Otimização para Datas Especiais

Por Frank Marcel

SEO

Otimização para Datas Especiais

Datas especiais, comemorativas e/ou de celebração são sempre causas de grandes distorções no volume de buscas e, por consequência, distorcem o volume de visitas de um site. Estes spikes não devem passar em branco, pelo contrário, devem receber um tratamento especial, uma carga de otimização especial, para que se aproveite ao máximo o momento de explosão de visitas em função de uma data comemorativa.

Neste artigo, apresento como tratar a otimização para datas especiais – a partir de quando começar, como pesquisar, como proceder, onde aplicar, tudo para se ter o máximo de sucesso nestas ocasiões sazonais.

Frank Marcel

É bastante óbvio que em datas especiais (feriados comemorativos e afins) há um aumento de movimentação comercial, compras, vendas, etc. Toda essa movimentação, naturalmente, se reflete no volume de buscas. As pessoas começam a procurar mais e com mais frequência, repetidas vezes sobre o tema de determinado feriado ou data comemorativa.

Assim, todos envolvidos em uma ou mais datas tem de estar preparados para, quando o dia se aproximar, o site já estar bem posicionado. A questão é: quando começar? E como se preparar?

Pesquisa de Palavras-Chave

Tudo, como sempre, começa com uma pesquisa de palavras-chave para se conhecer com o que exatamente você vai trabalhar. E para se estimar um momento para se começar a investir em keywords específicas, é interessante escolher um conjunto de palavras referentes à data e testá-las no Google Insights:

insights natal pascoa namorados

Na imagem acima, testei 3 palavras referentes a 3 datas diferentes para ter uma idéia de um comportamento geral: as buscas sobre um tema se iniciam muito antes da data em si, pelo menos 1 mês antes. É o que está indicado nas setas em verde.

As buscas por páscoa (abril) se iniciam ainda em fevereiro; as buscas sobre o natal (dezembro), aquecem já em outubro; e sobre o dia dos namorados (junho), na virada abril-maio.

O site que já não estiver pronto e otimizado objetivamente sobre as keywords para a respectiva data no limiar de início das buscas (por exemplo, outubro, para o Natal), está atrasado. Do outro lado, é óbvio que não se deve parar o SEO simplesmente por terem começado as buscas.

Ainda no Insights, é possível obter outras informações preciosas para se ganhar espaço nos resultados de busca: sugestões de palavras. Mas para isso, faça uma nova pesquisa na ferramenta:

insights por periodo

Desta vez, use a comparação por período e selecione um intervalo que inclua todo o período de movimentação sobre o tema. Neste caso, escolhi a palavra-chave “presentes de natal” e o intervalo de outubro de 2009 à janeiro de 2010, englobando toda a movimentação sobre a palavra.

Com essa pesquisa realizada, confira as sugestões de termos relacionados e novos termos e, a partir destas listas, comece a planejar idéias de conteúdo, widgets, badges, link baits, promoções e toda forma possível de se adicionar novo conteúdo para o site com uma keyword da lista:

  • Pesquisas mais comuns:

pesquisas mais comuns

  • Pesquisas crescentes:

pesquisas crescentes

A lista de termos mais comuns não muda com muita frequência, mas a lista de palavras com crescimento de busca deve ser acompanhada de perto. Sempre que novos termos surgirem, é bom produzir conteúdo sobre eles.

Também há o outro lado: renovar e reaproveitar o conteúdo que já se tem no site sobre isso. Descobrir quais páginas possuem quais rankings nessas keywords e, se fizer sentido, aproveitá-las.

Durante todo o processo, deve-se ficar atento ao Google Analytics (ou à ferramenta de Web Analytics que você utilizar), tanto para pesquisar termos relacionados que geraram visitas e conversões, como para acompanhar as visitas e conversões do momento atual.

Conteúdo e Onpage SEO

Com a pesquisa de palavras-chave realizada (mas lembre-se de sempre renová-la), é hora de distribuir as palavras encontradas pelo site. Lembre-se que keywords mais concorridas devem estar próximas da página inicial. Se a página inicial não vai ser otimizada para essa keyword, então ela deve ter um link com o texto âncora perfeitamente otimizado para a página que vai competir neste termo concorrido.

Títulos, meta tags, h1, alt text em imagens, todo o básico deve ser cumprido na produção de páginas específicas, mas é importante ter criatividade. Crie mais do que novo conteúdo simplesmente, crie novos Link Baits e promoções.

Excelentes opções de Link Baiting são as listas de presentes, deixe várias listas preparadas para seus visitantes:

  • Presentes para mães
  • Presentes criativos para namorados
  • Presentes baratos
  • etc.

Estas listas funcionam muito bem para se buscar otimizar long tails.

Também para promover estes momentos especiais no site, pode-se usar a tática de descontos especiais e brindes:

  • Sorteio de brinde via Twitter
  • Descontos para usuários com mais de uma compra
  • Desconto para usuários de acordo com o volume de compra
  • Promoções e concursos
  • etc.

Promoções e concursos são especialmente interessantes pois geram uma movimentação constante no site enquanto duram, ou seja, é oportunidade para tentar ganhar o visitante com ofertas, produtos, preços, condições de pagamento, funcionamento da entrega, etc.

Conversões

Outra excelente razão para se ter o site pronto para uma data especial com muita antecipação é para se poder aproveitar o momento inicial de crescimento de buscas para testar a conversão do site e ter ainda algum tempo para otimizá-la.

Quanto mais próximo de uma data, maior fica a intenção de compra das pessoas, o que acaba facilitando uma conversão, mas ainda assim, um processo de conversão mal estruturado pode atrapalhar. Por outro lado, se o processo foi testado e otimizado com antecipação, quando o alto volume de buscas chegar, o site estará preparado.

Otimização para Datas Especiais

Alguns outros detalhes também podem ser acertados, como um layout desenvolvido especificamente para uma data comemorativa. O impacto em rankings é praticamente nulo, mas para usuários é uma ambientação interessante.

A grande questão é se preparar com antecedência, testar enquanto o grande volume de buscas não chegou e registrar todo o processo para fazê-lo ainda melhor na oportunidade que se seguir, na próxima data comemorativa.

LEIA MAIS

Redirecionamento 301 em PHP, ASP, htaccess, Coldfusion e Ruby on Rails

Você quer saber como configurar o redirecionamento 301 no seu site? Veja como e mantenha sua relevância no Google!

O que é SEO? Como Fazer Seu Site Crescer no Google!

Quer entender o que é SEO? Aprender como esta técnica pode ajudar o seu negócio/website a crescer o número de visitas? Criamos este guia para ajudar você hoje mesmo! CLIQUE e confira os detalhes neste artigo!

Como Fazer o Google Encontrar o Seu Site?

O objetivo do Google é mesmo encontrar todo o conteúdo disponível na Internet, mas você precisa dar uma ajudinha. Veja como!

Comentários
  1. Avatar

    Olá Frank, muito bom o post.

    Coloquei um comentario no post do Iquel com duvidas de quando começar, mas lendo seu post tive a resposta que eu queria.

    Uma duvida. Se as buscas por presente de natal começam em outubro, quando devo começar o SEO, para que já em outubro eu fique bem posicionado.

    • Avatar

      Varia com a concorrência do termo (long tails, core terms, etc.) – 1 mês, 1 semana, 3 meses.

  2. Avatar

    Fala Frank.
    Muito bom o seu artigo cara. Deixa tube bastante claro. É fora dizendo que é um prato cheio para quem tem um ecomerce para vendas de natal ou feriados afins e também para profissionais de SEO.
    Deixa eu perguntar, quando tempo antes mais ou menos vc acha que temos que começar a trabalhar em um site para estar bem hankeado para algum feriado do tipo? julgando que o site vai ser feito do zero até mesmo a compra do novo domínio.

    Obrigado cara.
    Abraços.

    • Avatar

      Bom, para um site estabelecido você pode trabalhar ao longo do ano todo… Para iniciar algo novo ou fortalecer para um feriado específico, 3 meses acho ser um bom prazo.

Os comentários estão fechados.

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?