Como Utilizar Variações de Páginas para as Pesquisas Aprimoradas

Por Raquel Pereira

SEO

Como Utilizar Variações de Páginas para as Pesquisas Aprimoradas

Veja como utilizar o novo recurso anunciado pelo Google para explorar as variações dos seus produtos!

Raquel Pereira

O Google atualizou a página de suporte de pesquisas aprimoradas do produto, para adicionar detalhes sobre como essas pesquisas podem ser usadas para variações de produtos com diferentes URLs.

O que há de novo

Na nova versão da página, o buscador explica que:

Use marcação para um produto específico, não para uma categoria ou lista de produtos. Por exemplo, “sapatos em nossa loja” não é um produto específico. Atualmente, as pesquisas aprimoradas de produtos são compatíveis apenas com páginas que se concentram em um único produto. Isso inclui variantes de produto, em que cada variante de produto tem um URL distinto. Recomendamos focar em adicionar marcação às páginas de produtos em vez de páginas que listam produtos ou uma categoria de produtos.

Dessa forma, é possível utilizar uma URL única para cada variação do produto, tornando a URL mais amigável e facilitando a visualização dos itens.

Fonte: Central da Pesquisa do Google

É comum que lojas virtuais tenham dificuldades para estruturar suas URLs quando um produto está disponível em vários tamanhos ou cores, agora, cada combinação de atributos do produto será uma variante do produto.

O objetivo do Google é oferecer um suporte para as empresas que contém uma ampla variedade de estruturas de URL, por conta das variações de seus produtos.

Limitações

Apesar das possibilidades, o Google alerta para algumas limitações a respeito de produtos com muitas variações:

  • a página pode não estar qualificada para a pesquisa aprimorada de produtos nos resultados de pesquisa, porque a experiência só é compatível com páginas que contêm um único produto (e as variantes do produto podem ser tratadas como produtos distintos pela Pesquisa Google);
  • o Google Shopping não pode levar um usuário a uma variante específica de um produto em seu site, fazendo com que o usuário precise selecionar a variante que deseja comprar em seu site antes de finalizar a compra.

O buscador afirma que essas limitações devem ser analisadas com cautela, já que podem levar a uma experiência ruim ao usuário, se não forem estruturadas corretamente.

Como utilizar o recurso?

Como o objetivo principal é tornar a URL mais amigável, o Google recomenda que cada variante tenha seu próprio parâmetro de consulta, juntamente com a URL. Por exemplo, para um segmento de caminho, como “/t-shirt/green” utilizar um parâmetro de consulta, como “/t-shirt?color=green”.

Esses ajustes podem ajudar o Google a identificar quais páginas de variação de produtos estão sendo acessadas, identificando melhor a relação entre as variantes do produto.

Faça parte da nossa Lista VIP e receba toda semana as principais novidades sobre Marketing Digital. Participe também do grupo da Agência Mestre no Telegram e receba novidades na palma da sua mão!

LEIA MAIS

Páginas 404 Não Devem Retornar o Código 200 de Status

Hoje em dia é muito comum que página de erro 404 sejam customizadas, mas o trabalho de qualquer profissional de SEO é que estas páginas façam realmente o seu papel. Veja como prevenir que suas páginas de erro 404 causem problemas com os seus rankings.

O que é SEO? Como Fazer Seu Site Crescer no Google!

Quer entender o que é SEO? Aprender como esta técnica pode ajudar o seu negócio/website a crescer o número de visitas? Criamos este guia para ajudar você hoje mesmo! CLIQUE e confira os detalhes neste artigo!

Como Fazer o Google Encontrar o Seu Site?

O objetivo do Google é mesmo encontrar todo o conteúdo disponível na Internet, mas você precisa dar uma ajudinha. Veja como!

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?