No novo episódio da Mestre TV, nosso CEO, Fábio Ricotta, vai abordar um tema que deve ser levado em consideração em qualquer site. Já ouviu falar do termo canibalização de palavras? Dê o play e confira dicas para evitar o problema!

Ao investir em estratégias de SEO, um site pode ter de enfrentar o problema da canibalização de palavras, com isso as suas páginas vão competir por autoridade, ou seja, por relevância. Para entender melhor, vamos imaginar que ao longo do tempo você criou várias páginas e foram publicados posts sobre diferentes temas. Com isso, em algum momento um assunto pode aparecer novamente em uma das suas publicações, certo?

Quando essas duas informações com o mesma temática são publicadas, o Google vai identificar as duas páginas e ficar em dúvida sobre qual é a mais relevante. Diante dessa situação, a plataforma de pesquisa tende a não exibir as duas páginas como resultado de pesquisa ou escolhe qual publicação deve ser ranqueada quando for feita a busca pelo termo referente à palavra-chave do conteúdo.

Saiba como evitar a Canibalização de Palavras em seu site

Ao mostrar o problema, Fábio exibiu algumas estratégicas para evitar a ocorrência. Um dos pontos estabelecidos é não criar páginas com o mesmo assunto. Essa situação acontece com frequência em e-commerces, pelo fato de serem criadas categorias muito similares. Outro fator que deve ser levado em consideração é o Crawl Budget. O termo pode ser definido como o tempo que o Google dispõe para ler e compreender informações sobre o seu site, além de analisar fatores como a arquitetura da suas páginas.

Agora imagine, caso você tenha páginas duplicadas, ou seja, que carregam o mesmo tema, você estará gastando de forma errada o tempo que o Google usa para ler suas páginas. Fábio Ricotta fornece uma dica de ouro para quem não quer ter mais problemas com o Crawl Budget. O CEO sugere que todas as vezes que você tiver uma ideia de algum tema, basta ir no google.com.br e digitar na barra de busca: site:nomedoseusite.com.br(espaço)palavra que deseja buscar. Dessa maneira, é possível visualizar mais rapidamente se um assunto já foi abordado antes em seu site.

Melhore seus conteúdos já publicados

Uma dúvida que fica é para os casos de temas que já foram tratados e surge a necessidade de abordá-los novamente. Nosso CEO defende a possibilidade de melhorar o conteúdo já publicado, para ele, é melhor atualizar uma publicação que já existe do que criar algo novo com a mesma temática. Fábio lembra que a canibalização de palavras é um risco que se corre quando existem várias pessoas responsáveis por criar e trabalhar em um mesmo projeto.

Devido isso, é importante consultar os conteúdos já publicados e caso já exista algo tratando da temática em questão, a melhor opção é atualizar e adicionar mais informações do que criar uma nova página.

Quer saber mais? Confira a sugestão de vídeo do nosso CEO: Redirecionamento 301 – Não perca sua relevância.