Redes Sociais

Facebook Questions: Mais Conteúdo e Interação

Por Ique Muniz

Anunciado no meio do ano passado, o Facebook Questions ficou em standby até o início deste ano, quando lembramos da ferramenta em um artigo aqui da nossa coluna. Depois de meses funcionando exclusivamente para o Facebook norte-americano, o Questions chegou ao Brasil na última semana, sob nome de "Perguntas para o Facebook". Acompanhe uma breve análise de mais uma ferramenta montada pelo time de desenvolvimento do Facebook e como utilizá-la em favor de sua marca.

Ique Muniz

Facebook Questions está liberado para o Brasil

Olá, amigos da Agência Mestre!

Em janeiro trouxemos um artigo abordando o Facebook Questions, que havia sido anunciado no ano passado e passou a funcionar nos Estados Unidos apenas na época em que escrevemos o texto. Na coluna em questão, mencionei que os brasileiros recebiam uma mensagem de serviço indisponível ao acessar a página da ferramenta. De uma semana pra cá, no entanto, o Facebook liberou o Questions para demais países, incluindo o nosso.

Agora é possível utilizar o simples adendo de escrever questões, fazer enquetes e compartilhar com os usuários de seu perfil ou fãs de sua fan page. O processo é bastante simples: na home do Perguntas (nome traduzido pelo Facebook brasileiro), basta clicar no botão para ativar o serviço (na imagem abaixo, está no mesmo local que o botão verde)

Tela principal do Questions

Você será direcionado para a página de seu perfil. Repare que uma aba foi introduzida em sua lista de apps. Ao mesmo tempo, um botão de “Perguntar” é inserido no topo central de seu mural, como mais uma opção de atividade.

As atividades de seus amigos são exibidas assim que você entra no Questions. Curiosamente, a ferramenta filtra o que os usuários de seu perfil estão respondendo, ignorando quem enviou a pergunta. Desta forma, você poderá “invadir” as questões dos outros para dar sua opinião, independente de ser seu amigo.

Atividades dos amigos nas Perguntas

Um dos pontos interessantes para se destacar deste simples aplicativo é a possibilidade de acompanhar uma ou mais questões. Ao clicar no link de acompanhamento, você passa a receber um panorama sobre os votos, observando também comentários (se desejar). Trata-se de uma boa iniciativa para marcas e agências que fazem o acompanhamento de empresas nas redes sociais.

É possível descobrir se uma determinada loja ou serviço está fazendo um bom (ou mau) serviço se for citada em uma enquete do Facebook, por exemplo.

O Facebook Questions traz a possibilidade de expansão de marca. Por ser um aplicativo que exibe as ações dos amigos do perfil e fãs, quando um usuário participar da enquete ou responder uma pergunta, automáticamente ele passa a exibir sua atividade para os demais amigos.

Assim, cresce o número de exibições de uma determinada pergunta e, consequentemente, aumenta-se a visibilidade do usuário/empresa que usou a ferramenta e fomentou uma discussão.

Repare no teste que fizemos na fan page da Agência Mestre. Em apenas três minutos de uma enquete no ar, 15 pessoas já haviam deixado seus votos:

Pergunta teste da Agência Mestre

Mais Conteúdo, Mais Interação

Quem acompanha nossa coluna, também se lembra dos conselhos de que um bom conteúdo é de extrema importância para o desempenho de uma marca no Facebook. Na mesma proporção, oferecer uma interatividade com os fãs de sua página na rede social também gera mais qualidade para seu trabalho e, por consequência, uma boa exposição e maior número de seguidores de maneira natural.

Portanto, acrescente as Perguntas para o Facebook como prática de trabalho. Ainda que pareça uma ferramenta simples, é mais uma maneira de gerar tráfego e interação para sua fan page.

Crie e não deixe de acompanhar as respostas dos usuários. Gere tendências, estude cada comentário extra (possibilidade dada pela ferramenta. Além de votar, o usuário também pode deixar um comentário), veja o que seu fã está pensando para programar novas ações.

Se preferir, encoraja seus fãs e amigos a participarem. O Questions dá a possibilidade de deixar as respostas das perguntas em aberto, ou seja, qualquer usuário pode inserir um termo para participar da votação, aumentando o nível de interatividade entre sua empresa e as pessoas que a seguem.

Um abraço e até a próxima!

LEIA MAIS

Top 8 Erros Comuns em FanPages

Você sabe quais são os erros mais comuns ao criar uma fanpage? Dê uma olhada neste artigo e confira algumas dicas que vão ajudá-lo(a) a identificar erros e melhorar suas estratégias!

Como Criar uma Fanpage: Guia para Criar Página no Facebook

Veja como criar uma página no Facebook, confira as dicas que não podem ser ignoradas e torne a sua empresa visível nessa rede social!

Como Fazer um Instagram de Sucesso e Ganhar Seguidores

Saiba os passos necessários para construir um perfil voltado para negócios e aprenda a se destacar em uma das redes sociais que mais cresce na atualidade.

Comentários
  1. Avatar

    Ique, olá!

    Existe alguma maneira do Facebook Questions (Perguntas) aparecer entre os itens da minha Fan page e exibir todas as perguntas cadastradas por mim?

    Abraço!

    • Avatar

      Olá, Fernanda!

      Bom, não tenho certeza disso. A princípio não vi esse tipo de opção, mas quem sabe não surge um app alternativo oferecendo tal integração

  2. Avatar

    Muito interessante essa ferramenta!
    Parabéns pelo artigo Ique!
    Abraços.

  3. Avatar

    Gostaria de fazer uma enquete no meu grupo, porém nao quero que os membros vejam os votos das
    outras pessoas, para que no final eu mostre o vencedor. somente os administradores teriam essa visão.

    É possivel? como?

Os comentários estão fechados.

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?