Na semana passada, o Fábio Ricotta e o Bruno Galileu aqui do Agência Mestre falaram sobre Feeds e Social Bookmarks. O Galileu com breve explicações sobre o que são Feeds e Social Bookmarks e o Ricotta com uma tática que nós criamos para conseguir ainda mais visibilidade para o conteúdo de um site ou blog com dicas de SEO para o Google Reader.

Neste post pretendo passar um pouco mais sobre como utilizar essas ferramentas, por assim dizer, a favor de conseguir mais visitas para um site.

Social Bookmarks

Otimizar a eficiência e uso de social bookmarks, no quesito elaboração de título e descrição da notícia a ser enviada a sites de Social Bookmark, é muito semelhante à elaboração de título (tag title) e meta description para uma página.

Você pode ler meus posts mais antigos para aprender sobre SEO para Meta Description Tag e SEO para Title Tag e melhorar a otimização de sites e de notícias.

O sucesso de uma submissão em Social Bookmarks realmente fica por conta de uma descrição que chame mesmo a atenção do usuário e um título bem elaborado, que desperte a curiosidade das pessoas. A Rebeca do seomoz.org mostrou recentemente um post que uma boa descrição e um bom título é a diferença entre um post ganhar 9 ou 688 votos no Digg, o site de social bookmark mais cobiçado nos EUA (ler o post – em inglês).

Não chega a ser tão difícil criar títulos e meta descriptions, basta ver o que os posts de maior sucesso tentaram e reproduzir. Vale a pena passar uns 10 ou 15 minutos em cima disso.

Um último detalhe importante a respeito de Social Bookmarks como o Digg ou o Rec6, é que você deve ser ativo, participativo, nessas comunidades. Assim, suas notícias e seus votos ganham mais credibilidade e você não fica com “cara de spammer”.

Feeds

A otimização de texto para divulgação em Feeds acontece junto com a própria otimização do site. Em cada post deve-se:

  • Manter o foco sobre o assunto tratado;
  • Escrever um título conciso e informativo;
  • Utilizar links com endereços absolutos (http://www.mestreseo.com/blog/seo/o-que-e-seo) e não endereços relativos (seo/o-que-e-seo);
  • Toda outra forma de SEO aplicável.

Para Finalizar

Uma dica de usabilidade (confira outras 7 dicas de usabilidade) para melhor uso de feeds e social bookmarks: disponibilize o acesso ao seu feed e aos melhores sites de Social Bookmarks da maneira mais clara e mais fácil para seu visitante utilizar! Aqui no Agência Mestre, você encontra links diretos para sites de Social Bookmark logo após cada post!

Não deixe de divulgar por Social Bookmarks as informações e posts que você gostar. E, também, não deixe de assinar o feed do Agência Mestre, o melhor feed de SEO.

Abraços e até o próximo post!