SEO

O Resultados de “As pessoas também perguntam” Estão Diminuindo para Desktop

Por Letícia Matsumoto

Leia a notícia para entender como a queda no número de aparições do recurso do Google foi identificada.

Letícia Matsumoto

O recurso “as pessoas também perguntam” é bastante utilizado pelos SEOs e SEM para realização de pesquisas de palavras-chave, no entanto, nas últimas semanas ele está aparecendo cada vez menos como resultado para as buscas por desktop. Entenda!

As pessoas também perguntam

Ao realizar alguma pesquisa no Google você já deve ter encontrado um box parecido com esse da imagem abaixo.

Inicialmente, uma pequena lista de pesquisas relacionadas à busca que você fez é mostrada. No entanto, ao clicar em alguma pergunta específica, além da resposta, mais tópicos aparecerem também.

Analisar as listagens de perguntas desse recurso é uma excelente maneira de compreender a jornada do usuário ao realizar alguma pesquisa no buscador. No início, sempre haverão dúvidas mais gerais (topo de funil), à medida que os tópicos vão se expandindo, dúvidas mais específicas e complexas tomam conta das listas.

Queda de 30% nas aparições em resultados de pesquisa

Segundo uma análise do RankRanger, Semrush e seoClarity, há algumas semanas atrás o recurso surgia em cerca de 60% das pesquisas. Mas, agora, a frequência diminuiu para 30%.

Confira o gráfico da RankRanger, que analisa a frequência de aparição do recurso desde o mês passado:

E do Semrush:

No entanto, segundo a seoClarity, a queda do recurso nas SERPs foi de 50% desde o dia 5 de julho.

O que está acontecendo?

Até o momento, não houve nenhum pronunciamento oficial do Google ou de seus especialistas. Mas, a diminuição desse recurso como algo definitivo acabaria se tornando algo negativo para profissionais e usuários, visto que é um facilitador para realização de pesquisas.

Não deixe de salvar esse link para ficar por dentro das atualizações. Iremos retomar esse material assim que tivermos mais informações!

Faça parte da nossa Lista VIP e receba toda semana as principais novidades sobre Marketing Digital. Participe também do grupo da Agência Mestre no Telegram e receba novidades na palma da sua mão!

Você também pode se interessar por: Google Suggest

Conheça o Google Suggest, como funcionam as sugestões de autocompletar na pesquisa do Google e muito mais!

LEIA MAIS

Páginas 404 Não Devem Retornar o Código 200 de Status

Hoje em dia é muito comum que página de erro 404 sejam customizadas, mas o trabalho de qualquer profissional de SEO é que estas páginas façam realmente o seu papel. Veja como prevenir que suas páginas de erro 404 causem problemas com os seus rankings.

Redirecionamento 301 em PHP, ASP, htaccess, Coldfusion e Ruby on Rails

Você quer saber como configurar o redirecionamento 301 no seu site? Veja como e mantenha sua relevância no Google!

O que é SEO? Como Fazer Seu Site Crescer no Google!

Quer entender o que é SEO? Aprender como esta técnica pode ajudar o seu negócio/website a crescer o número de visitas? Criamos este guia para ajudar você hoje mesmo! CLIQUE e confira os detalhes neste artigo!

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?