Dúvidas comuns de Facebook

Olá, amigos da Agência Mestre!

A coluna de Facebook desta semana será um pouco diferente das convencionais. Diferente dos artigos de novidades, ensinando alguma técnica para aprimorar o trabalho dentro da rede social, decidi fazer um apanhado de algumas dúvidas recorrentes nos comentários. Trata-se de uma sugestão do meu amigo e colega de Agência Mestre, Felipe Augusto, que ajuda na hora de aprovar os comentários de todos vocês que passam por aqui frequentemente.

De fato, muitas questões acabam se repetindo e novos comentários são deixados em posts já bastante antigos desta coluna. É natural que as situações se repitam, uma vez que o trabalho no Facebook é novo e vem sendo descoberto aos poucos por todos da área.

Sem mais delongas, vamos a algumas dúvidas frequentes e suas respectivas explicações mais detalhadas:

Alterei minha Aba Padrão, mas continuo vendo o Mural

Muita gente que passa por aqui acaba tendo a impressão que a alteração de aba padrão não surte efeito. Primeiro de tudo, vamos esclarecer tal ação feita por muitos usuários que adotam uma aba customizável como página de boas vindas da fan page:

Como mudar a aba padrão do Facebook

Com isso, a aba que você escolher neste campo destacado na imagem será a que vai ser exibida primeiro para o fã e o não-fã de sua página. Quem cria uma página customizada, usando html, iframe ou outro recurso, precisa adotar esta medida para que o usuário veja um conteúdo diferente do padrão do Facebook.

A grande dúvida de nossa comunidade é que, mesmo fazendo tal alteração mencionada na imagem, a pessoa continua vendo o Mural de notícias quando retorna à fan page.

O que ocorre é que, por ser administrador da página, a visualização da aba padrão não é mostrada. Portanto, não se desespere. Na dúvida, como sempre aconselho aos leitores, peça para um amigo visualizar sua fan page para certificar que a alteração foi executada com sucesso. Ou então deslogue e entre novamente em sua página para constatar a mudança.

Aba padrão da Agência Mestre

Como coloco um Conteúdo para os que Não Curtem a Página?

Muita gente que navega pelo Facebook visualizando modelos de fan pages acaba se deparando com essa recorrente ação dos criadores: “curta para ver o conteúdo desta página”. Algo comum, bastante válido, que serve como a mais fácil maneira de adquirir fãs. Acontece que o Facebook não lhe dá nenhuma opção de separar o conteúdo entre fãs e não-fãs, daí a dúvida aparecer algumas vezes em nossos comentários.

Existem diversas formas de apresentar duas páginas em uma aba (uma exclusiva e outra não). A utilização de aplicativos é a mais simples delas. Quem nos acompanha com frequência já sabe que citamos o Static HTML como um dos apps mais tranquilos de se manusear na hora de se colocar uma aba customizada dentro da fan page. Este app apresenta dois campos de código, um para usuários comuns e outro apenas para os fãs:

Assim é simples colocar conteúdo exclusivo!

Existem outros aplicativos que colocam o aviso de curtir antes para exibir o conteúdo, como o Pagemodo. Para os experts em códigos e programação, a dica é colocar “no braço” o código visible-to-connection, que foi desenvolvido via FBML e que ainda funciona. Para uma explicação completa de como trabalhar com ele, deixo um artigo referência do site HyperArts

Criei uma Página Customizada, mas gostaria de mudar o Ícone de Menu

O uso dos aplicativos de apoio para postar uma página customizada dentro de uma fan page facilita, e muito, a vida dos usuários. Acontece que estes apps têm o ícone próprio na posição à esquerda, no menu de aplicações padrão do Facebook (geralmente uma estrela em uma caixa cinza).

Os ícones no menu de Apps

Portanto, para realizar a alteração deste pequeno ícone, a solução seria você mesmo criar sua aplicação, colocando página customizada lá dentro. Ensinamos este processo no artigo de tutorial de iFrames. Trata-se de um processo mais complicado, que geralmente trava na hora da verificação de conta, mas que retorna o resultado desejado:

Mudando o ícone de uma app

Quero que meu Perfil vire uma Fan Page

Por fim, uma dúvida simples, porém bastante recorrente aqui no nosso site. Muitas empresas acabam criando um Perfil ao invés da correta Fan Page para fazer a interação com seus clientes e fãs. Depois de muito tempo, o Facebook lançou uma ferramenta que faz a migração entre as duas categorias de uma maneira tranquila.

Logado com seu usuário que deseja alterar, basta entrar no endereço da ferramenta de migração, escolher a categoria de sua nova página e completar o processo. Fique tranquilo que seus amigos de Perfil serão transformados em Fãs automaticamente. A partir daí, basta ficar de olho na URL e fazer a alteração que já ensinamos por aqui.

Como ativo a Participação dos Fãs?

Já mencionamos aqui em nossos artigos que é bacana que você estimule os fãs a participarem ativamente de seu site ou fan page. As formas de concursos, de envio de imagens e outras ações são importantes para que eles se sintam lembrados e importantes para sua marca ou empresa.

Para tanto, é preciso liberar o acesso de todos dentro de seu mural e álbuns de fotos. Isso é feito de forma simples, na mesma parte onde você customiza a aba padrão dentro da edição de uma fan page:

Gerenciando permissões no Facebook

Envie mais!

Estas foram apenas algumas dúvidas frequentes que detectei nestes meses de coluna de Facebook aqui na Agência Mestre. Não pare de enviar seus questionamentos, divida opiniões e compartilhe conhecimento em nosso campo de comentários. Já vi amigos ensinarem outros pelos comentários, fazendo com que nossa comunidade se torne algo bem legal.

Caso precise de algo, deixe seu comentário que tentarei resolver da melhor maneira possível!

Um abraço e até a próxima!