O marketing digital vem evoluindo bastante no Brasil e no mundo, mostrando resultados bastante expressivos. A estratégia é comprovadamente eficaz para o crescimento de resultados de uma empresa, porém, o que nem todos sabem, é que é necessário ter paciência!

Segundo a pesquisa Content Trends 2018, empresas que aplicam o marketing digital obtêm 2,2 vezes mais visitas e 3,2 vezes mais leads.

Só o tempo é capaz de fazer com que a estratégia reverta-se nos resultados planejados. No mundo imediatista em que vivemos, é comum observarmos empresas que acreditam que os números irão dobrar em menos de um mês, por exemplo.

Mas não funciona assim! O marketing digital tem, sim, muito potencial, mas também precisa ter seu tempo. Confira abaixo, o infográfico que traz as sete Fake News do Marketing Digital:

1. Achar que aparecerá na 1ª página das buscas orgânicas de imediato

Aparecer nas primeiras posições dos buscadores é algo que leva tempo. Isso porque, para chegar lá, é necessário implementar práticas de SEO nas páginas do seu site e na criação de conteúdo para obter um bom ranqueamento. Aos poucos, elas começam a otimizar e render resultados surpreendentes.

2. Não dar atenção à criação de um conteúdo de qualidade

O conteúdo é uma das bases de qualquer estratégia. Por meio dele, é possível tornar sua empresa conhecida, gerar leads, atingir seu público-alvo e tornar-se referência. É como “preparar o terreno” para que você possa, futuramente, vender seus serviços.

3. Achar que suas vendas irão aumentar de prontidão

Todo planejamento e ação tomada leva tempo para mostrar resultados. As campanhas precisam de um período para conseguir atingir as pessoas certas. Isso é feito por meio do funil de vendas, que engloba etapas como captação de leads, nutrição, firmação de um relacionamento e, finalmente, a transformação em clientes.

4. Não ver importância em ter um site responsivo

Dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), de 2018, mostram que 69% dos brasileiros acessam a internet por meio de dispositivos móveis. Ao adaptar o site de sua empresa para o uso em smartphones e tablets, você garante uma melhor navegação para o seu usuário, além de não perder possíveis consumidores por conta de um mau funcionamento do site.

5. Acreditar que as mudanças e tendências não afetam seu negócio

É sempre importante estar atualizado sobre o que acontece no mundo. É uma forma de ter insights para futuras ações e aproveitar o momento para crescer ainda mais, ganhando visibilidade e audiência. Lembre-se de que se você não se adequar às novas tendências, se tornará obsoleto.

6. Não dar valor para a presença da empresa nas redes sociais

Na pesquisa Content Trends (2017), 72% dos entrevistados afirmaram que a principal forma com que consomem conteúdo é por meio de posts nas redes sociais. O número expressivo demonstra o quanto é importante estar presente nesse meio. Caso contrário, pode ser um fator que deixará sua empresa atrás na concorrência.

7. Acreditar que um alto volume de tráfego no site ou blog é suficiente

De nada adianta ter um bom tráfego se o engajamento está baixo. Ou seja, os usuários não estão convertendo em leads qualificados e, dessa forma, não chegarão à etapa final do funil.

Que tal reavaliar as estratégias de sua empresa? Se você ainda não investe em marketing digital, comece agora mesmo e otimize seus resultados de acordo com o seu objetivo!