Bom dia leitores da Agência Mestre!

Com a nova febre da Internet, o Twitter, vários sites que oferecem o serviço de encurtamento de URLs começaram a surgir. Com isso, surgiu também o TweetJack, uma nova prática utilizada por spammers e que tem tirado o sono de muitos dos usuários, mas principalmente, das empresas que tuitam com URLs encurtadas.

Essa nova técnica consiste em Retweetar (RT) uma mensagem de uma fonte de grande influência e portanto confiável, porém alterando o link para uma página de interesse do spammer utilizando os encurtadores de URL para camuflar o link fraudulento.

Agora, existe alguma forma de identificar esse tipo de ação? Bom, identificar quais links serão realmente de qualidade e quais estariam se utilizando dessa nova tática é impraticável. A melhor solução para prevenir esse tipo de situação é criar seu próprio sistema de encurtadores de URL.

Mesmo com alguns destes serviços oferecendo customização das URLs encurtadas, criar a sua própria irá mantê-las “a salvo” dessa situação, além de agregar o valor da sua marca a suas divulgações. Para toda a comunidade blogueira e até mesmo para as empresas que possuem seu blog corporativo e utilizam a plataforma do WordPress essa tarefa foi simplificada por um plugin: o Link Shortcut.

É interessante notar que o número máximo de caracteres que o Twitter mostra para uma URL é de 30 caracteres, portanto, meça o tamanho da sua URL para não ultrapassar esse valor (utilize o nosso contador de caracteres para isso).

Ao configurar o plugin deixe preferencialmente a opção de sub diretório em branco para economizar alguns caracteres e deixe o número de caracteres do encurtamento setado para 4.  Por exemplo, o caso da Agência Mestre:

http://mestreseo.com.br/ tem 24 caracteres + 4 do encurtamento = 28 caracteres.

É possível também escolher o tipo de redirecionamento: 301 ou 302. Defina como 301, pois, como já vimos em outros artigos aqui na Agência Mestre, o redirecionamento 301 passará todo o link juice da URL encurtada para a URL correta, preservando assim o valor do link, ou parte dele, pelo menos.

Este plugin é de simples instalação e configuração conforme é possível verificar nas imagens abaixo:

O plugin cria um pequeno menu na sidebar do painel de administrador: A opção Add New, é utilizada para criar uma nova URL encurtada. Já a opção Link Shortcuts irá mostrar uma lista de todas as URLs encurtadas.

Menu do Link Shortcuts

Menu de configuração do plugin: Aqui você pode escolher o número de caracteres do encurtamento (Character Length), que, por padrão, vem como 8. O campo Subdirectory permite que você utilize um subdiretório , por exemplo, http://mestreseo.com.br/url. No campo Redirect Type, você escolhe qual redirecionamento deve ser utilizado 301 ou 302.

Painel Configuração do Link Shortcut

Menu para adicionar uma nova URL encurtada: No campo Shortcut URL, é possível setar como a URL deverá ser montada: de forma aleatória (Generate a randon shortcut URL) ou personalizada (Create your own shortcut URL). No campo Web Address to Shorcut você deve inserir a URL que deve ser reduzida. No campo Shortcut Name você deve nomear o encurtamento, preferencialmente use o título do post para facilitar a identificação dos encurtamentos.

Menu para Adicionar Nova URL Encurtada

Agora que você já possui o seu próprio encurtador de URLs. Não se esqueça de dar a opção para o usuário compartilhar a sua notícia no Twitter utilizando essa URL encurtada no seu sistema. Além de tudo você não terá que se preocupar quanto ao “sequestro” de suas URLs.