Marketing Digital

Inbound Sales: Como Essa Metodologia Faz Com Que Empresas Vendam Mais

Por Sarah Carvalho

Utilize o Inbound Sales e venda mais ao focar nas necessidades e interesses dos clientes!

Sarah Carvalho

Inbound sales é uma estratégia de vendas que se concentra em atrair potenciais clientes através da criação de conteúdo relevante e útil, e por meio da otimização de mecanismos de busca e de mídias sociais para aumentar a visibilidade da empresa e de seus produtos ou serviços.

A ideia é que, em vez de abordar diretamente os clientes, a empresa trabalhe para tornar-se uma autoridade no seu nicho de mercado, e assim atraia potenciais clientes interessados em seus produtos ou serviços. Aprenda a vender mais com essa estratégia que coloca o foco nas necessidades e interesses dos clientes, em vez de apenas no processo de venda em si!

Neste artigo você vai aprender:

  • o que é inbound sales?;
  • como funciona o inbound sales?;
  • quais empresas podem utilizar o inbound sales?;
  • como começar a utilizar o inbound sales?

O que é inbound sales?

O inbound sales se diferencia de uma técnica tradicional de vendas pois, ao invés de pensar no grande público, volta suas ações para o indivíduo. Ou seja, essa metodologia foca nas dores, problemas e necessidades de cada consumidor.

Por esse motivo é que as suas chances de conversão aumentam tanto: afinal, você está vendendo para o seu cliente ideal, a sua persona. Mais do que isso, essa prática busca fazer contato e impactar somente leads que já estão prontos para a conversão, na última etapa da jornada do consumidor.

Importante: essa estratégia foca somente no momento da abordagem de do lead para a compra, não de todo o processo que leva até isso, como é o caso do inbound marketing.

Como funciona o inbound sales?

De forma bem simples, é possível dizer que essa técnica funciona a partir da nutrição de leads, que são abordados pelo time comercial da sua empresa quando estão extremamente próximos de fechar negócio.

Para garantir as melhores chances de conversão, a equipe de vendas recebe um perfil completo com os interesses do potencial freguês: seu cargo, empresa em que trabalha, com quais conteúdos interagiu, quais páginas acessou, etc. Tudo isso faz com que o contato seja certeiro, já que o vendedor sabe muito bem quem é aquela pessoa.

Tudo de bom, não é mesmo? Mas saiba que se essa metodologia lhe interessa, é preciso ter alguns processos muito bem estabelecidos no marketing digital da sua empresa. É necessário, por exemplo:

  • definir a jornada de compra do consumidor;
  • ter um processo de vendas extremamente estruturado;
  • usar as ferramentas de automação em seu benefício;
  • configurar adequadamente o lead scoring;
  • e ter uma equipe de vendas muito bem alinhada com o marketing.

Para que todos estes pontos funcionem como engrenagens, o ideal é contar com o apoio de uma agência de marketing digital, como a Agência Mestre. Isso porque a empresa possui o know-how para desenvolver os melhores planejamentos estratégicos voltados para o inbound marketing e o inbound sales.

Assim, você maximiza as chances de conversão ainda mais e conta com um time de especialistas para ajudá-lo a criar campanhas de atração e fluxos de nutrição, por exemplo.

Quais empresas podem utilizar o inbound sales?

A resposta é que a grande maioria das organizações podem utilizar essa metodologia, mas as que mais se beneficiam dele certamente são os negócios B2B. Ou seja: empresas que vendem para outras empresas. Isso ocorre porque o processo de venda costuma ser muito mais complexo nesses casos, uma vez que a aquisição de um produto ou serviço tem um maior valor agregado.

Por isso, a etapa de maturação até chegar na conversão é mais longa e passa pela quebra de diversas objeções do lead. Ao apostar nessa metodologia, é provável que indicadores como taxa de retenção, retorno sobre o investimento e a previsibilidade de vendas aumentem.

Na mesma medida, é comum que o custo de aquisição de clientes diminua. A mesma lógica se aplica para negócios B2C que oferecem mercadorias de grande valor. Isso porque normalmente antes de comprá-las, a pessoa irá fazer mais análises até fechar o negócio, não se caracterizando como uma compra por impulso.

Bem interessante, não é?

Como começar a utilizar o inbound sales?

Tendo visto o que é o inbound sales, como ele funciona e para quais empresas ele é indicado, você deve estar se perguntando como começar a utilizar essa prática para trazer mais resultados para o seu negócio, não é mesmo? E é aí que entra a Agência Mestre!

Nós temos mais de uma década de atuação no mercado do marketing digital e possuímos todas as ferramentas e a experiência para aplicar essa metodologia ao seu negócio, potencializando suas vendas por meio de uma consultoria completa!

Nosso time de especialistas irá ajudar seu empreendimento a encontrar o público ideal, acompanhar campanhas pagas, desenvolver estratégias de SEO e marketing de conteúdo para nutrir seu cliente em potencial até o momento da conversão.

A Mestre é uma agência sólida, multidisciplinar, que já atendeu centenas de clientes. Ao nos ter ao seu lado, você encontra uma parceira de negócio que sabe como encontrar os atalhos e corrigir a rota para atingir o máximo de resultado.

Veja como nós executamos as ações de inbound marketing em nossos projetos e utilizamos o inbound sales para possibilitar que nossos clientes escalem suas vendas!

LEIA MAIS

Como Fazer E-mail Marketing e Não SPAM

Veja como utilizar o e-mail marketing como uma estratégia para aumentar a fidelidade dos visitantes e as conversões do seu site!

RD Summit 2023: O Maior Evento de Marketing da América Latina

RD Summit em São Paulo? Isso mesmo, o evento agora está de “casa” nova e aqui está tudo o que você precisa saber para participar.

O que é Inbound Marketing? Aprenda tudo que precisa saber sobre essa estratégia

Leia o artigo e aprenda como atrair, converter e encantar clientes com técnicas atualizadas de Inbound Marketing.

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?