Curso de SEO 2011

Olá leitores da Agência Mestre,

No próximo dia 05 completamos 1 ano desde o lançamento do nosso Curso de SEO. Concluímos este primeiro ano com a formação de mais de 600 profissionais em 10 turmas, reunindo uma diversidade muito grande de profissionais e empresários.

Diante desta marca importante, gostaria de compartilhar com vocês como tudo começou e também como será o nosso modelo de curso para o próximo ano. Vamos lá?

O Prazer em Lecionar e Aprender

Curso de SEO - Fábio Ricotta Quando comecei a trabalhar com SEO pouco acreditava que um dia eu teria o conhecimento para lecionar outros profissionais. O tempo passou, aprendi bastante, e assim comecei aos poucos debater, consultar, e instruir os meus colegas de trabalho.

Com a criação da Agência Mestre o meu papel passou a ser mais importante, onde eu deveria não somente instruir meus colegas, mas sim aprender com eles e suas experiências no trabalho do dia-a-dia. Isto virou uma rotina prazerosa e descobri que existiam pessoas muito inteligentes e curiosas no meu circulo profissional.

Foi no segundo semestre de 2009, após as primeiras viagens para os eventos internacionais, que entendi o quão carente era o nosso mercado em termos de um curso sólido de SEO. Quando falo sólido, me refiro a base completa, sem “segredinhos”, ou com aqueles jogos de “esconde-esconde”, onde o professor não ensina tudo com o medo de “criar um monstro” ou até mesmo por não saber muito mais da área. Diante dessa idéia e de diversas conversas com o meu amigo e sócio Elias, entendemos que seria uma boa estratégia para a empresa oferecer um curso de SEO de ponta para o mercado brasileiro. E assim foi.

Com esta criação do nosso curso, não sabia o quanto de espaço isso poderia “tomar” da minha paixão pelo SEO. E posso dizer hoje que muito do que faço é pela satisfação em chegar em um Sábado ou Domingo, olhar para 60 pessoas curiosas pela nossa área e ensiná-las com a maior vontade e empenho que possuo, pelo simples prazer de gostar do que faço, lecionar.

A Evolução do Curso

Curso de SEO - Novembro 2010 Assim que definimos “vamos ter um Curso de SEO” comecei a literalmente “viajar” no que poderíamos oferecer. Se deveríamos ter algo mais básico, mais avançado, partir de algum conhecimento inicial ou não. Optei por dar toda a base, por fornecer o que de melhor existia na nossa área, e ainda fornecer algo “a mais”, ensinando sobre link building e técnicas de black hat (isso mesmo).

Nas primeiras versões contei com a enorme colaboração do meu braço direito na empresa, o grande Frank Marcel. Fizemos todo o material do curso e ele ainda me apoiou, palestrando em alguns módulos, que inicialmente eram o de Google Analytics e o de Métricas. No decorrer de cada turma, de cada dúvida, entendemos que cada vez poderíamos oferecer mais para os nossos alunos. Sempre que possível, anotávamos as dúvidas com o objetivo de na próxima turma, inserir a solução para a dúvida do curso anterior. E assim foi, cada um dos cursos melhoramos com material novo, baseado nas dúvidas dos nossos ex-alunos e ainda com as novidades do mercado.

Hoje, contamos com a participação de mais dois profissionais da Agência Mestre: o Bruno Nassar e a Fabiane Lima. No modelo atual, o Bruno é responsável por ministrar o módulo de On-Page do nosso curso, principalmente pela sua experiência com diversos clientes aqui no Brasil. Já a Fabiane vem atuando no módulo de Redes Sociais, onde o foco é mostrar como tirar proveito em termos de link juice e tráfego destas redes.

O Novo Modelo

Depois de conhecer mais de 600 profissionais da área, entender o que eles gostaram e não gostaram do nosso curso, optamos por fazer uma mudança para melhor: agora o nosso curso terá mais foco no processo de SEO e não apenas nas técnicas. E logo vem a pergunta: mas como assim Fábio? Eu explico melhor.

Quando criamos o curso o foco era disponibilizar o melhor conteúdo de SEO, com as melhores técnicas do mercado, mostrando pontualmente o que cada uma das técnicas poderia contribuir com o seu website. Mas logo começaram a fazer a mesma pergunta:

Mas por onde eu começo? O que eu faço primeiro? E depois disso?

E foi aí que entendi que eu não deveria ensinar apenas o “o quê” mas também deveria o “como” e “quando”. Com isto em mente, comecei a criar os modelos de workflow para mostrar aos nossos alunos do curso.

Workflow de SEO

Com esta novidade, fizemos um “upgrade” no nosso curso de Novembro, mostrando workflows do processo de análise On-Page, pesquisa de palavras-chave, Link Building e por fim de eCommerce (na imagem acima).

Mais Novidades

Mas como eu nunca fico satisfeito com o que oferecemos, sempre acreditando em melhorar, escutei mais uma vez o nosso público, que pedia, cada vez mais, um tempo maior para módulos importantes, tais como On-Page, Pesquisa de Palavras-Chave, Link Building e Google Analytics. Pois bem, vocês pediram e aqui estamos com outra novidade.

A partir do curso de Janeiro, vamos ter mais espaço para os módulos relacionados acima e estaremos aposentando os módulos Resultados Universais, Vertical Search SEO, Resultados em Tempo Real e Resultados Personalizados. Optamos por aposentar estes módulos não pela sua importância, mas pelo foco que os nossos alunos estavam pedindo.

Um ponto importante é que estes módulos estarão disponíveis dentro da nossa área de assinantes, logo, quem tiver interesse pela área, que eu considero cada vez mais o nosso futuro em SEO, poderá conferir os vídeos e matérias completas.

As Novas Turmas

Como alguns de vocês já acompanharam, a primeira turma do ano, a de Janeiro já está lotada. Isso mesmo! Em menos de 20 dias de turma anunciada, ela acabou fechando pelo número completo de vagas.

Nesta semana abrimos a nova turma de Fevereiro, com 60 vagas e já temos 10 preenchidas em menos de 3 dias, logo, se você tem interesse por este novo modelo e deseja aprender mais sobre SEO, inscreva-se já pois as vagas são limitadas.