Falando um pouco sobre menus, a maioria de nós sempre pensa em quais áreas dividir o site de acordo com o que temos para mostrar aos usuários. Consideramos sempre usabilidade para uma fácil navegação, o que é excelente. Mas às vezes nesse processo esquecemos do SEO e como ele pode ser muito bem usado nessa hora.

Pense nisso: se você fala sobre muitos tópicos, produtos, artigos, etc. as chances de alguns desses termos sejam keywords muito buscadas são grandes, e também que sejam bem competidas. Então você precisa fazer algo e um lugar para eles no menu superior será uma grande ajuda.

Aqui está um exemplo:

É empresa que trabalha na área de energia, e mesmo que muitas pessoas procurem o site para ver coisas como “quem somos”, “o que fazemos”, etc. nem tantas devem estar fazendo busca por esses tópicos. Em vez disso, devem estar buscando por coisas como “energia renovável”, “mudanças climáticas”, “combustíveis alternativos”, e por aí vai. Muitas keywords que poderiam ser exploradas melhor no menu.

A questão é que se você dá nomes assim à suas áreas do site, as chances de que essas keywords sejam escolhidas como texto âncora na hora que alguém vai linkar pra você aumentam muito. E a combinação disso à sua estratégia interna vai trazer muitos bons resultados. Ainda não está convencido? Olhe o exemplo a seguir e faça uma busca pelos termos que aparecem no menu superior. Ou ainda, visite os concorrentes do site que você está trabalhando e se encontrar algum exemplo parecido faça o mesmo teste.

Ficou por fora de algum termo? Acesse nosso glossário de SEO e SEM e tire sua dúvida. Ou então deixe um comentário!

Até a próxima!

fonte: SEOmoz