Audiência Personalizada e LookaLike: como atingir mais público-alvo no Facebook

Por Juliana Frade


Audiência Personalizada e LookaLike

Desde o ano passado o Facebook tem dado uma “mãozinha” para anunciantes no quesito público-alvo, nos dando opções de transformar leads em clientes, atingir mais e mais vezes este público e a novidade: atingir os amigos deles também.

Os três recursos que nos ajudam nisso são chamados de: Audiência Personalizada (ou Público Personalizado), LookaLike e Facebook Exchange.

Falamos sobre o Facebook Exchange (que é o valioso Remarketing no Facebook) neste artigo.

E agora vamos te mostrar como transformar seus leads offline em fãs e ainda atingir os amigos deles.

Audiência Personalizada

Este recurso foi lançado em setembro de 2012 e tem ajudado muitos comerciantes a trazer os leads para sua página no Facebook.

A grande mágica é que ele cria listas segmentadas de pessoas retiradas da sua lista de e-mails e telefones para que você crie anúncios para elas apresentando seu serviço dentro da rede social. Ou seja, você faz o upload do seu mailing, o Facebook compara os e-mails (ou telefones) com os e-mails (ou telefones) de usuários cadastrados na rede e pronto! Você achou seu cliente e está a um passo de anunciar para ele dentro do Facebook.

Fácil, não é? Para facilitar mais ainda, vamos ao passo-a-passo!

Aqui na Mestre nós costumamos usar a ferramenta Social Ads Tools, que é bem prática para automatizar a trabalheira dos anúncios e facilitar nossa vida, mas, como é mais comum o uso do Power Editor, vamos montar os passos por ele.

O primeiro passo, claro, é instalar o Power Editor no seu navegador.

Depois de baixar toda sua conta de anúncios, vá até “Públicos” no canto esquerdo e depois em “Criar Público” e “Público Personalizado”.

Público Personalizado Power Editor

Detalhe: o Facebook vai pedir que você concorde com os termos de Customização de Audiência. Não deixe de aceitar para que o processo seja realmente feito.

Termos de Serviços Público Personalizado

Para quem for fazer em outra ferramenta que não seja o Power Editor, é preciso aceitar os termos por este link.

Feito isso, preencha os campos de identificação da lista e faça o upload dos seus contatos (em e-mails ou em números de telefone) no Bloco de Notas. Se for lista de telefones, não esqueça de colocar código do país e DDD antes do número.

Criar Público Personalizado

Depois clique em “Verificar atualizações” para recarregar o status para o seu público.
A ferramenta alerta que pode demorar até 1 hora para sua segmentação estar disponível, por isso, keep calm que ainda não é hora de atacar nos anúncios.

Depois de pronto e aceito, vá até o Gerenciador de Anúncios do Power Editor ou da própria plataforma do Facebook e produza seu anúncio normalmente, mas, na hora de escolher seu público, vá em “Público Personalizado” e assinale sua lista recém cadastrada.

Anúncio Público Personalizado

Sempre leve em consideração que algumas pessoas não usam o mesmo e-mail para o cadastro no Facebook, por isso, a ferramenta pode não encontrar 100% do seu mailing. Mesmo assim, ter seu público offline (mesmo que só uma parte dele) dentro do Facebook já é de grande ajuda para que seus anúncios tenham um resultado melhor.

LookaLike

A grande novidade do momento é ainda mais interessante. O LookaLike aproveita a segmentação de Audiência Personalizada para buscar amigos dessa lista que tenham os mesmos interesses e anunciar a elas também. Ou seja, o recurso aproveita a lista do seu mailing que já é cliente para encontrar amigos desses clientes que tenham interesses em comum com os serviços da empresa e assim anunciam a eles também, aumentando ainda mais seu público online.

O grande segredo para o sucesso deste recurso é uma lista grande de Audiências Personalizadas, já que, quanto mais pessoas disponíveis em suas listas, mais chances e informações o Facebook tem para criar um público Lookalike viável.

Vamos ao passo-a-passo?

Lá no Power Editor, no mesmo campo de “Públicos” onde você fez o upload de sua lista de Audiência Personalizada, selecione a lista que deseja encontrar público similar e clique em “Criar Público Semelhante”.

Criar Público Semelhante

Escolha o país que deseja atuar e deixe sinalizado o campo “Similaridade”, assim o resultado será mais preciso, mesmo que o alcance seja menor, afinal, é preferível ter um número menor de pessoas que realmente se encaixem nos interesses do que um número maior que não tenha tanto interesse no seu serviço.

Novamente a ferramenta assinala que a validação da ação pode demorar (neste caso, de 6 a 24 horas), então keep calm que ainda não é a hora de atacar nos anúncios [2]!

Depois de aceito, vá novamente até o Gerenciador de Anúncios do Power Editor ou da própria plataforma do Facebook e produza seu anúncio normalmente, mas, na hora de escolher seu público, vá em “Público Personalizado” e assinale sua lista LookaLike recém cadastrada.

LookaLike Agência Mestre

Este será o público com interesses em comum com seus clientes e que, possivelmente, poderão ser seus mais novos clientes também.

O que ainda é mais interessante no recurso de Público Personalizado é que seu anúncio pode falar com cada um da sua lista “exclusivamente”.

Basta criar a lista segmentada com cada um dos nomes de seus clientes e produzir anúncios para cada uma delas já inserindo o nome da pessoa. Quem é que não gostaria de ser impactado por um anúncio te chamando pelo nome e ainda oferecendo o que é de seu interesse?

Um exemplo é o do site Camiseteria, que impacta os seus usuários com anúncios utilizando os nomes dos clientes:

Camiseteria - Publico Personalizado

Ou ainda do ClickOn:

ClickOn - Público Personalizado

Simples e muito útil, alcançar públicos personalizados e ter o cuidado de anunciar exclusivamente a eles pode ser muito mais vantajoso do que “atirar no escuro” e acabar atingindo pessoas não tão interessadas em seu produto.

O que você acha? Deixe seu comentário e nos conte suas experiências com a Audiência Personalizada e o LookaLike!

LEIA MAIS
Como Criar uma Fanpage: Guia para Criar Página no Facebook

Como Criar uma Fanpage: Guia para Criar Página no Facebook

Veja como criar uma página no Facebook, confira as dicas que não podem ser ignoradas e torne a sua empresa visível nessa rede social!

Como Fazer um Instagram de Sucesso e Ganhar Seguidores

Como Fazer um Instagram de Sucesso e Ganhar Seguidores

Saiba os passos necessários para construir um perfil voltado para negócios e aprenda a se destacar em uma das redes sociais que mais cresce na atualidade.

Migração de Perfil e União de Páginas no Facebook

Migração de Perfil e União de Páginas no Facebook

O Facebook possui duas ferramentas que podem auxiliar os usuários a solucionar alguns problemas básicos: a migração de perfil para fan page (para empresas que começaram errado) e a união de várias fan pages em uma (para quem não soube como montar). No entanto, ambas trazem alguns problemas para os usuários, que frequentemente buscam aqui solucionar dúvidas e tentar entender os processos. Fizemos este artigo visando explicar melhor tudo isso.

Comentários
  1. Olá Juliana, excelente artigo… Nos abriu um novo horizonte de como trabalhar nosso público, tendo em vista que e-mail está cada vez mais complicado.

    Só me tira uma dúvida… Como funciona esta parte de personalizar o nome do usuário? Não encontrei nada sobre.

    Obrigado.

    • A resposta da sua dúvida deve fazer parte do plano premium da agência.

      • o q seria esse plano premium?????

    • Como funciona esta parte de personalizar o nome do usuário? [2]

    • Pelo o que eu entendi, o anúncio não é personalizado. O que ele sugere é que você crie uma lista só com os “Fulanos” do seu mailing. Aí você cria um anúncio chamando o interlocutor de Fulano e direciona exclusivamente para essa lista.

    • Dentro da sua lista de emails, você segmenta apenas as Marias, por exemplo. Depois, cria um anúncio apenas para as Marias. A segmentação é feita na lista, depois sobe para o FB.

  2. Excelente artigo Parabéns!

  3. Parabéns!!!! Excelente! Aprendi bastante! Conteúdo rico.

  4. Puxa! Muito bem escrito e detalhado este artigo. Parabéns! =D

    Me diz uma coisa: Se eu escolher vários coisas no campo Interesses Precisos, será uma clausula “e” ou uma clausula “ou” ? Vi que no caso das categorias amplas é utilizado o “ou”
    AQUI

    Já no de interesse preciso, fiquei na dúvida.

    Cheers!

  5. Mas isso não é contra as regras de publicidade do Facebook?

    • Não, se os dados forem opt-in não tem problema algum.

  6. Adorei este artigo, muito bom!

  7. Ótimo post. Agora tenho uma dúvida. Tenho todos os e-mails @facebook de uma fanpage. Posso usá-los para este tipo de estratégia?

  8. Top!

  9. olha o http://www.airstrip.com.br , ele usa a busca semantica pra gerar as listas e depois exporta pra upload nas redes sociais. top! Ele pega todo mundo pela boca e depois deixa você separar em clusters pra gerar o custom audience.

  10. Muito seu conteúdo gostei muito

Deixe seu comentário abaixo