Busca no Twitter – Monitore sua marca ou palavra-chave

Por Fábio Ricotta


Olá leitores da Agência Mestre!

Hoje eu estava lendo os meus feeds e encontrei uma notícia muito interessante, que falava da aquisição da Summize pelo Twitter. Neste momento eu pensei “poxa! Muitos(inclusive eu) achavam que o Twitter seria comprado rapidamente por algúem”.

Projeto do Twitter em papel

Projeto do Twitter em papel

Para quem não conhece a Summize, era um popular serviço de busca no Twitter, que facilitava muito a vida de nós “twiteiros”. A Summize ainda oferecia uma API de busca, assim como o Twitter, para facilitar a integração dos seus sistemas de busca em qualquer outro serviço, facilitando, e muito, a vida de alguns desenvolvedores.

Agora, “de posse” dos 5 engenheiros da Summize, o Twitter abriu as portas para a busca em toda a informação que é inserida em seus bancos de dados e conseqüentemente esta busca será, cada vez vez mais, aperfeiçoada.

Mas o que isso tem haver com SEO?

O Twitter sempre foi uma fonte incrível de informação, discussão e divulgação de conteúdo, possibilitando qualquer um, de falar qualquer coisa, em qualquer lugar, com apenas alguns caracteres. Com a possibilidade de busca, você poderá monitorar a marca da sua empresa, a sua palavra-chave em especial, ou até mesmo os seus concorrentes. Veja só:

1) Fazendo uma busca pela marca da Agência Mestre:

Busca por Agência Mestre no Twitter

Busca por Agência Mestre no Twitter

2) Fazendo uma busca pela palavra SEO ou Otimização de Sites:

Busca no Twitter pelas palavras SEO ou Otimização de Sites

Busca no Twitter pelas palavras SEO ou Otimização de Sites

3) Você ainda pode monitorar eventos e acompanhá-los, como na busca por SMX São Paulo:

Busca por SMX no Twitter

Busca por SMX no Twitter

Monitorar a sua marca ou palavra-chave dá a você o poder de saber o que as pessoas pensam sobre determinado assunto. É fácil identificar consumidores insatisfeitos ou quem gosta de suas ferramentas, ou ainda aquele que deseja sugerir uma melhoria mas não entra em contato com a sua empresa. Assim você protege sua marca, melhora seus produtos e ainda pode saber o que o seu concorrente está fazendo.

Algumas dicas adicionais:

  • Você pode ainda seguir esta busca no Twitter ou então assinar esta busca como um Feed;
  • Existe a possibilidade de selecionar a língua que você quer os resultados, ou seja, posso escolher tudo sobre o SMX, mas em português. Assim a busca retorna somente resultados de quem escreveu em português;
  • Pode-se traduzir qualquer resultado para o inglês, utilizando o Google Translator;
  • O mecanismo já aceita operadores OR e AND como vocês puderam notar nas minhas busca.

Então não esperem mais, monitorem suas marcas, palavras-chave e até mesmo concorrentes com apenas alguns cliques. Sem dúvida isto ajudará a gerenciar as estratégias de SEO do seu website.

LEIA MAIS
Como Criar uma Fanpage: Guia para Criar Página no Facebook

Como Criar uma Fanpage: Guia para Criar Página no Facebook

Veja como criar uma página no Facebook, confira as dicas que não podem ser ignoradas e torne a sua empresa visível nessa rede social!

Top 8 Erros Comuns em FanPages

Top 8 Erros Comuns em FanPages

Você sabe quais são os erros mais comuns ao criar uma fanpage? Dê uma olhada neste artigo e confira algumas dicas que vão ajudá-lo(a) a identificar erros e melhorar suas estratégias!

Migração de Perfil e União de Páginas no Facebook

Migração de Perfil e União de Páginas no Facebook

O Facebook possui duas ferramentas que podem auxiliar os usuários a solucionar alguns problemas básicos: a migração de perfil para fan page (para empresas que começaram errado) e a união de várias fan pages em uma (para quem não soube como montar). No entanto, ambas trazem alguns problemas para os usuários, que frequentemente buscam aqui solucionar dúvidas e tentar entender os processos. Fizemos este artigo visando explicar melhor tudo isso.

Comentários
  1. Muito interessante a dica. Acho que seguir o que falam da sua marca é essencial nos dias atuais e hoje isso é de graça ainda, o melhor de tudo!

  2. Legal a fica, não conhecia este site. Para fazer buscas neste site precisa ser cadastrado?

  3. Não precisa Demétrios, isto é o melhor de tudo!

  4. Ótima dica!
    Já assinei via Google os linkbacks para os meus blogs e agora estarei assinando também via Twitter. Com certeza irei citar esse post no “Melhor da Semana”. =)

    Abraços!

Deixe seu comentário abaixo

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?