Olá leitores do Agência Mestre! Sejam bem-vindos a mais um artigo de SEO. Dando continuidade à série de artigos sobre WordPress SEO, falarei sobre o uso de Sitemaps (Mapa do Site) no sistema gerenciador de conteúdo e sua importância para o SEO.

Wordpress Logo Para começar o nosso artigo, vamos enteder o que é um mapa do site. Mapa do site nada mais é do que uma lista organizada de todas as páginas, ou as mais importantes, de um site. Basicamente, os mapas do site, são páginas que objetivam o usuário, caso ele não encontre o que esteja procurando, mas os mecanismos de busca (Google, Yahoo!, MSN) podem ver esta página como uma porta de entrada para todos as principais, ou a totalidade, das páginas contidas no website.

Por padrão, o WordPress não possui uma página que lista todos os artigos do blog, de forma organizada e clara. O melhor que ele oferece é uma página de arquivos, mas isto não é realmente, um mapa do site. Assim, a necessidade de criar um mapa do site, levou aos criadores do plugin Sitemap Generator à montarem um plugin que possibilitasse a criação do mapa do site em qualquer blog WordPress.

O objetivo deste artigo é mostrar como instalá-lo em seu WordPress. Então vamos lá:

1) Faça o download do plugin na página do plugin.
2) Descompacte o arquivo ZIP em seu computador e faça o upload da pasta para o seguinte caminho relativo do seu site: /wp-content/plugins/ .
3) Acesse a administração do seu WordPress, vá em Plugins e depois procure o plugin Dagon Design Sitemap Generator. Em seguida, clique em “Ativar”.

4) Para configurar o plugin, vá em Settings (no WordPress 2.3- vá em Options) e clique em DDSitemapGen. Basicamente nesta área você pode configurar todo o seu mapa do site. Teste cada uma das opções para ver qual se adequá mais ao seu website.
5) Para finalizar, precisamos criar efetivamente uma página para o mapa do site. Então vá em Write e depois Write a New Page. Escolha uma nova página e não um novo artigo. Insira o nome da página “Mapa do Site”, selecione para mostrar o código em HTML (é muito importante selecionar o modo HTML) para o seu conteúdo, coloque o seguinte código:

<!–- ddsitemapgen –->

Assim o WordPress vai ler esta tag e em conexão com o plugin, vai substituí-la pelo mapa do site.

6) Clique em publicar e agora acesso a sua página do mapa do site.

Espero que tenham gostado desta dica de SEO para WordPress. Se você perdeu o primeiro artigo da série, aproveite e confira hoje mesmo o artigo sobre “Permalinks, como e porque utilizar?“. Não deixe de acompanhar todos os nossos artigos de SEO e minha série de artigos de SEO para WordPress. Assine o nosso feed e receba todos os artigos rapidamente e de forma fácil.