Blogs

SEO Smart Links – Criando Links Automáticos em seu Site

Por Bruno Miranda

O SEO Smart Links é um plugin para Wordpress que abre várias possibilidades de linkagem automática para o blog ou página de seu site. Este artigo apresenta um guia para a instalação deste plugin e como proceder em suas configurações básicas e avançadas.

Bruno Miranda

Olá, leitores da Agência Mestre!

O link building sempre foi e sempre será uma das principais pautas quando se fala em SEO, não obstante vários temas, teorias e novidades sobre o assunto surgem diariamente.  Embora o plugin que iremos citar neste artigo não é o assunto do momento na área de link building, o mesmo pode vir a se tornar muito em breve devido ao grande número de questionamentos e feedbacks que nós da Agência Mestre recebemos dos leitores sobre ele, que pode ser considerado uma grande ferramenta para auxiliar o SEO em seu blog ou site.

O Seo Smart Links é um plugin desenvolvido para wordpress que adiciona automaticamente links em determinadas keywords dentro do seu blog ou páginas de seu site. Ele pode atuar em segmentos definidos de sua página, interlinkando posts, páginas, categorias e tags.

Basicamente o plugin procura por palavras-chave correspondentes aos títulos do conteúdo publicado ou definidas pelo próprio usuário e as converte em links, poupando o tempo do mesmo em modificar seus posts antigos com novos links ou até mesmo linkar o novo conteúdo inserido em seu blog. Tudo isso muito bem definido pelas opções do próprio plugin, onde o usuário escolhe qual a melhor maneira de trabalhar.

O número máximo de links por página, a configuração e o controle de links externos, as keywords e páginas a serem ignoradas, os endereços a serem linkados  em cada keyword específica, o tipo de página a ser linkada, os problemas que ele pode gerar e a sua relação com o Google todos esses assuntos serão tratados no artigo.

Sobre o plugin

O SEO Smart Links é um plugin pago, que se encontra atualmente em sua versão 1.6.1. Possui quatro versões, uma gratuita e as outras três com preços definidos:

  • SEO Smart Links;
  • SEO Smart Links Personal  (Pago – $79);
  • SEO Smart Links Professional  (Pago – $149);
  • SEO Smart Links Bussiness  (Pago – $299).

O primeiro é uma versão resumida com algumas funções disponíveis, o segundo é limitado a apenas um domínio, o terceiro limitado a domínios ilimitados particulares e o quarto além de ser ilimitado para sites particulares e de clientes ainda apresenta um relatório completo de estatísticas em relação ao plugin e sistema de cacheamento para sites grandes.

As diferenças entre as versões pode ser conferida no site:

O plugin testado por mim aqui na Agência Mestre foi a última versão, o SEO Smart Links Bussiness.

Download

O download do SEO Smart Links pode ser feito diretamente na página do criador do plugin, ou até mesmo na página oficial do WordPress.

Baixando o plugin, o modo de instalação é semelhante a qualquer outro.

Definindo quais páginas linkar

Como já citado anteriormente o plugin te dá a opção de escolher quais tipos de páginas linkar, e entre estes tipos estão: posts e páginas. Essa definição está bem clara na página de configurações do plugin.

Como definir as páginas no SEO Smart Links

O interessante nesta seção é que inclusive pode ser definido pelo usuário se ele quer ou não que a linkagem automática se aplique aos posts mais antigos do site ou apenas aos mais novos, na opção indicada pela seta na imagem acima. O que na questão de re-otimização de conteúdo pode ser uma boa opção.

Escolhidos os tipos de páginas a serem linkadas, podemos então especificar o que será linkado entre estas páginas.

Interlinkando o conteúdo

Com o tipo de páginas a serem linkadas pelo plugin já definido, o SEO Smart Links parte para o tipo de conteúdo que poderá ser utilizado nesta linkagem, ou seja, o que poderá ser interlinkado nas páginas em questão. No caso, o conteúdo de posts, categorias, páginas e tags poderá ser utilizado.

Como o SEO Smart Links interlinka os conteúdos

Determinando o que deve ser linkado

O SEO Smart Links não faz tudo sozinho, uma de suas melhores opções, e talvez que seja crucial a escolha de usar este plugin é justamente a área de “custom keywords”, ali podem ser definidas as keywords e os links pelos quais elas serão linkadas. É tudo muito simples e intuitivo, basta escrever as keywords separadas por vírgula e do lado o link pelo qual ela deve ser linkada conforme a imagem abaixo.

  • Keyword 1, Keyword 2 |http://www.site.com.br

Como o SEO Smart Links define as keywords customizadas

Nesta área é interessante focar também as opções que evitam a duplicação de links e também checam automaticamente a presença do plural de certas palavras-chave, fazendo links nestas inclusive. Indicados na parte superior na imagem acima.

Não há limite de keywords para se definir e também é importante frisar que a lista tem prioridade de linkagem. Ou seja, as primeiras palavras-chave terão preferência sobre as subsequentes.

Ignorando Posts e Páginas

O SEO Smart Links, a partir do momento em que é instalado e configurado se aplica a toda página, isso pode ser também definido em suas configurações que apresentam opções de ignorar certas páginas que não possam ou não tem a necessidade de serem linkadas automaticamente.

Como o SEO Smart Links ignora posts e páginas

Nesse campo poderão ser inseridas as páginas e posts que não deverão ser linkadas no site. Assim como no exemplo acima onde o usuário exclui a página de contato de ser linkada.

Ignorando Keywords

O SEO Smart Links, a partir do momento em que é instalado e configurado se aplica a toda página, isso pode ser também definido em suas configurações que apresentam opções de ignorar certas keywords que não possam ou não tem a necessidade de serem linkadas automaticamente.

Como o SEO Smart Links ignora keywords

Nesse campo poderão ser inseridas keywords que não deverão ser linkadas no site. Assim como no exemplo acima onde o usuário exclui as keywords about e contact.

Limite de Links por Página

Como em toda boa estratégia de link building, o número de links pode e deve ser controlado de acordo com a necessidade e as estratégias feitas. Geralmente considero 5 links por post publicado como uma boa quantidade. Mas cabe ao usuário decidir o que é o melhor. E para isso o plugin também apresenta uma série de opções.

limite de links permitidos no SEO Smart Links

Na primeira opção representada na imagem acima, é setado o máximo de links que serão criados pelo plugin. Na segunda opção  é definido o número total de links na página em questão(links naturais e links automáticos) e na última opção, é definida a quantidade de links que podem ter a mesma url na página.

Links Externos

Como não poderia faltar, o seo smart links também configura o uso de links externos para o usuário. Em sua configuração, pontos como o uso de atributo nofollow nos links e até mesmo a maneira como esses links podem ser abertos serão definidos.

Configuração de links externos no SEO Smart Links

Problemas

O SEO Smart Links basicamente funciona através da modificação da função the_content do wordpress, ou seja, ele atua diretamente na função que insere conteúdo em uma página. Isso pode gerar alguns conflitos e problemas no plugin.

Durante 3 semanas testei o plugin em um blog pessoal e também em blogs com que trabalho aqui na Agência Mestre e me deparei com dois problemas bem definidos. O primeiro foi que em alguns blogs, o plugin não foi instalado, gerando um aviso de “fatal error”. Foi em média uma reincidência de 20% dos blogs em que o instalei.

Ficou evidente que o SEO Smart Links têm problemas com versões desatualizadas do WordPress, porém, isso ainda não está muito bem definido, pois ele funcionou em alguns blogs desatualizados. Mas de qualquer modo é uma solução para o problema, caso ele apareça.

Já o outro problema, que considero um agravante é a incompatibilidade do plugin com outros tipos de plugins que atuam e modificam a função the_content no WordPress. Nesse problema, que não é tão evidente, o mesmo é instalado e configurado de forma normal, porém, não funciona de maneira alguma após sua instalação e configuração. Os links simplesmente não são gerados, e tudo isso devido a presença de plugins já instalados que assim como o SEO Smart Links alteram a função responsável pela inserção de conteúdo nos blogs e páginas de wordpress. A única resolução e que deve ser feita com cuidado é a desinstalação de alguns deles que muitas vezes são importantes, tais como:

  • Sociable;
  • Yet Another Related Posts Plugin;
  • ST Add Related Posts to Feed;
  • If You Liked That;
  • Entre outros.

Todos estes citados foram desinstalados, e consequentemente o plugin começou a funcionar. Pode ser um pouco complicado, porém, há substitutos que cumprem a mesma função sem atrapalhar o funcionamento do SEO Smart Links.

Outro problema não tão definido e muito questionado pelos leitores da Agência Mestre, é a questão da velocidade de carregamento das páginas devido a modificação da função the_content. Em geral nos blogs em que  testei o plugin não tive nenhuma mudança significativa na velocidade de carregamento das páginas. Porém, isso pode sim ser um agravante, dependendo das condições de seu servidor e até mesmo do excesso de plugins em seu blog, não sendo algo diretamente ligado ao SEO Smart Links.

Logicamente como o plugin envolve a linkagem de grande parte de sua página ou blog, toda a atenção é indispensável em sua configuração para que erros não sejam cometidos e venham a ocasionar problemas futuros.

E o Google?

Já citamos sobre todas as principais funções do plugin, mas ainda fica a dúvida chave: se os links são automáticos e modificam a função the_content do wordpress, o Google reconhece estes links?

O problema em cima desta dúvida é que muitos usuários se assustam com o plugin pois o mesmo só mostra os links quando o post em questão é publicado. Se o usuário entra nos rascunhos do post a ser linkado no WordPress, ele simplesmente não consegue ver os links ali. Eles só aparecerão quando o post ou página estiverem publicados.

Mas a resposta é boa, o Google reconhece os links sem problemas. Não há diferença entre link feito manualmente e o link feito pelo SEO Smart Links.

O SEO Smart Links é algo diferente dos plug-ins aos quais estamos acostumados, e que tem como principal fator o ganho de tempo para que outras atividades em torno do SEO de seu site possam ser mais aproveitadas.

Cabe ao usuário definir suas prioridades e analisar se a instalação do plugin se faz mesmo necessária. Talvez ele seja melhor para aqueles usuários que trabalham com uma quantidade considerável de blogs diariamente, e não apenas um ou dois.

De qualquer modo estou a disposição de todos que tiverem dúvidas ou algo a complementar sobre este plugin. Não deixe de comentar este post, e também de me acompanhar pelo twitter (@bruno_miranda).

Até o próximo post!

LEIA MAIS

Redirecionamento 301 no WordPress

Muitas vezes no desenvolvimento de um blog queremos mudar uma URL de um artigo ou ainda criar uma nova página a partir do conteúdo do artigo. O problema é que não basta apenas renomear ou mover o arquivo, você deve redirecioná-lo com o código 301. Entenda neste artigo como fazer este processo.

WordPress SEO: Otimizando o Título e Meta Tags do Seu Blog

Na otimização de blogs um dos grandes passos é fazer um bom título e uma boa meta description para atrair mais visitantes e rankear melhor nos mecanismos de busca. Confira neste primeiro artigo como utilizar o All in One SEO Pack, o melhor plugin para Wordpress no ramo.

Como Fazer um Blog de Sucesso? Guia para o Blogueiro Iniciante

Quer criar um blog de sucesso e não sabe o que fazer para começar? Confira as dicas que separamos para você fazer um blog com qualidade profissional.

Comentários
  1. Avatar

    Eu já usei outros plugins, mas esse foi o melhor até momento na minha opinião. Sim teve vezes que ele não funcionou, não sei o porque até momento. Mas posso dizer que ele funcionou perfeitamente de 90% a 95% das vezes que usei. Mas ainda prentendo usá-lo mais e ver todo o seu potencial.

    • Avatar

      Olá Rodrigo, com certeza o potencial do SEO Smart Links é muito grande. Há ainda muitas possibilidades a serem exploradas com ele. A questão do não funcionamento é provavelmente devido a conflitos com outros plugins instalados que alteram as mesmas funções do WordPress.

    • Avatar

      qual seria outros plugins substitutos do seo smart link???

  2. Avatar

    Muito bom o artigo Bruno. Aprendi sobre mais uma ferramenta para implementar as tecnicas!

    • Avatar

      Fala Renato. Obrigado pelos elogios, com certeza o SEO Smart Links é uma ferramenta muito útil para implementação de técnicas de link building e até mesmo um grande auxiliar na questão de tempo para aplicação de outras técnicas não relacionadas diretamente a ele.

  3. Avatar

    Eu já tinha pensado em algo assim há anos atrás, mas como não sou desenvolvedor, ficou só na idéia mesmo. Muito show! Até que enfim alguém meteu a mão na massa! hehehe muito útil!

  4. Avatar

    Parabéns pelo post Bruno, vou implementar no meu site também.
    Acompanho a MestreSeo a algum tempo e adoro as dicas dadas por vocês, inclusive esta e a primeira vez que comento aqui.
    Mais uma vez obrigado e continuem com o excelente trabalho!

    • Avatar

      Obrigado Luciano. Esperamos que continue postando seus comentários aqui em nosso site. Dúvidas e sugestões sempre serão bem-vindas.

  5. Avatar

    Boa Noite

    Bruno

    Você ou Alguém poderia me dizer qual é a função ou no que ajuda nos Buscadores, se aumenta o visitantes se melhora a indexação nos mecanismos de busca.

    Um abraço

    Roberto

    • Avatar

      Roberto, a função do SEO Smart Links é reforçar a linkagem de seu blog ou site de forma automática sem que você tenha que se preocupar em fazer isso manualmente. tanto para o conteúdo antigo (no caso de uma re-otimização de conteúdo) quanto para conteúdo novo (linkando tudo automaticamente). A idéia é gerar estatísticas(dependendo da versão que vai utilizar) e ter um controle sobre o que está sendo linkado sem necessitar de outras ferramentas e sem muito esforço para isso, sendo que assim o usuário ganhe tempo para trabalhar com outras atividades relacionadas a SEO em seu site, e é aí que ele pode ajudar a melhorar seus índices e número de visitas.

  6. Avatar

    ótimo post, vou continuar a usar o plugin! agora sem medo =)

  7. Avatar

    Otima dica estava procurando a muito tempo uma boa quantidade de links para link dentro de um post, por exemplo quantos links colocar dentro de um post linkando para outras paginas minhas, vi que uma quantidade boa seria 5 isso é verdade?

    • Avatar

      Boa Noite Pablo,

      Depende muito da estratégia adotada. O importante é não exagerar, pois no fim pode acabar sendo considerado um site spam. A quantidade de 5 links por post é algo que está dentro dos padrões do meu tipo de trabalho, no fim cabe a você julgar dependendo da necessidade de links que precisa trabalhar em seu site.

      • Avatar

        OK então obrigado pela dica, não uso o plugin pois prefiro fazer manual, agora vou adotar um padrão de 5 links.

        Valeu Bruno pela resposta

  8. Avatar

    Bom Bruno, meu primeiro comentário aqui, parabenizando seu trabalho e de toda equipe Agência Mestre, enfim.. instalei o plugin e deu o erro de página não encontrada, adicionei a seguinte linha em Custon Keywords ( camisas,uniformes |http://www.nacaobrasfoot.net/category/camisas/ ), ao acessar o site, o link para a palavra “camisas” se embaralhou todo e ficou assim : (http://www.nacaobrasfoot.net/camisas-brasfoot-2011-p11-alemanha/uniformes%20http:/www.nacaobrasfoot.net/category/camisas/), eu errei em algum lugar, ou fiz alguma configuração errada?
    Obrigado e parabéns, já penso em assinar o área de sócios no site, abraço.

    • Avatar

      Boa Noite Kayan,

      Tente ajustar os espaços entre o “pipe” e a url, pode ser algum problema realtivo a isso. Outra dica é conferir se a linkagem automática (sem o custom) ainda não está ativada.

  9. Avatar

    Olá, muito bom o artigo, mas não entendi bem uma coisa.

    Ele faz os links automaticamente ou eu tenho que dizer quais palavras chave ele vai linkar?

    Digo, se eu não definir nada na área custom keywords ele cria automaticamente os links?

    Abraços

    Caio

    • Avatar

      Caio,

      Se você não usar a área de Custom Keywords, ele linka automaticamente de acordo com o que for mais relevante no site. Não recomendo, pois o critério dele não é muito interessante.

  10. Avatar

    Fiquei em dúvida, qual plugin seria melhor de usar, este ou o Cross-Linker,? Que é indicado pelo próprio Fábio Ricotta em uma palestra sua sobre SEO para WordPress aonde cita plugins.

    • Avatar

      Juliano,

      Eu considero o SEO Smart Links um plugin mais completo (versão premium) e mais complexo de se usar, porém, o Cross-Linker também é uma ótima escolha.

  11. Avatar

    Bruno: acredita que este plugin poderá ajudar a baixar o bounce rate de um site sendo que certamente algumas pessoas irão clicar nesses links quando estão a ler os textos do blog?

    Um abraço.

  12. Avatar

    Muito bom o artigo, mas senti falta neste plugin da opção de linkagem para custom post type, você conhece algum plugin que faça este tipo de linkagem?

  13. Avatar

    O plugin é excelente, mas para quem está começando agora e tem poucas postagens, recomendo colocar os links manualmente. Utilizo ele pois minhas, aproximadamente, 100 primeiras postagens não estavam com link building, porém em um novo projeto estou optando por linkar manualmente.

    Pode ser algo errado o que estou dizendo, porém confio mais em uma linkagem inteligente e manual do que confiar em um plugin, enfim, sem falar que utilizar um plugin (que pode deixar o site mais lento) para substituir algo que se pode fazer manualmente?…. opinião pessoal e gosto pessoal, mas fica a dica, quem estiver começando, faça a linkagem manualmente pois você terá controle total do que estará realizando.

    Já para quem precisa linkar muitas postagens, esse plugin é uma maõ-na-roda, me ajudou muito.

    Abraços!

  14. Avatar

    Passou um bom tempo, você ainda utiliza este plugin? Existe uma ferramenta mais interessante hoje? Abraços.

  15. Avatar

    Olá Bruno

    Comecei a usar esse plugin.

    Vou observar a reação dos leitores do blog.

    No entanto, o fato de ele não mostrar os links internos me preocupa.

    Grato pela indicação.

  16. Avatar

    Obrigada, o seu artigo me ajudou, estava precisando de algumas dicas para plugins e o seu artigo é muito instrutivo, parabéns.

  17. Avatar

    Show de bola esse plugin, não conhecia… obrigado por disponibilizar.

Os comentários estão fechados.

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?