Olá Leitores da Agência Mestre!

Hoje vou falar do Orkut e como ele pode ser mais do que um lugar para encontrar amizades, pode ser uma ferramenta de comunicação para uma empresa.

Antigamente, o Orkut servia, basicamente, para encontrar amigos, fazer novas amizades, colocar fotos, espiar a vida alheia, enfim nada que tivesse utilidade profissional.

Mas esse quadro mudou. Hoje, o Orkut pode ser um bom meio para conseguir aumentar as visitas de um site. Nele, é possível anunciar produtos ou serviços, e obter novos resultados.

Dicas Para Ganhar Visitas Pelo Orkut

Orkut “On-Page”

Primeiramente, ter uma comunidade oficial representando a sua marca é fundamental. Ela será a referência para aqueles que já a conhecem e simpatizam com ela. Na imagem da comunidade (avatar), coloque o logo de seu site ou empresa; na descrição, fale do que se trata, e não esqueça de disponibilizar links para suas outras presenças online. Veja abaixo a comunidade da Agência Mestre:

corkut4

Igualmente, as outras presenças online devem ser usadas para divulgar a comunidade oficial no Orkut, como no rodapé da Agência Mestre que possui um link para nossa comunidade do Orkut.

orkut

Mesmo no Orkut, conteúdo é o que as pessoas procuram, portanto, a comunidade da marca deve propor este tipo de interação com seus visitantes. Tópicos e fóruns ou enquetes que sejam relevantes, que tenham valor aos membros da comunidade, vão aumentar a percepção de valor dos visitantes e são meios de levá-los até o site em si.

topicos

E tal como em qualquer outro veículo de comunicação, no Orkut o spam também não é bem visto. Ao participar de fóruns ou enquetes, o objetivo primordial deve ser ajudar os membros e não a divulgação em si do site. Se couber um link, excelente, mas não vale a pena forçar a barra.

Orkut “Off-Page”

Além de divulgar a comunidade no próprio site, por exemplo, é importante interagir com outras comunidades dentro do Orkut que tenham alguma ligação com o que você anuncia, com sua filosofia ou segmento de mercado. Tal como em blogs ou outra rede social, ser ativo e prestativo nas comunidades será sempre bem visto.

com

Tenha sempre foco nas atividades dentro do Orkut. Somente divulgue o que você oferece (artigos, produtos, serviços, …) em comunidades que sejam relacionadas com o tema ou mercado do site. Isso evita esforço desnecessário e aumenta a qualidade do feedback recebido.

E por falar em feedback, os conceitos de Web Analytics se aplicam totalmente no Orkut. Faça todo o acompanhamento das campanhas e da marca dentro do Orkut para ter informação precisa sobre o que funciona e o que não funciona para cada caso.