Como Conquistar Links de Sites que Mencionam sua Marca

Após as diversas atualizações do algoritmo do Google, ficou cada vez mais difícil trabalhar com link building. No entanto, no artigo de hoje, vou ensinar como podemos descobrir sites que mencionam a nossa marca e acabam por não referenciar nossa URL. A ideia aqui, é entrar em contato com os proprietários dos sites, solicitando aos mesmos que incluam um link na menção.

Com o auxílio de duas ferramentas e do Microsoft Excel, conseguiremos desempenhar a tarefa com agilidade e precisão. Então Vamos lá, mãos à obra! (Importante: este artigo utiliza diversas imagens para ilustrar o processo, para visualizá-las em tamanho maior, basta clicar sobre elas.)

Primeiro Passo

Para dar início ao processo, precisamos coletar as URLs que mencionam nossa marca. Para isso, utilizaremos a ferramenta Free Monitor for Google (Você pode fazer o download gratuito em: http://www.cleverstat.com/googlemon.exe)

Configurando a ferramenta

Depois de instalar a ferramenta Free Monitor for Google, clique no menu Options > Preferences e certifique-se de obter, pelo menos, os 50 primeiros resultados (Check first 50 results) e que os resultados retornarão dados do Google Brasil (Country Brazil Portuguese).

Preferências da Free Monitor for Google

Depois disso, você precisa cadastrar a URL do seu site. Em nosso exemplo, iremos cadastrar o site www.mestreseo.com.br

Adicionar URL na Free Monitor for Google

Após cadastrar a URL, você já pode inserir palavras-chave. A fim de encontrar pessoas que mencionam nossa marca, faremos uso da seguinte string => intext:”MestreSEO” -site:mestreseo.com.br (Com isso, vamos obter todos os sites que citam a marca MestreSEO, com excessão do domínio mestreseo.com.br). Neste ponto você deve substituir “MestreSEO” pela sua marca e “mestreseo.com.br” pelo seu domínio.

Adicionar keyword na Free Monitor for Google

1) Depois de cadastrar o termo, você deve clicar no ícone em forma de lupa, para obter os resultados do Google (como pode ser visto na imagem abaixo)
2) Após obter a listagem de URLs, clique com o botão direito sobre a barra e então clique em “Export to CSV…”

Obter e exportar dados da Free Monitor for Google

Organizando os dados no Excel

Após exportar as URLs obtidas para CSV, utilizamos o Excel para organizar os dados. Importe o arquivo CSV e deixe somente a coluna de URLs.

Importar arquivo CSV no Excel

Se desejar, você pode excluir da lista, as URLs que são de sua propriedade, tais como redes sociais, sites pessoais, etc. Uma vez que você provavelmente já deva ter um link para o seu site por lá.

Exclua resultados de sua propriedade

Segundo passo

Com as URLs em mãos, você precisa de uma maneira fácil e rápida de conferir se existe um link em cada uma delas, para o seu site. Para checar a existência do backlink, faremos uso da WebXTool – a primeira plataforma brasileira, que permite que você gerencie seus projetos de SEO, com o auxílio de ferramentas especializadas.

Vamos partir do pressuposto que você ainda não tem uma conta na WebXTool e vamos mostrar como fazer todo o processo desde o início. Se você já possui conta na ferramenta e já criou uma campanha, pode pular para a parte em que vamos cadastrar as URLs no módulo de backlinks da WebXTool.

Crie uma conta gratuita e uma nova campanha

Para criar uma conta gratuita, acesse: http://webxtool.com/users/new?p=1 e siga as instruções enviadas por e-mail. Após preencher as informações iniciais, crie uma campanha na ferramenta. Para isso, clique em “Campanhas” e adicione uma nova campanha a sua conta.

Adicionar campanha na WebXTool

No preenchimento dos dados da campanha, informe o seu site:

Nova campanha na WebXTool

Cadastrando as URLs no módulo de backlinks

Com a campanha criada, é hora de cadastrar as URLs obtidas através da Free Monitor for Google. Para isso, acesse sua campanha e vá em SEO > Backlinks > Adicionar Backlinks

Módulo de backlinks da WebXTool

Copie a listagem de URLs obtidas e cole na WebXTool. No cadastro, a título de organização, você pode informar o tipo do backlink, em nosso caso escolhemos o “Não definido”. A opção “Aguardando Aprovação” deverá permanecer desmarcada (se você marcar, o sistema não fará a busca pelo backlink).

Adicionando URLs de backlink na WebXTool

A partir daí, a ferramenta fará todo o trabalho de verificação para você. No módulo de backlinks, existem três abas de navegação: “Backlinks”, “Aguardando Aprovação” e “Erros”. É importante notar, que imediatamente após o cadastro, todos os backlinks cadastrados ficarão na aba “Backlinks”, pois ainda não foram verificados.

Situação inicial após cadastro de URLs

Após o cadastro da URLs, aguarde entre 15 e 20 minutos e retorne ao módulo, para verificar quais URLs mencionam sua marca, porém não apontam um link para o seu site. Para descobrir isso, clique na aba “Erros”, a qual mostrará as URLs onde não foram encontrados backlinks para o seu site.

URLs onde não existe backlink

Chegamos finalmente a parte mais importante do processo! Das 44 URLs cadastradas, 27 retornaram erro (o que pode indicar que não existe um link para o seu domínio ou que existe algum problema na URL analisada).

Agora, você pode visitar as URLs presentes na aba “Erros”, visando encontrar uma forma de estabelecer contato com os proprietários dos sites. Nesta abordagem, você pode agradecer pela menção da sua marca e solicitar aos mesmos que incluam um link de referência para o seu site. Mostre a eles que a inclusão do link certamente irá melhorar a experiência do usuário, que ao visualizar sua marca em um site, não precisará recorrer a um mecanismo de busca para encontrá-lo, podendo visitá-lo diretamente na página em que se encontra.

Não deixe de testar esse procedimento e boa sorte na conquista de novos links!

Spoiler

A fim de otimizar ainda mais todo o processo, temos a intenção de automatizá-lo completamente dentro da WebXTool, para que você possa incluir apenas a sua marca e depois de alguns minutos, receber um relatório completo com as oportunidades de backlink! Aguarde, em breve teremos novidades!

Um abraço e até a próxima!!!