Sabe aquela ideia de ter todos os dados na mão para fazer a tomada de decisão correta? Não sei se você já ouviu falar nisso, mas nós gostamos de repetir esse tipo de informação. É importante tomar uma decisão baseada em dados, porque essa linha vale para qualquer coisa que você tiver na vida. Se você quiser comprar um carro, normalmente, você vai fazer a conta. Se você quiser comprar, por exemplo, uma câmera digital, você vai fazer a conta. Se você quiser entrar em uma faculdade ou universidade, você vai colocar no papel e fazer conta.

Toda vez que não faz isso, você acaba tomando uma decisão, provavelmente, errada ou não tão assertiva, digamos assim. Corre o risco de dar algum tipo de problema e de acontecer alguma coisa que não estava sendo prevista. E isso funciona do mesmo jeito na internet. Quando não mensura o site, o seu e-commerce, o seu produto digital, por exemplo, você não tem certeza de onde vem.

Então, Como Mensurar?

Nosso CEO Fábio Ricotta estava conversando com um amigo no WhatsApp e ele perguntou de onde vinha as vendas dele, qual era a fonte de tráfego que está trazendo leads e, desses leads, qual e-mail que estava sendo aberto e qual estava convertendo melhor. Afinal, sem esses dados, ele não consegue tomar as decisões corretas. Ou seja, botar o dinheiro no lugar correto, fazer mais investimentos no lugar certo. É isso que ele desejava e é isso que você precisa ter no seu mindset.

No vídeo de hoje, separamos algumas importantes ferramentas para você aferir os dados do seu website e tomar as decisões corretas. Dê o play e entenda tudo sobre o assunto!

Google Analytics

Talvez a ferramenta mais básica que você possa instalar em qualquer projeto digital é o Google Analytics. Ele serve tanto para websites quanto para aplicativos. Se, por ventura, você tiver um aplicativo, saiba que tem um pacote do Google Analytics para instalar dentro dele e conseguir registrar as interações do usuário.

Então, noções como quantas visitas tem, quais as páginas que os usuários acessam, qual é o caminho de navegação, quantas páginas aquele usuário viu, se ele viu a página e saiu – ou seja, o bounce rate -, qual é o bounce rate, e várias outras métricas de acessos por canais você consegue ter dentro do Google Analytics. O melhor: ele é grátis.

Existem estatísticas que mostram que a maior parte dos websites do mundo utilizam o Google Analytics como ferramenta de mensuração. E é por isso que gostamos de recomendá-lo para você, além de a gente utilizar o próprio Google Analytics aqui na agência.

Visual Website Optimizer (VWO)

A segunda ferramenta que você pode utilizar, que no Google Analytics há a mesma possibilidade, mas nessa entendemos que é uma versão mais profissional e mais focada, é o Visual Website Optimizer, ou VWO como algumas pessoas aqui no Brasil chamam. Essa ferramenta é ótima para você fazer testes A/B. No canal pessoal do Fábio no YouTube ou no Mestre TV, já falamos sobre como fazer comparação entre duas versões de páginas e saber qual que realmente proporciona maior taxa de conversão ou a melhor experiência do usuário.

No VWO, você pode instalar os códigos de uma landing page e alterar, por exemplo, para o título de um botão, o título de uma headline, e ele automaticamente faz a comparação sobre qual é a melhor landing page para você oferecer aos seus usuários. Então, essa é mais uma ferramenta de web analytics que você pode utilizar para trabalhar os dados e tomar uma ótima decisão.

Crazy Egg

A terceira ferramenta que gostamos de recomendar, que é uma de carteirinha, uma que a gente brinca às vezes aqui na Mestre, é o Ovo Doido. O Crazy Egg é uma ferramenta muito show para você utilizar e entender o que o seu usuário está fazendo em uma determinada página ou em várias, porque você pode instalar o código dele em diversas páginas.

Essencialmente, gostamos de ver o relatório chamado confete. Em alguns casos, você pode colocar ele em mapa de calor, mas preferimos o relatório em confete mesmo. A essência é que você vai ver onde o seu usuário está navegando com o mouse e clicando na sua página.c

Se temos uma homepage e queremos saber se estamos apresentando as informações corretas para os usuários, e eles estão vendo de verdade aquilo, simplesmente instalamos o Crazy Egg e vemos o que ele está fazendo, onde ele está clicando e então, consequentemente, podemos puxar uma caixa mais pra cima, botar um botão mais para baixo ou mais para cima. Ou na própria headline, podemos ver se ele está lendo aquela headline ou não, o que quer dizer que se ele não deu scroll até aquela parte, ele não está vendo.

Isso serve até mesmo para uma página de vendas. No momento em que colocamos esse código, sabemos até onde o usuário está indo, e se ele está usando algum call to action específico para tomar a decisão. Então, talvez possamos trazer esse call to action um pouquinho mais pra cima.

Hotjar

Talvez uma ferramenta que reúne um pouco do Visual Website Optimizer, um pouquinho do Google Analytics e um pouquinho do Crazy Egg, é o Hotjar. Ele também é uma ferramenta de teste A/B e de mapa de calor do usuário, que você pode utilizar no seu negócio. A preferência da ferramenta é sua, mas você vai conseguir, através do Hotjar, ter informações bem interessantes sobre o seu usuário e poder ter o traqueamento de mouse real. Você pode gravar o que o seu usuário está visualizando naquele momento e essa possibilidade deixa você mais confortável em analisar os dados da sua página.

Esperamos que você tenha gostado dessas 4 recomendações. Se ficar com qualquer dúvida, é só deixar nos comentários que vai ser um grande prazer ajudá-lo. Um grande abraço!