Como proposto pelo amigo Leo Baiano estarei comentando a respeito do PageRank do Google. Como já citado pelo nosso amigo Heron no post O que é PageRank? colocar um link para um site é como dar um voto pra esse site. Logo, se você coloca um link para uma má vizinhança (um spam site, por exemplo) você pode estar denegrindo o ranking do seu site. E se isso for feito em excesso pode acabar resultando em punição.

Além disso vale lembrar que um link de uma página conceituada e com credibilidade, vale muito mais do que um link do site A ou B e um link para um site com conteúdo relacionado ao seu tem muito mais peso do que um site sobre qualquer outro assunto.

É importante lembrar que o PageRank pode variar de 0 a 10, ou pode estar indisponível (sem informações suficientes) pois o PR não é atualizado diariamente, ele é atualizado de tempos em tempos (algumas vezes ao ano).

Ter um PageRank alto não quer dizer que você está no céu. Na busca por diversas keywords podemos encontrar sites com PR 0 ou 1 nas primeiras posições e apesar de todas as precauções do Google, como quase tudo na internet, o PageRank também pode ser alvo de manipulação. Como o algortimo é todo baseado em uma cadeia de links, webmasters começaram a vender e comprar links, como qualquer outro tipo de produto.

Vale lembrar também que existem outros algoritmos similares, como:

TrustRank http://en.wikipedia.org/wiki/TrustRank

HITS http://en.wikipedia.org/wiki/HITS_algorithm

Assim, concluímos que, o PageRank do Google é baseado em links, porém, ele não é totalmente confiável. E que o PageRank tem grande relevância nos resultados do Google, mas não é só ele que vai determinar quem estará em determinada posição para tal keyword. Daí vem a importância de aprendermos a respeito de SEO.

Gostaria também de convidar os amigos do Agência Mestre: Celso Fernandes, Fabio Ricotta e Heron Inouye para darem sua opinião a respeito do assunto.