Ferramentas

Guia de Negócios do WhatsApp: O que é e como utilizar na sua empresa?

Por Raquel Pereira

O Guia de Negócios do WhatsApp permite que os consumidores encontrem empresas próximas. Descubra como utilizá-lo!

Raquel Pereira

Em 2021, a Meta iniciou um teste beta limitado do seu novo Guia de Negócios do WhatsApp na cidade de São Paulo. Agora, ele está lançando oficialmente o novo recurso para países além do Brasil, como Reino Unido, Indonésia, México e Colômbia.

O WhatsApp, uma das ferramentas de comunicação mais populares do mundo e, com o lançamento desse novo recurso, pretende oferecer uma forma para os negócios locais se conectarem com seus clientes. 

Este recurso, especialmente projetado para o WhatsApp Business, tem como objetivo principal ajudar os usuários a descobrir negócios locais em sua proximidade.

A Meta anunciou que os usuários poderão utilizar a plataforma a partir das categorias de cada segmento de empresas cadastradas. Confira os detalhes e como utilizar!

O que é o Guia de Negócios do WhatsApp

O Guia de Negócios é uma funcionalidade exclusiva do WhatsApp Business, que permite que as empresas cadastrem seus negócios na plataforma e, quando os usuários do próximo iniciarem uma conversa, possam pesquisar e encontrar esses estabelecimentos locais.

O CEO da Meta, Mark Zuckerberg, explicou em um comunicado oficial quais são os objetivos da nova ferramenta:

“Embora milhões de empresas no Brasil usam [o WhatsApp] para bate-papo, não facilitamos a descoberta de empresas ou a compra delas, então as pessoas acabam tendo que usar soluções alternativas. O objetivo final aqui é fazer com que você possa encontrar, enviar mensagens e comprar de uma empresa no mesmo bate-papo do WhatsApp.”

Ao acessar o Guia de Negócios, os usuários podem segmentar a pesquisa por categorias e visualizar uma lista em empresas locais próximas com as quais pode iniciar uma conversa.

Dessa forma, os consumidores possuem uma ferramenta para facilitar a procura por empresas, enquanto os negócios locais possuem um recurso exclusivo para encontrar novas oportunidades de negócio, pois podem ser encontrados mesmo quando o usuário não possui seu contato salvo.

Benefícios do Guia de Negócios do WhatsApp para Empreendedores e PMEs

Especialmente no Brasil, as Pequenas e Médias Empresas também podem utilizar esse recurso para ampliar seu alcance local, o que já é um dos principais benefícios da ferramenta. Mas, além disso, outros benefícios do Guia de Negócios do WhatsApp para as empresas são:

  • oportunidades de ser encontrado por novos clientes próximos;
  • comunicação direta com os clientes e possibilidades de criar um relacionamento próximo com sua audiência;
  • incluir seu catálogo de produtos ou serviços e deixar que seja exibido para mais pessoas;
  • uma forma orgânica de encontrar mais clientes, sem investir em anúncios e com alcance de milhões de usuários no Brasil.

No entanto, para ser listado no Guia de Negócios, as empresas precisam cumprir certos requisitos, como: 

  • ter a versão mais recente do WhatsApp Business instalada (apenas para Android);
  • preencher completamente o perfil comercial; 
  • e fornecer o CNPJ da empresa para verificação.

Como cadastrar sua empresa no Guia de Negócios do WhatsApp?

Na página de FAQ do WhatsApp, você pode conferir uma explicação completa sobre o Guia de Negócios e como cadastrar a sua empresa. Mas, os principais passos para começar a exibir seus produtos ou serviços nas pesquisas locais do WhatsApp são:

  • Acesse o Guia de Negócios em Ferramentas Comerciais no WhatsApp Business, clicando na aba Conversas e, em seguida, Mais opções;
  • Siga as etapas exibidas para realizar seu cadastro.

Dentre as etapas, você deve informar: área de cobertura da sua empresa e informações sobre o seu negócio como nome, CNPJ, etc. Ao finalizar seu cadastro, a Meta fará uma verificação (não há informações sobre o tempo de retorno) e você será notificado quando seu perfil for aprovado.

Assim que o cadastro for aprovado, os dados comerciais que você compartilhar ficarão disponíveis para todas as pessoas que utilizam o WhatsApp e estejam próximas à região que você selecionou.

Caso queira cancelar o seu cadastro no Guia de Negócios do WhatsApp, basta acessar a mesma aba e, na seção Guia de Negócios, selecionar a opção “Mais opções” e “Remover do guia”.

Quais Informações Preciso Fornecer para Participar do Guia de Negócio do WhatsApp?

Para realizar seu cadastro, algumas informações sobre o seu negócio são necessárias, como comentamos anteriormente. A lista dos principais dados que você deve fornecer para incluir sua empresa no Guia de Negócios do WhatsApp são:

  • nome comercial e foto de perfil;
  • endereço comercial e localização, com raio de cobertura do empreendimento;
  • descrição do negócio e horário de funcionamento;
  • CNPJ da empresa.

Além disso, é preciso que o seu negócio esteja entre uma dessas categorias:

  • Roupas e vestuário
  • Compras e varejo
  • Serviço automotivo
  • Restaurante
  • Pizzaria
  • Mercearia
  • Alimentos e bebidas
  • Educação
  • Esportes e recreação
  • Serviço local

O crescimento do uso do WhatsApp para compras e contatos comerciais

Segundo dados da Meta, em 2020 mais de 175 milhões de pessoas em todo o mundo utilizaram o WhatsApp para enviar mensagens para contas comerciais todos os dias. Aqui no Brasil,  a pesquisa Digital 2022 identificou que 96,4% dos usuários de redes sociais brasileiros, utilizam o WhatsApp, no total já são 165 milhões de usuários.

Quer conquistar resultados ainda mais positivos com a nova ferramenta? Confira diversas dicas sobre como utilizar o Whatsapp para vender mais na sua empresa!

Como os usuários podem utilizar o Guia de Negócios do Whatsapp

Para utilizar o Guia de negócios do Whatsapp é muito simples, confira o tutorial abaixo:

  1. acesse seu Whatsapp e clique no ícone de mensagens;
  2. toque em empresas;
  3. autorize a utilização da sua localização;
  4. procure a empresa ou o tipo de produto/serviço que deseja buscar;

Lembrando que você também pode utilizar os filtros: categoria, distância, aberta agora ou com catálogo.

Aprenda com a Mestre como você pode atrair mais clientes para a sua loja física!

Se você acredita que as estratégias de Marketing Digital só funcionam para quem já está no meio on-line, nós temos um conteúdo completo para desmistificar isso! Confira nosso vídeo recheado de dicas sobre como você pode levar mais pessoas até o seu negócio local:

E, se você acredita que o seu negócio pode conquistar muito mais clientes no meio digital, de forma orgânica e com destaque nos principais buscadores, descubra como o SEO Mestre pode revolucionar as vendas da sua empresa!

LEIA MAIS

Táticas Avançadas de SEO e Links Patrocinados com o SEM Rush

Depois de anunciar a abertura do SEM Rush no Brasil, confira neste artigo alguns táticas avançadas do uso do SEM Rush para apoiar a sua estratégia de SEO e Links Patrocinados.

Google Trends: Descubra Tendências de Busca

Saiba o que é e como utilizar o Google Trends, uma ferramenta que irá ajudar você a descobrir novas palavras-chave a serem exploradas. Confira!

SEMrush: O Que é e Como Utilizar Para Aumentar o Tráfego do Seu Site

Saiba quais são as funcionalidades da Semrush, ferramenta muito importante para o SEO e que você precisa começar a usar.

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?