Olá leitores da Agência Mestre! Ultimamente andei lendo em vários blogs do Brasil discussões acerca de como funciona o PageRank (PR) e a “perda” ou “vazamento” de PageRank quando você linka para outro domínio (link externo) a partir do seu site.

A maioria das pessoas interpreta isso como: “Se uma página tem links externos, então o PageRank dessa página vai diminuir.” – Errado!

O PageRank é um medidor da importância de uma página em um contexto muito generalizado e cada página da internet tem seu próprio PR. Uma parte desse PR é dividido e distribuído entre todos os links que a página possui (não me refiro aos links que ela recebe, mas aos que ela provê).

Como Funciona o PageRank

Vamos considerar uma página com links internos e links externos (links para outros domínios). O PageRank dessa página vai ser dividido e distribuído entre todos esses links, cada um recebendo uma quantidade x1 de PageRank. Agora, se todos os links externos fossem removidos, a nova divisão e distribuição de PageRank resulta em uma quantidade x2 (com x2 maior que x1) para cada link, que agora são somente links internos.

Daí surgem as expressões “perda” ou “vazamento” de PageRank. Essas expressões se referem ao fato de você mandar PR para fora e não que o PageRank da página que possua links externos vai diminuir por causa deles. O PageRank não funciona assim. A página simplesmente não vai ter o mesmo poder de subir as páginas internas.

Mas de maneira alguma os links externos devem ser abolidos do seu site. Os links externos fazem parte do desenvolvimento e saúde da internet. Somente deve-se ter cautela para não disperdiçar uma página com PageRank alto linkando somente para outros domínios ou com muitos links externos.

Acho que isso esclarece tudo, não é? – Não? Deixe um comentário.

Até a próxima!