Estrategicamente, o PageRank foi atualizado hoje, 2 de abril, e não ontem 1º de abril, o que resultaria em uma grande confusão. Com a última atualização em 31 de dezembro, era previsto que a mudança de PageRank ficaria para abril, e foi hoje.

Sem perder mais tempo, confira o PageRank do seu site com a nossa ferramenta para verificar PageRank e nos conte como foi o seu desempenho! Lembre-se que o PageRank é somente mais um fator usado pelo Google para posicionamento de um site nos resultados das pesquisas, e uma diminuição no PageRank do seu site ou de suas páginas, não significa que você vai ter um longo e tenebroso período até a próxima atualização.

pagerank-lupa

Perdeu Pagerank – E Agora?

Ter o PageRank diminuído não é motivo para se desesperar, basta continuar a dedicação nos trabalhos e continuar sempre aumentando a qualidade do site ou blog que a barrinha verde do Google volta a crescer para você. Vale lembrar também que embora os valores de PageRank sejam divulgados a cada 4 meses, o seu real valor muda todo dia, a cada link encontrado pelo Google que referencia o seu site, portanto, o seu trabalho diário é muito importante.

Aumentou o PageRank?

Não é o fim da guerra, é um motivo a mais para continuar o empenho em sempre produzir mais e aumentar mais a qualidade do site. É um sinal de que os caminhos tomados até então são os corretos. O importante aqui é lembrar que cada ponto no PageRank demanda muito mais esforço que o ponto anterior, ou seja, conseguir alcançar marcas como PageRank 6 ou 7, demanda muito mais esforço do que conseguir 2 ou 3 pontos.

E ainda, se o seu site ou blog é recente e, com menos de 3 meses, e já alcançou uma marca de PageRank como 3 ou 4, fique atento e dedique-se bastante nele para manter e aumentar a marca, pois pode ser um PageRank “mal calculado”, conforme eu expliquei no meu post sobre valores altos de PageRank em sites novos.

PageRank Zero – Estou Punido?

Se o PageRank do seu site estava em 4 ou 3, quem sabe 5, e agora ele está com PageRank zero, é possível que o seu site tenha sido punido pelo Google. Primeiro de tudo, se você utilizou alguma técnica black hat de propósito, então corrija o quanto antes. Caso você não tenha provocado o problema, procure verificar o seu site no Google Webmasters Tools, pois pode haver uma mensagem de notificação do problema encontrado pelo Google que causou a punição.

Antes de entrar em desespero, aprenda sobre black hat SEO e certifique-se de que o seu site não está acidentalmente usando uma das técnicas black hat, que são de fato punidas pelo Google. E se você tem dúvidas sobre as punições do Google, recomendo a leitura de nossos artigos sobre o assunto:

Leituras obrigatórias. Até a próxima!