Novas formas de mensuração no Facebook Insights

Olá, amigos da Agência Mestre!

Passada a semana da folia, hora de voltar à rotina. E mesmo com o Carnaval, o Facebook não parou. Já está virando clichê desta coluna, mas a cada semana temos novidades e, como nosso trabalho aqui é informar, seguimos com nossos artigos apresentando as mudanças constantes que a rede social implementa para beneficiar seus usuários.

As alterações, desta vez, estão no campo dos que gostam de medir os resultados – principalmente em fan pages. Ferramentas de métricas, como o Google Analytics, já estão batidas por aqui e pela Internet. Sabemos da importância delas e o quanto são necessárias para apresentarmos resultados para clientes, por exemplo. O Facebook, desde que começou a se popularizar, lançou a Facebook Insights como ferramenta de análise.

Mas quem já atua nessa área do Facebook, criando fan pages e oferecendo a clientes, ou até mesmo representa uma marca, sabe que o Insights nasceu fraco. O Facebook até tentou criar novas funcionalidades, que não atendiam completamente aos usuários mais exigentes.

Só que agora as mudanças são animadoras. O novo Insights trouxe uma atualização extremamente importante para seu uso – a inserção do tempo real. Agora não precisamos encerrar o dia para verificarmos as mudanças na fan page. O Facebook Insights apresenta resultados em tempo real. No momento em que você acessar o painel de estatísticas de uma fan page terá os dados.

Além desta, existem outras alterações que vão ampliar as possibilidades de uso da ferramenta. Vejamos:

Engajamento Social

Ciente de seu grande crescimento e do aumento cada vez maior da integração “on-Face” e “off-Face”, o Facebook focou no conteúdo para apresentar novos campos de análise. Comentários e Like receberam uma atenção especial.

O time de desenvolvedores do Facebook criou uma métrica para analisarmos o desempenho do conteúdo e o nível de “curtição” dos usuários. Chamado de Like CTR, a métrica tem as mesmas bases do CTR do PPC, por exemplo, sendo medida através das impressões e da quantidade de cliques.

São dois os gráficos vistos no quesito Like. O primeiro é o Like Button CTR, que dá a relação da quantidade de impressões do botão em uma página (fora do Facebook) e o número real de cliques no mesmo. O CTR sai da divisão de um pelo outro.

O caminho inverso também pode ser visto neste novo Insights. Assim que clicamos em um Like, a história é postada em nosso perfil no Facebook, se tornando visível para os nossos amigos e toda a rede social que passa por nosso mural. Essas postagens, eventualmente, chamam a atenção e levam o visitante às páginas que recomendamos. Surge aí o Like Story CTR, métrica que ressalta as impressões de uma página “curtida” em um perfil ou fan page e a quantidade de cliques dentro do Facebook que remeteram ao conteúdo sugerido.

Demonstrativo de Likes no Insights

Outra mudança remete aos comentários. Mal foi lançado, o novo sistema de comentários do Facebook já recebeu um espaço no Insights. O pensamento é o mesmo do Like CTR, mas as duas novas métricas (Comment Rate e Comment Story CTR) remetem especificamente aos comentários deixados nos websites que já adotaram o novo sistema.

Demonstrativo dos novos comentários

Nem todos usam os novos plugins, chamados de “social plugins” pelo Facebook. Por isso, o Insights traz também o campo Organic Sharing, que remete aos dados de links postados manualmente, através do clássico Ctrl+C Ctrl+V, ou os sites que ainda têm o antigo botão Share em suas páginas. São exibidas as quantidades de shares, impressões e cliques realizados.

Antigo share e links colados também têm espaço

Dados Demográficos e Popularidade

Para encerrar, o Facebook Insights melhorou seu campo de dados demográficos. Agora é possível traçar um perfil exato dos usuários que acessam sua fan page de uma maneira geral. Descubra a média de idade e o sexo dos visitantes, qual a língua usada e o país de onde acessam. Todos estes dados são tirados anonimamente daqueles que clicaram no botão Like e não do exato público que curte sua fan page, por exemplo.

Novos dados demográficos no Insights

O Facebook também ampliou seu campo de Páginas Populares. Agora são 100 o número de exibições das páginas de seu website que recebem mais interação do Facebook, seja ela por meio de Likes, comentários ou share. Com a entrada das atualizações em tempo real, este campo deve ser melhor explorado.

Mais páginas populares relacionando com o Facebook

Como Usar

Se você ainda não tem o Insights, basta acessar o endereço para pedir acesso e utilizar a ferramenta em sua totalidade. O Facebook também lançou a guia completo, disponível em PDF para download.

Como já dissemos, as mudanças foram animadoras e prometem um cenário ainda mais completo em termos de métricas do desempenho no Facebook, principalmente trazendo inovações como o tempo real e a completa integração com o mundo “off-Facebook”. Não deixe de utilizar o Insights do Facebook se você usa a rede social como ferramenta de trabalho.

Até a próxima!

Precisa de Ajuda?

Se você precisa de uma ajuda para montar a fan page, desenvolver estratégias, inserir o FBML e outras situações envolvendo o Facebook, procure-nos para uma consultoria. Basta entrar em contato para mais informações.