Olá leitores da Agência Mestre!

Estes dias eu estava lendo os meus feeds quando encontrei um post muito interessante escrito pelo QuadsZilla, onde ele confirma que o Bounce Rate é um fator de rankeamento do Google.

Eu sou um defensor e tanto desta teoria e sempre prego esta visão de que o Bouce Rate é um indicativo de como os seus usuários se comportam. Vamos dar uma olhada mais a fundo deste tema.

O que é o Bounce Rate?

Em um post anterior sobre Bounce Rate, falamos que:

Bounce Rate é a taxa de visitantes que deixam o seu site sem visitar outras páginas (além daquela que ele entrou) dividida pelo número total de visitantes dessa página antes que ocorra o tempo da sessão.

A teoria do Bounce Rate

De acordo com os dados mostrados pelo QuadsZilla, a quantidade de visitas do Google acompanha perfeitamente o Bounce Rate do site:

Agora as visitas vindas do Google:

Por fim, o Bounce Rate do site:

Tudo indica que o Google descarte páginas com alto bounce rate das primeiras posições e teste outras páginas.

Pensando como um desenvolvedor dos mecanismos de busca, isto é realmente interessante:

  1. fazer variações nos resultados, oscilando aquelas páginas com alta “taxa de rejeição”;
  2. Optar por páginas novas com possibilidade de oferecer um conteúdo mais atraente para os usuários do mecanismo de busca;
  3. Comparar os resultados destas páginas;
  4. A com menor bounce rate e mais cliques passa a ser uma página mais relevante.

Espero que tenham gostado desta discussão. Se você quiser saber como diminuir o seu Bounce Rate sugiro a leitura do post “Diminuindo o Bounce Rate e Prendendo o Usuário no Site“.

Um abraço e até a próxima.