Como foi anunciado pelo Matt Cutts do Google e amplamente comentado por toda blogosfera, neste final de semana o Google divulgou novos valores para o PageRank de páginas e sites na Internet. Para não deixar passar em branco, vou escrever mais um post sobre a pequena barrinha verde do Google.

Hoje o PageRank está bem difundido, mas, se por acaso alguém não conhece, recomendo a leitura do post do Heron sobre o que é PageRank.

PageRank – Como Funciona Mesmo?

O PageRank é uma certa classificação das páginas na web que acredita muito na democracia da Internet, ele interpreta cada link de uma página para outra como um voto da primeira página para a segunda. Mas não é suficiente ter a maior quantidade de votos para ganhar essa eleição.

Além da quantidade de links (votos) que uma página recebe, o Google avalia também a qualidade da página que está votando para fazer a matemática do PageRank, de modo que links de páginas importantes são mais eficientes no processo de tornar outras páginas importantes também. Naturalmente, páginas importantes são identificadas por receberem um alto valor de PageRank.

Mas ainda assim, simplesmente ter o maior PageRank não é suficiente para fazer uma página aparecer primeiro nas buscas, é extremamente importante que os termos de uma busca combinem com o conteúdo de uma página para que então sejam buscadas as páginas de maior relevância para tais termos de busca.

Entre outros fatores, ao determinar que uma página é relevante em um resultado de uma busca, o Google examina links para a página (quantidade e, principalmente, qualidade), examina o próprio conteúdo da página (se os termos da busca aparecem na página, quantas vezes – tome cuidado com keyword stuffing) e até mesmo o conteúdo das páginas que votaram na página que está sendo avaliada, o que é muito importante.

A avaliação do conteúdo das páginas que votam é a principal razão para nós sempre recomendarmos o cuidado quando se toma parte em um esquema de links como anéis ou alianças de sites, ou atualmente, as chamadas “Parcerias” – “Eu te dou um link e você me dá um também”. Esse esquema de links recíprocos para promoção de sites é duvidoso. Se as parcerias não são com sites relacionados, o link dos sites não relacionados contaram muito pouco ou nada. E, independente de serem sites relacionados ou não, não se sabe qual é a barreira entre a troca de links aceitável e o Link Farm e abuso de links recíprocos – Técnicas black hat punidas pelo Google.

Portanto, para aumentar o PageRank do seu site, é bom entender como funciona o PageRank e tomar como base as técnicas de white hat SEO, a produção de conteúdo interessante e fazer um link building inteligente. Parabéns a todos que tiveram um aumento de PageRank nesta última atualização do Google e continuem acompanhando nossas dicas e informações sobre otimização de sites.

Não deixem de comentar e até a próxima!