Está pensando em se tornar empreendedor, mas acha que ainda não está pronto? De fato, começar um novo negócio nunca é uma tarefa fácil. Ainda mais se a sua vontade for aventurar-se pelo empreendedorismo online. No entanto, saiba que ele tem características únicas, que não são encontradas em um varejo convencional por exemplo.

Portanto, se você se encaixa nessa situação, e não quer cometer falhas no seu negócio, fique ligado nessas dicas sensacionais que preparamos!

O crescimento do empreendedorismo online

O interesse sobre como começar um negócio online vem crescendo no Brasil, a medida em que cada vez mais pessoas percebem as oportunidades que existem nesse setor.

Blogs, lojas virtuais, brechós online, marketing de afiliados. As opções são inúmeras e chegam, inclusive, a causar bastante confusão na cabeça de quem não conhece tão profundamente o mercado.

Por isso, veja esses conselhos que separamos para você!

1. Conheça suas possibilidades

Vender pela internet permite que você aproveite diversas possibilidades que são naturalmente mais difíceis no comércio offline. No meio virtual, é possível aumentar a escalabilidade do negócio, usar menos espaço físico, contratar menos funcionários e alcançar regiões bem distantes.

Esse cenário viabiliza que os empreendimentos invistam menos dinheiro inicialmente, com sua expansão acontecendo de forma gradual. Lembre-se dessas características ao formular sua ideia, pois há um leque bem maior de opções disponíveis.

2. Planeje com cuidado

Na prática, não é preciso gastar uma quantia exorbitante de dinheiro por um plano de negócios. A princípio, usar o Business Model Canvas já é mais que suficiente para dar uma ideia clara de como funcionará seu empreendimento.

O Canvas é um quadro lúdico que pode ser impresso em uma folha A3 e preenchido com post-its. Seus campos devem conter informações essenciais do negócio, como parceiros, atividades e recursos, proposta de valor, estrutura de custos, fontes de receita, relacionamento com o cliente, canais de entrega e perfil do público.

3. Aprenda o básico do empreendedorismo online

Para ter chance de alcançar o topo, você precisa conhecer alguns conceitos primordiais que englobam o marketing digital, a administração e as metodologias de startups.

4. Evite os erros mais comuns

Como é de se esperar, normalmente são vários os erros cometidos na criação de uma loja online. Para apontar apenas alguns, podemos citar aqui falhas na estruturação do site, preços maiores que os dos concorrentes, formulários de inscrição longos demais, falta de opções de pagamento e ausência de certificados de segurança.

Procure se atentar para esses pontos e aumente suas chances de sucesso!

5. Valide sua ideia antes de investir

Antes de investir em uma ideia, é preciso validá-la, provando que ela se transformará em um negócio rentável, algo pelo qual as pessoas estão dispostas a pagar. Há diversas formas de testar isso, mas é necessário ter criatividade.

Veja, por exemplo, se há demanda de compra fora da internet antes de investir em um site muito rebuscado. Nesse mesmo contexto, você pode criar um site simples para testes, criando anúncios e medindo quantos cliques ele recebe. Em qualquer situação, fazer uma boa pesquisa de mercado é primordial.

6. Aposte na publicidade certa

Para promover seu negócio online, há uma série de ferramentas com excelente custo-benefício. Como o volume de informação na rede é imenso, foque em um público-alvo específico ao programar suas campanhas de publicidade.

Por mais que você queira atingir o maior número de pessoas possível a princípio, nada de tentar criar anúncios genéricos demais. Além de a conta ficar mais cara, essa estratégia não é tão efetiva.

Para tanto, invista em um design responsivo, que adequa automaticamente o site, fazendo com que funcione perfeitamente em aparelhos com telas de tamanhos diferentes — como celulares e tablets.

7. Estude hoje e sempre

Para empreender, é necessário dividir o tempo entre teoria e prática. Por isso, dedique-se ao estudo do assunto se realmente quiser alcançar o sucesso. Como a internet é um universo extremamente dinâmico, é preciso estar sempre de olho nas novidades para não ficar para trás. Então estude hoje, amanhã e sempre!

Esse conteúdo foi útil? O blog da Agência Mestre oferece materiais riquíssimos e atualizados para você sempre ficar à frente do mercado!