Olá, leitores da Agência Mestre!

O link building sempre foi e sempre será uma das principais pautas quando se fala em SEO, não obstante vários temas, teorias e novidades sobre o assunto surgem diariamente.  Embora o plugin que iremos citar neste artigo não é o assunto do momento na área de link building, o mesmo pode vir a se tornar muito em breve devido ao grande número de questionamentos e feedbacks que nós da Agência Mestre recebemos dos leitores sobre ele, que pode ser considerado uma grande ferramenta para auxiliar o SEO em seu blog ou site.

O Seo Smart Links é um plugin desenvolvido para wordpress que adiciona automaticamente links em determinadas keywords dentro do seu blog ou páginas de seu site. Ele pode atuar em segmentos definidos de sua página, interlinkando posts, páginas, categorias e tags.

Basicamente o plugin procura por palavras-chave correspondentes aos títulos do conteúdo publicado ou definidas pelo próprio usuário e as converte em links, poupando o tempo do mesmo em modificar seus posts antigos com novos links ou até mesmo linkar o novo conteúdo inserido em seu blog. Tudo isso muito bem definido pelas opções do próprio plugin, onde o usuário escolhe qual a melhor maneira de trabalhar.

O número máximo de links por página, a configuração e o controle de links externos, as keywords e páginas a serem ignoradas, os endereços a serem linkados  em cada keyword específica, o tipo de página a ser linkada, os problemas que ele pode gerar e a sua relação com o Google todos esses assuntos serão tratados no artigo.

Sobre o plugin

O SEO Smart Links é um plugin pago, que se encontra atualmente em sua versão 1.6.1. Possui quatro versões, uma gratuita e as outras três com preços definidos:

  • SEO Smart Links;
  • SEO Smart Links Personal  (Pago – $79);
  • SEO Smart Links Professional  (Pago – $149);
  • SEO Smart Links Bussiness  (Pago – $299).

O primeiro é uma versão resumida com algumas funções disponíveis, o segundo é limitado a apenas um domínio, o terceiro limitado a domínios ilimitados particulares e o quarto além de ser ilimitado para sites particulares e de clientes ainda apresenta um relatório completo de estatísticas em relação ao plugin e sistema de cacheamento para sites grandes.

As diferenças entre as versões pode ser conferida no site:

O plugin testado por mim aqui na Agência Mestre foi a última versão, o SEO Smart Links Bussiness.

Download

O download do SEO Smart Links pode ser feito diretamente na página do criador do plugin, ou até mesmo na página oficial do WordPress.

Baixando o plugin, o modo de instalação é semelhante a qualquer outro.

Definindo quais páginas linkar

Como já citado anteriormente o plugin te dá a opção de escolher quais tipos de páginas linkar, e entre estes tipos estão: posts e páginas. Essa definição está bem clara na página de configurações do plugin.

Como definir as páginas no SEO Smart Links

O interessante nesta seção é que inclusive pode ser definido pelo usuário se ele quer ou não que a linkagem automática se aplique aos posts mais antigos do site ou apenas aos mais novos, na opção indicada pela seta na imagem acima. O que na questão de re-otimização de conteúdo pode ser uma boa opção.

Escolhidos os tipos de páginas a serem linkadas, podemos então especificar o que será linkado entre estas páginas.

Interlinkando o conteúdo

Com o tipo de páginas a serem linkadas pelo plugin já definido, o SEO Smart Links parte para o tipo de conteúdo que poderá ser utilizado nesta linkagem, ou seja, o que poderá ser interlinkado nas páginas em questão. No caso, o conteúdo de posts, categorias, páginas e tags poderá ser utilizado.

Como o SEO Smart Links interlinka os conteúdos

Determinando o que deve ser linkado

O SEO Smart Links não faz tudo sozinho, uma de suas melhores opções, e talvez que seja crucial a escolha de usar este plugin é justamente a área de “custom keywords”, ali podem ser definidas as keywords e os links pelos quais elas serão linkadas. É tudo muito simples e intuitivo, basta escrever as keywords separadas por vírgula e do lado o link pelo qual ela deve ser linkada conforme a imagem abaixo.

  • Keyword 1, Keyword 2 |http://www.site.com.br

Como o SEO Smart Links define as keywords customizadas

Nesta área é interessante focar também as opções que evitam a duplicação de links e também checam automaticamente a presença do plural de certas palavras-chave, fazendo links nestas inclusive. Indicados na parte superior na imagem acima.

Não há limite de keywords para se definir e também é importante frisar que a lista tem prioridade de linkagem. Ou seja, as primeiras palavras-chave terão preferência sobre as subsequentes.

Ignorando Posts e Páginas

O SEO Smart Links, a partir do momento em que é instalado e configurado se aplica a toda página, isso pode ser também definido em suas configurações que apresentam opções de ignorar certas páginas que não possam ou não tem a necessidade de serem linkadas automaticamente.

Como o SEO Smart Links ignora posts e páginas

Nesse campo poderão ser inseridas as páginas e posts que não deverão ser linkadas no site. Assim como no exemplo acima onde o usuário exclui a página de contato de ser linkada.

Ignorando Keywords

O SEO Smart Links, a partir do momento em que é instalado e configurado se aplica a toda página, isso pode ser também definido em suas configurações que apresentam opções de ignorar certas keywords que não possam ou não tem a necessidade de serem linkadas automaticamente.

Como o SEO Smart Links ignora keywords

Nesse campo poderão ser inseridas keywords que não deverão ser linkadas no site. Assim como no exemplo acima onde o usuário exclui as keywords about e contact.

Limite de Links por Página

Como em toda boa estratégia de link building, o número de links pode e deve ser controlado de acordo com a necessidade e as estratégias feitas. Geralmente considero 5 links por post publicado como uma boa quantidade. Mas cabe ao usuário decidir o que é o melhor. E para isso o plugin também apresenta uma série de opções.

limite de links permitidos no SEO Smart Links

Na primeira opção representada na imagem acima, é setado o máximo de links que serão criados pelo plugin. Na segunda opção  é definido o número total de links na página em questão(links naturais e links automáticos) e na última opção, é definida a quantidade de links que podem ter a mesma url na página.

Links Externos

Como não poderia faltar, o seo smart links também configura o uso de links externos para o usuário. Em sua configuração, pontos como o uso de atributo nofollow nos links e até mesmo a maneira como esses links podem ser abertos serão definidos.

Configuração de links externos no SEO Smart Links

Problemas

O SEO Smart Links basicamente funciona através da modificação da função the_content do wordpress, ou seja, ele atua diretamente na função que insere conteúdo em uma página. Isso pode gerar alguns conflitos e problemas no plugin.

Durante 3 semanas testei o plugin em um blog pessoal e também em blogs com que trabalho aqui na Agência Mestre e me deparei com dois problemas bem definidos. O primeiro foi que em alguns blogs, o plugin não foi instalado, gerando um aviso de “fatal error”. Foi em média uma reincidência de 20% dos blogs em que o instalei.

Ficou evidente que o SEO Smart Links têm problemas com versões desatualizadas do WordPress, porém, isso ainda não está muito bem definido, pois ele funcionou em alguns blogs desatualizados. Mas de qualquer modo é uma solução para o problema, caso ele apareça.

Já o outro problema, que considero um agravante é a incompatibilidade do plugin com outros tipos de plugins que atuam e modificam a função the_content no WordPress. Nesse problema, que não é tão evidente, o mesmo é instalado e configurado de forma normal, porém, não funciona de maneira alguma após sua instalação e configuração. Os links simplesmente não são gerados, e tudo isso devido a presença de plugins já instalados que assim como o SEO Smart Links alteram a função responsável pela inserção de conteúdo nos blogs e páginas de wordpress. A única resolução e que deve ser feita com cuidado é a desinstalação de alguns deles que muitas vezes são importantes, tais como:

  • Sociable;
  • Yet Another Related Posts Plugin;
  • ST Add Related Posts to Feed;
  • If You Liked That;
  • Entre outros.

Todos estes citados foram desinstalados, e consequentemente o plugin começou a funcionar. Pode ser um pouco complicado, porém, há substitutos que cumprem a mesma função sem atrapalhar o funcionamento do SEO Smart Links.

Outro problema não tão definido e muito questionado pelos leitores da Agência Mestre, é a questão da velocidade de carregamento das páginas devido a modificação da função the_content. Em geral nos blogs em que  testei o plugin não tive nenhuma mudança significativa na velocidade de carregamento das páginas. Porém, isso pode sim ser um agravante, dependendo das condições de seu servidor e até mesmo do excesso de plugins em seu blog, não sendo algo diretamente ligado ao SEO Smart Links.

Logicamente como o plugin envolve a linkagem de grande parte de sua página ou blog, toda a atenção é indispensável em sua configuração para que erros não sejam cometidos e venham a ocasionar problemas futuros.

E o Google?

Já citamos sobre todas as principais funções do plugin, mas ainda fica a dúvida chave: se os links são automáticos e modificam a função the_content do wordpress, o Google reconhece estes links?

O problema em cima desta dúvida é que muitos usuários se assustam com o plugin pois o mesmo só mostra os links quando o post em questão é publicado. Se o usuário entra nos rascunhos do post a ser linkado no WordPress, ele simplesmente não consegue ver os links ali. Eles só aparecerão quando o post ou página estiverem publicados.

Mas a resposta é boa, o Google reconhece os links sem problemas. Não há diferença entre link feito manualmente e o link feito pelo SEO Smart Links.

O SEO Smart Links é algo diferente dos plug-ins aos quais estamos acostumados, e que tem como principal fator o ganho de tempo para que outras atividades em torno do SEO de seu site possam ser mais aproveitadas.

Cabe ao usuário definir suas prioridades e analisar se a instalação do plugin se faz mesmo necessária. Talvez ele seja melhor para aqueles usuários que trabalham com uma quantidade considerável de blogs diariamente, e não apenas um ou dois.

De qualquer modo estou a disposição de todos que tiverem dúvidas ou algo a complementar sobre este plugin. Não deixe de comentar este post, e também de me acompanhar pelo twitter (@bruno_miranda).

Até o próximo post!