Dúvidas de SEO: Google Preview, Diversidade de IPs, Domínios e Texto âncora

Por Fábio Ricotta


Perguntas e Dúvidas de SEO com Fábio Ricotta

Olá leitores da Agência Mestre,

Voltamos em mais uma edição do “Pergunte ao Ricottinha”, que a cada semana vem ficando mais interessante pelo nível das perguntas, tanto do meu Formspring quanto dos nossos assinantes no Q&A.

Nesta semana, selecionei uma dúvida sobre o Google Preview, que nada mais é do que um teste que o Google está realizando com alguns usuários. Em seguida, uma dúvida sobre a diversidade de IPs que te linkam e como isso influencia no seu rankeamento. Por fim, duas dúvidas muito conectadas sobre backlinks, texto âncora e domínios. Ambas giram sobre o mesmo assunto e objetivo. Vale a pena olhar bem estas dúvidas para testar algumas idéias que coloquei por lá.

Já na nossa área do Q&A estamos com algumas dúvidas em andamento, mas as duas principais são relacionadas a como vender SEO, realmente em termos abertos, onde o nosso assinante pergunta qual a melhor forma de vender o serviço de SEO. Logicamente, não escondemos o jogo no nosso Q&A e abrimos como funciona a forma de cobrança dos nossos serviços. Já a segunda dúvida, discutimos um assunto delicado sobre Black Hat e Microsites. A discussão é excelente e o ponto levantado pelo nosso assinante é muito legal.

Então vamos as dúvidas:

Perguntas e Respostas do Formspring

Regularmente respondo dúvidas lá no meu Formspring, então se você tiver alguma, aproveite e coloque-a lá.


Ricotta, o que o preview de sites nas buscas orgânicas pode afetar quanto a SEO?

Resposta: É uma pergunta muito pertinente para o momento! Para os que não viram, o Patrick Altoft publicou em seu blog o que parece ser um teste do Google para uma espécie de preview dos resultados direto em sua interface, ou seja, ao passar o mouse sob um dos resultados, ele já carrega uma thumbnail do website, como você pode ver abaixo:

Google Preview

O que eu acho que isso muda para SEO é que na verdade temos que esperar. Primeiro para ver se esta feature será habilitada para todos os usuários, como foi o caso do Google Instant. Depois, temos que esperar esta feature chegar no Brasil, algo que não vimos com o Instant. Em seguida, se tudo der certo, podemos pensar em analisar o visual da informação da thumb que aparece e se podemos, de alguma forma, manipular esta thumb , de modo a exibir a informação de sua página de modo que agrade mais ainda o usuário. Isto pode soar como uma espécie de “cloaking” mas foi a primeira idéia que veio na cabeça. Enfim, vamos esperar.


O número de domínios com o mesmo IP realmente pode influenciar negativamente? Se sim, existe uma quantidade aceitável?

Resposta: O que devemos entender primeiro é que conforme estudos realizados, a diversidade de domínios que te linkam é um fator muito correlacionado com os rankings, ou seja, aparenta ser verdade que quanto mais websites “mencionam” (linkam) o seu website, maior a sua chance de rankear. Este é um ponto bem importante quando pensamos em SEO e link building.

Em seguida, para analisar melhor esta informação entenda o seguinte: cada domínio na Internet possui um IP. Agora imagine que você possua 200 domínios diferentes te linkando. Boa métrica correto? Não, pois e se estes domínios forem do mesmo IP, não é algo estranho? A Internet é tão grande, tão vasta, que simplesmente as 200 fontes de links que você possui estão no mesmo servidor ?!

É um pensamento bem válido, logo, eu não pensaria em uma quantidade mínima ou que possa me prejudicar, mas sim, olhando no geral, quanto maior a diversidade de IPs que me linkam, melhor o meu site poderá rankear.


Olá Ricotta, um domínio com a keyword p/ qual você quer otimizar é um diferencial tremendo. No caso d eu querer otimizar a kw “vacas” mas só tiver disponivel o dominio “vaca.com.br” esse domínio tb passaria a ser um diferencial? mesmo ñ estando no plural?

Resposta: Honestamente eu não tenho dados sólidos para responder o que você perguntou mas gostaria de dar o meu “pitaco informal”.

Bom, quando pensamos em keywords no plural e singular no nome do domínio o que logo vem na minha cabeça é: o nome do domínio influi no tipo de backlinks que você vai receber. Por exemplo, um domínio como carro.com.br tende a receber links onde o texto âncora é “carro”. Já o domínio carros.com.br tende a receber links onde o texto âncora é “carros”. Isso irá fazer a diferença a longo prazo, pois os mecanismos de busca entendem os “tokens” dos textos âncoras, ou seja, em um texto âncora “Compre Carros”, eles irão entender os tokens “compre”, “carros” e “compre carros” como termos para a sua página.

Pensando em um exemplo mais simples, se o seu website é “João Flor” e você deseja vender flores na Internet, a chance de você ganhar links da forma “Compre no João Flor”, “Descontos no João Flor” e etc, fará com que o seu website seja mais forte para “flor” e não para a palavra “flores”. Esta segunda, será mantida em um segundo plano por conta do seu ramo de atuação.

Concluindo, creio que depende muito do mercado, mas certamente o que irá tender é o termo que você tiver no nome do seu domínio.


Meu caro, você acha válido hospedar meu site no dominio palavrachave.com e, após uns meses, se tiver um bom resultado, voltá-lo para o dominiooriginal.com, fazendo redirecionamento do palavrachave.com?

Resposta: Esta dúvida é bem interessante e se conecta muito bem com o tema da pergunta anterior. Há um tempo atrás realizamos alguns testes muito parecidos com o que você falou mas começamos direto com um website do tipo palavrachave.com, que continha um conteúdo bem interessante e ganhou diversos links por conta disso. Cerca de 6 meses depois, redirecionamos todo o website para dentro de um website principal, uma categoria na verdade, e esta categoria passou a receber todo o link juice que aquele domínio palavrachave.com tinha, juntamente com os seus textos âncora.

O que eu concluí com esta idéia é que ao ter um website como o palavrachave.com eu “atraio” links para esta palavra-chave e assim ganho relevância facilmente. Depois de um tempo, passar este website para dentro de uma categoria do site principal acabou funcionando muito bem.

Eu não recomendo o que você sugeriu, de mudar o seu dominiooriginal.com e depois voltar com ele. Isso pode ter um problema bem sério em termos de perder posicionamento e isso pode demorar para recuperar. É como mudar um domínio mesmo, você acaba perdendo algumas posições por um tempo.


Perguntas do Q&A

Para aqueles que não conhecem, o nosso Q&A é uma área onde os assinantes da Agência Mestre podem perguntar sobre quaisquer assuntos relacionados a search, como por exemplo técnicas e estratégias. É uma forma muito fácil de você sanar as suas dúvidas com o time da Agência Mestre.

Vamos então as dúvidas da semana:

Cobrança de um serviço

A dúvida do nosso assinante é bem interessante e é uma dúvida recorrente: como cobrar por um serviço de SEO? Ele levanta os pontos de se deve cobrar por hora, por job, por fee mensal ou outra forma. Nesta pergunta, o Frank Marcel abre o jogo de como trabalhamos aqui na Agência Mestre e fala da nossa filosofia de trabalho para os projetos de SEO.

Link Building por Imagem nos MicroBlogs – Seria Black Hat?

A dúvida de um dos nossos assinantes é ao referenciar diversas imagens de um site de ecommerce que ele controla em seus blogs (que ele também controla)
o Google pode lhe punir? O Frank entra em detalhes das diretrizes do Google e fala um pouco mais de como este tipo de estratégia não prejudicar nenhum dos websites que você controla.


O Nosso Curso de SEO

Turma do Curso de SEO em São Paulo
Para quem já estava pedindo, já abrimos inscrições para a nossa nova turma do Curso de SEO em São Paulo. Esta turma do nosso curso está com data marcada para os dias 20 e 21 de Novembro.

Assim como na última turma, estamos com o novo módulo de eCommerce, o qual causou uma excelente impressão nos nossos alunos, além de é claro, todo o conteúdo atualizado e com as últimas novidades da área de SEO. No curso você encontrará com a nossa equipe, poderá tirar as suas dúvidas e ainda aprender muito mais sobre a nossa área.

Vale ressaltar que até hoje, dia 08/10, você obtém o melhor desconto. Após o dia de hoje, o valor passará a ser de R$ 899,00. Logo, corra e garanta já a sua vaga.

LEIA MAIS
Redirecionamento 301 em PHP, ASP, htaccess, Coldfusion e Ruby on Rails

Redirecionamento 301 em PHP, ASP, htaccess, Coldfusion e Ruby on Rails

Você quer saber como configurar o redirecionamento 301 no seu site? Veja como e mantenha sua relevância no Google!

Como Fazer o Google Encontrar o Seu Site?

Como Fazer o Google Encontrar o Seu Site?

O objetivo do Google é mesmo encontrar todo o conteúdo disponível na Internet, mas você precisa dar uma ajudinha. Veja como!

O que é SEO? Como Fazer Seu Site Crescer no Google!

O que é SEO? Como Fazer Seu Site Crescer no Google!

Quer entender o que é SEO? Aprender como esta técnica pode ajudar o seu negócio/website a crescer o número de visitas? Criamos este guia para ajudar você hoje mesmo! CLIQUE e confira os detalhes neste artigo!

Comentários
  1. aliás, ainda sobre o preview de sites, vcs não acham q isso vai fazer a taxa de cliques cair? pq se eu puder ver o site antes de clicar já seria suficiente. (logico que vai ser bom se o site realmente for relevante, ne…)

    • Acredito nisso também Renata, faz bastante sentido. Mas não acho que teremos uma mudança muito relevante nesse número.

Deixe seu comentário abaixo

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?