Link Building é a técnica de SEO que trata de como ganhar links para um site, com o objetivo de fazer este site subir nos índices dos buscadores, aumentar a confiança que os bucadores têm em um domínio e assim aumentar as visitas do site.

Como o Rafael citou em seu post sobre posicionamento e link building, alguns fatores para o posicionamento de um site nos índices de resultados de busca são:

Web Links

Ainda, o PageRank, na sua função de medidor de confiança do site, também agrega valor ao link, ou seja, quanto maior o PageRank da página que está fazendo o link e maior o PageRank do domínio que está fazendo o link, mais importante é tal link.

Link Building: O Outro Lado da Moeda

Como mencionei no meu post sobre link building, reputação e links externos, alguns cuidados devem ser tomados para evitar que a campanha de link building vá por água abaixo, entre eles:

  • Não realizar cross-linking excessivo (troca de links entre somente 2 sites)
  • E não entrar em uma rede de Link Farm.

Michael Graywolf, especialista em SEO e Link Building americano, também relaciona alguns outros cuidados a se tomar quando se busca links externos:

  • Receber muitos links (50~60% do total de links) que tenham origem em um mesmo bloco de endereços IP.
  • Links externos apontando para uma única página.
  • E uso repetido do mesmo texto âncora nos links aliado ao mesmo texto ao redor dos links.

Links do Mesmo Bloco de Endereços IP

Se um site A tem o IP 82.89.145.236 e um site B tem o IP 82.89.145.230, então eles estão dentro do mesmo bloco de endereços IP. O problema de receber uma grande quantidade de links com origem em um mesmo bloco de endereços IP é que se houver sites spam ali, ou algum outro motivo que torne aquele bloco de endereços uma má vizinhança, todos os links que estão ali terão seu valor diminuído.

O google se esforça para não deixar um site inocente ser penalizado, mas arriscar pra quê?

Links Externos para uma Única Página

Esta é fácil de visualizar. Montar um time de perna-de-paus e colocar o maior craque do futebol neste time, não vai fazê-lo ser campeão de nada. Concentrar todos os esforços para promover uma única página no site não faz sentido. Um site deve crescer como um Domínio, e não como uma única página.

Isto, aliado ao próximo item, chama a atenção do google e outros buscadores para ver se não há nada de errado, nada black hat acontecendo.

Links com Mesmo Âncora e Texto ao Redor

Usar sempre o mesmo texto âncora para linkar para uma mesma página não é recomendável, pois pode ficar clara uma tentativa de manipulação dos resultados de busca, uma tentativa agressiva e black hat. Em especial, quando o texto ao redor desse link é sempre o mesmo, isto é praticamente uma declaração de uso de black hat.

É assim que o google identifica troca de links. Por exemplo, sites que oferecem suas páginas para que você insira um link em troca de que você faça um link para esse site também, porém copiando e colando um código HTML que o site fornece, e que provavelmente é algo como: “NomeDaEmpresa – a melhor em <link>ServiçoPrestadoPelaEmpresa</link> e afins”.

O Google luta com empenho para que seus índices não sejam manipulados de forma a promover um site indevidamente.

Conteúdo a favor do Link Building

Como eu já disse várias vezes no Agência Mestre e vou continuar a dizer no Agência Mestre, conteúdo é a chave para um site de sucesso. Como disse Michael Graywolf em seu blog:

“… links and content go hand in hand for any successful website.”

“Links e conteúdo andam de mãos dadas em qualquer site de sucesso.”

Ontem, no Interminas, evento da imasters sobre a Internet em Minas Gerais no qual nós da Agência Mestre estivemos presentes, o palestrante Luli Radfahrer (dono da melhor palestra do dia), disse que com a onda de SEO e otimização de sites, a tendência seria a perda de credibilidade nos resultados de busca do google e que muitas pessoas procuram o del.icio.us para realizar suas buscas, ao responder a uma pergunta do Heron, aqui da Agência Mestre.

Isso de fato é verdade, se, e somente se, no processo de otimização de um site, não for tomada essa precaução – criar conteúdo para que o site mereça uma posição de destaque nos buscadores. Criar conteúdo vai fazer com que o site mereça aparecer primeiro e facilitar a otimização do site, abrindo caminhos para que o link building aconteça naturalmente e com méritos.

Não tenha dúvidas – Content is King. Manter-se atualizado e prover conteúdo de qualidade é a chave para o sucesso na internet. Campanhas de Link Building dependem de conteúdo para ser linkado para obter sucesso.

Abraços e até a próxima!