Olá pessoal!

Muitas vezes nos preocupamos apenas em atrair usuários para nosso site, de vários lugares e buscadores, mas esquecemos de tratar os caminhos que levam a parte mais interessante do negócio: a conversão.

De nada adianta levar 10.000 usuários para seu site e converter apenas 0.0001%. Temos que pensar na conversão máxima sempre e existem algumas dicas pequenas que podem ser muito úteis para aumentar a taxa de conversão. Abaixo listei 5 dicas rápidas de como melhorar a taxa de conversão na landing page. São elas:

1.Minimize as opções

Se você não conseguir resumir a proposta da sua landing page em 5 palavras, seus visitantes nunca saberão a proposta da sua landing page. Dê aos seus usuários somente uma opção, a de conversão.

Eu sei o que você está pensando: “mas e se meu visitante quiser ler mais?” Não, ele não quer. Ele quer assinar seu serviço. Cabe a você dar esse acesso a ele.

exemplo landing page

2.Seja simples

Foque a atenção do seu usuário para o botão de SUBMIT. Evite criar exageiros no seu layout, banners ou anúncios que possam distrair seu usuário e fazer ele perder o foco principal: a conversão. Veja um exemplo abaixo, só existe um botão de registrar. Colocar um botão para o usuário voltar para a página inicial é válido, mas só isso.

foco landing page botao

3.Mantenha o mínimo sempre

Dados são reis para campanhas de marketing, mas se seu formulário tiver muitos campos você está perdendo vendas por isso. Use campos ocultos para coletar essas informações implícitas. A informação deve ser somente o essencial para SEU usuário se identificar e não para você coletar dados da vida dele.

Novamente, veja a imagem no item 2, somente digitar o necessário para que o usuário assine seu serviço. Na imagem abaixo, veja um exemplo de pergunta desnecessária, faça um rastreamento e veja de onde o seu usuário veio, não há necessidade da pergunta “Como nos achou?”.

Outro erro bem comum, também, é manter o botão “Limpar” no formulário e ainda visualmente semelhante ao botão de submit. Quem preencheria o formulário inteiro e depois limparia ele e começaria denovo? E mesmo se a pessoa desistisse da conversão, ela simplesmente sairia da página sem limpar o formulário.

formulario extenso e botão limpar

4.Evite papo de comerciante

Vemos sempre muitos “bla bla bla” de comerciantes, etc. Evite esse tipo de coisa e evite também escrever para seu potencial usuário no formato formal de um newsletter ou documento oficial. Evite palavras abstratas, termos técnicos, etc. O ideal é ser simples e objetivo, usando palavras comuns, de fácil entendimento, para não deixar dúvidas sobre o que o visitante está fazendo e o que ele vai receber.

5.Passe segurança

Tenha um site profissional e limpo, sem imagens quebradas ou desatualizadas. Use logotipos de outras empresas (com autorização) que podem passar credibilidade, como conquistas da sua empresa, associações com outras empresas de grande porte, etc.

certificados de segurança em landing page

Não se esqueça do HTTPS quando o usuário precisar digitar informações pessoais ou financeiras, bem como garantir selos de segurança. Seu usuário se sentirá seguro para continuar o processo e preencher as informações que você precisa.Essas 5 dicas já irão melhorar bastante a conversão da sua landing page. Lembre-se sempre que temos que direcionar o usuário para o processo de conversão, mas não forçar que ele converta. Em breve, mais artigos relacionados a conversão e landing page, aguardem!