquer mudanças de URL.

Espero que tenham gostado e até a próxima!