Não sabe porque o seu ecommerce vendeu menos em determinado período de tempo? Neste vídeo da Mestre TV, o CEO da Agência Mestre vai falar um pouco mais sobre o tema e apresentar alguns dos questionamentos mais recorrentes sobre queda de faturamento em lojas virtuais.

 

Quando os índices de vendas caem ou qualquer alteração ocorre sem um motivo aparente, é natural que algumas hipóteses comecem a surgir para justificar a queda dos números. No entanto, em muitos momentos, a responsabilidade pelo menor faturamento é dado ao próprio consumidor, porém diversos problemas e alterações podem influenciar nas vendas e aceitação dos produtos.

Saiba como identificar o motivo pelo qual o seu ecommerce vendeu menos

Inúmeros fatores externos, como acontecimentos da atualidade, podem causar dificuldades na concretização dos processos de entrega dos produtos. Mais do que isso, é necessário conseguir analisar mais profundamente para compreender os reais  motivos da queda das suas vendas.

Veja alguns dos fatores apontados por Fábio Ricotta e faça a análise:

 

Política de preços e frete

Ao analisar e perceber que seu ecommerce vendeu menos,  foi realizada alguma mudança na política de preços e frete? Esse fatores podem influenciar diretamente no seu faturamento. Os reajustes, por mais que pequenos, podem  levar seus clientes a buscarem outras opções para fecharem uma compra.

O mesmo acontece com o frete, em muitas transações o valor cobrado pela entrega pode ser tão alto que o consumidor desiste de fechar o negócio. Se você mudou o seu parceiro de frete, alterou dos correios para uma empresa privada, tudo isso vai transformar a composição do preço final para o cliente. Esse fator poderá comprometer diretamente no momento de decisão de compra.

A mesma questão acontece com a política de frete grátis, por exemplo, se antes o benefício era oferecido para compras acima de 150 reais, mas agora o valor mínimo passou para 200 reais, existiu uma alteração e uma quebra de expectativa do possível comprador.

 

Queda na venda de produtos específicos

No momento de analisar a queda das vendas, é essencial observar quais foram os produtos que mais comprometeram a diminuição do faturamento. Dessa forma, fica mais simples conseguir tirar algumas conclusões. Fábio Ricotta dá o exemplo que aconteceu na Agência Mestre: um cliente apresentou queda nas vendas de produtos específicos. Observando informações disponíveis no Google Analytics, foi possível perceber que todos eram fabricados por uma mesma marca. Ou seja, os itens de uma marca não estavam mais vendendo como antes.

Com um olhar mais profundo, foi visualizado que os produtos de determinado fabricante não estavam mais disponíveis no ecommerce, ou seja, a justificativa para a queda expressiva nas vendas tem referência nesse fato. Prestar atenção aos detalhes é primordial para conseguir retirar ótimas conclusões. Com o Google Analytics configurado corretamente fica mais fácil acessar ao relatório de ecommerce e obter diversas informações.

 

Análise por canal

Outra diferencial no momento de analisar e compreender os motivos que expliquem porque o seu ecommerce vendeu menos é realizar a observação por meio de diferentes canais. Dessa maneira, a análise consegue ser mais assertiva, além de conseguir definir se a diminuição nas vendas ocorreu em todos os canais ou apenas em um canal especifico. Por exemplo, ao analisar separadamente o Google Adwords, as buscas orgânicas, e-mail marketing é possível observar alterações nos índices de faturamento.

 

Avaliação por página de destino

Ao utilizar o Google Analytics é possível observar todas as páginas de destino que mais traziam receita, porém atualmente enfrentam queda nas vendas. Analise cada uma das páginas e observe o quanto é gerado de receita para o seu negócio.

E Fábio Ricotta ainda apresenta uma dica extra: quando você for realizar as comparações, utilize a data do ano anterior e compare com a data atual. O truque é configurar para que a comparação seja realizada entre o ano que passou, no caso 2017, com o ano atual, 2018.

Dessa forma é possível observar quem perdeu mais em relação a cada ano, rapidamente é possível compreender quais produtos passaram a vender menos de um período ao outro. O CEO da Agência Mestre ainda entrega a dica, o curso de Google Analytics da Mestre Academy pode te ajudar no processo.

Gostou deste vídeo? Aproveite e confira mais no episódio 84 – Como uma loja pode vender mais!