No novo vídeo da Mestre TV, Fábio Ricotta vai tratar de uma questão que preocupa muito quem tem um negócio online: a queda das vendas. Quer saber mais sobre o assunto e receber algumas dicas de ouro? Então aproveite e dê o play!

Como dono de um e-commerce ou como um gestor de uma empresa que trabalha com vendas online, quais são suas primeiras atitudes quando é visualizada a queda das vendas? Antes de realizar alguma mudança ou pensar em alguma estratégia para reverter o cenário, é essencial que você entenda a dinâmica das suas conversões. Por exemplo, na segunda você vende melhor, porém na quinta o número das vendas é mais baixo. Outro aspecto importante a ser levantado é que não deve ser feita uma comparação entre a sua empresa com outra concorrente, afinal, cada uma possui um processo estabelecido.

Fatores que podem influenciar na queda das vendas

Ao perceber a queda nas vendas, é preciso analisar se alguma estrutura dos processos realizados pelo site não foram alterados. Muitas vezes, simples mudanças influenciam nos resultados entre a comparação de vendas de um período para o outro. Digamos, que não houve nenhuma alteração significativa de domínio e layout, por exemplo. Se nada disso aconteceu, veja alguns aspectos que devem ser levados em consideração:

Preço

Seus produtos tiveram mudanças nos preços? Os valores cobrados podem ter passado por modificações por diversos motivos e você precisa repassar para o cliente. A própria política de valores dos fretes podem influenciar nas suas vendas. Por exemplo, uma simples troca da empresa que realiza as entregas pode alterar o preço cobrado para regiões mais distantes. A variação da política de frete grátis também pode ser um fator que acarrete a diminuição de compra.

Sazonalidade

Outro aspecto que pode impactar diretamente em suas vendas é a sazonalidade. Sim, um produto ou serviço pode vender muito melhor durante o verão, mas durante o inverno a procura acaba sendo menor. Obviamente, que durante esse período as vendas alcançaram números menores. A ferramenta do Google Trends é um ótima maneira de observar a queda ou aumento da procura por um termo específico. Ou seja, pode ser uma estratégia de entender a sazonalidade do seu produto.

Avaliação por dispositivo

Na hora de analisar a queda nas vendas, é importante observar os dados separadamente, ou seja, em diferentes dispositivos, no caso o desktop e os aparelhos móveis. Assim, é possível compreender em qual instrumento, os clientes estão comprando menos. Ao juntar as taxas de conversão de diferentes dispositivos em uma única análise, é possível que a queda de um dos lados puxe o valor da média, fato que influenciará nos dados de venda.

Avaliação por dispositivo

Além da avaliação específica por produto, Fábio também sugere realizar a avaliação por produto. Pois pode ocorrer uma alteração nas vendas por categoria de produto, fato que pode influenciar nos dados gerais.

Gostou do vídeo? Para complementar, o CEO da Agência Mestre indica o episódio 114 – Inbound Marketing Que Gera Venda. Dê o play e confira mais conteúdos no blog da Agência Mestre!