Já falamos aqui no blog sobre o público que gera faturamento para o seu negócio. O fato é que depois que você descobre quem é seu público, é hora de utilizar algumas pesquisas para coletar mais informações. Dê o play no vídeo abaixo e saiba como essa metodologia funciona.

Pergunte Aquilo Que Você Quer Saber

Muitas vezes, nos questionamos se devemos ou não enviar um e-mail para nossa base de clientes, com receio de ficar sem respostas. Mas, em um universo de 100 clientes, se 20% responder, já está ótimo. Se 10 responderem, já está bom também. Agora, imagine se você tiver 50 respostas, 80 respostas. Imagine como isso pode ser valioso para o seu negócio.

Como Fazer Essa Pesquisa

Uma das formas mais simples que você pode utilizar, são os formulários do Google Docs. Eles são básicos, porém muito eficientes. Mas, se você busca por algo mais moderno e elegante, uma boa pedida é utilizar o Typeform, o qual traz recursos interessantes e funciona muito bem no celular.

Quais Dados Coletar

Aqui na Mestre, normalmente, coletamos dados que ainda não temos da pessoa. Por exemplo, quando alguém baixa algum e-book da Agência Mestre, a pessoa informa apenas seu nome, e-mail e cargo. Depois que ela já está em nossa base de leads, criamos algumas pesquisas para coletar dados como: tamanho da empresa em que trabalha, faturamento mensal, maiores desafios enfrentados, investimento em marketing digital, etc.

Também é possível fazer perguntas abertas, do tipo: “quando você contratou nossa empresa, o que você tinha em mente?” ou ainda: “se tivesse alguma coisa a mais que eu pudesse acrescentar em meu portifólio, você compraria? O que seria?”

Benefícios

Esse tipo de pesquisa com a sua audiência, ajudará você a identificar pontos de melhoria para sua empresa e até mesmo, saber qual é o “padrão” dessas pessoas, para utilizar em anúncios, segmentações e outras coisas. Seguindo a linha de pesquisa, você pode perguntar quais livros eles leem, quais sites costumam visitar. Sendo assim, você consegue direcionar seus anúncios para os canais em que seus potenciais clientes estão.

A grande sacada de pesquisar informações junto ao seu público, é melhorar o seu processo de comunicação e relacionamento no dia a dia. Porque se você subentende muita coisa, pode ser que você não ofereça exatamente aquilo que o seu público quer ou precisa. Portanto, se você não pesquisou, você não pode ter certeza.

Pesquisa Inicial

Não existe um tempo ideal para se fazer uma pesquisa junto aos clientes. Mas, você pode fazer isso logo no início. Nas primeiras semanas de um novo cliente, você já pode se colocar à disposição dele, para entender quais são os pontos que podem ser melhorados no atendimento e o que ele espera do serviço. Geralmente, o novo cliente está bem entusiasmado com a contratação e, nesse momento, ela irá fornecer todas as informações que você solicitar.

Sucesso!