Um elemento muito importante no SEO são os outbound links (veja a definição no nosso glossário de SEO). Eles têm um papel crítico na estratégia de linkagem. Isso vai contra ao que se falava antigamente sobre acúmulo de PageRank. Hoje em dia se fala menos em acúmulo de PageRank, mas não são todos que entendem a importância dos Outbound Links.

Entenda seu alvo

O que você precisa fazer é conseguir links autoritários. Você precisa convencer que vale a pena linkar para seu site. Se você não souber o que eles têm em mente, suas chances de sucesso são muito poucas. Pense que eles sempre vão fazer um julgamento na hora de escolher se vão linkar ou não para o seu site.

Um pequeno exemplo é uma página que foi excessivamente otimizada. Que contenha uma index lotada de links apontando para páginas menores que não tem valor ou conteúdo nenhum. Links criados puramente para linkar para algum lugar com um texto âncora e um texto focado em alguma keyword.

Essas páginas estão tão otimizadas que não se consegue nem ler direito o que tem nelas. Quando pessoas que não sabem nada sobre SEO lêem a página, não entendem absolutamente nada. Isso certamente acaba com as chances delas colocarem Outbound Links para o seu site, muito menos de sites autoritários.

Seus Alvos

Você vai encontrar pessoas fazendo pesquisas em todas as áreas. Os assuntos são diferentes, mas sempre haverá pessoas procurando por conteúdo de qualidade e linkando para eles como fonte de suas pesquisas.

Este conceito pode ser estendido . Toda vez que você encontrar e ver que eles não têm problemas em criar conteúdo autoritário (e em citar outras fontes), você pode ter certeza que encontrou alguém que vai esperar o mesmo comportamento dos sites para onde eles linkaram.

É como um clube. Assim que você começar a produzir conteúdo relevante e a linkar e for reconhecido como autoridade no seu segmento, você entra no clube. Através desse reconhecimento é que você vai conseguir os links mais importantes e o tráfego também.

Os escritores de sites considerados autoridades não têm medo de linkar para outros sites. Eles se importam com os leitores e sabem que essa perda de tráfego pode ser convertida de outra forma. Que os usuários estão saindo do site só porque não encontraram alguma informação específica, mas esses vão saber também que se a informação não está nesse sites, pelo menos existe um link para ela.

Escolhendo Para Onde Linkar

A primeira coisa que você precisa fazer é pensar como um criador de conteúdo autoritário. Como foi dito acima, isso implica em se empenhar para criar conteúdo que será julgado como referência no seu segmento. E isso tem muito a ver com criar um bom relacionamento com as outras autoridades no seu meio.

Se você ainda está fazendo pesquisas sobre um assunto que deseja se tornar expert, anote os sites que mais te ajudam para linkar mais tarde. Em especial aqueles que não são seus concorrentes diretos. Cite esses sites como fonte e seus visitantes vão gostar mais de você, o que vai fazer com que os sites já considerados autoritários tenham mais um motivo para linkar para você.

Fonte: SEOmoz