Blogs

SEO para Blogs – Parte 1

Por Luis Matos

Nesta primeira parte deste tutorial abordarei alguns temas básicos relativos a otimização de blogs e de como aumentar a relevância.

Luis Matos

Olá leitores do Agência Mestre Blog, nesta primeira parte deste tutorial abordarei alguns temas básicos relativos a otimização de blogs e de como aumentar a relevância.

Sobre o que Fala o seu Blog

A primeira questão quando se trata de SEO para otimização de blogs é decidir qual será o foco do seu blog, decidir sobre qual assunto ou área mais especifica ele vai falar. Se você for um blogueiro multidiciplinar e gostar de muitos assuntos diferentes é mais interessante e inteligente criar um blog para cada assunto do que um blog que fale de tudo um pouco. Uma vez decidido qual será o seu foco podemos passar para a próxima etapa.

Faça uma Boa Pesquisa de Keywords

Agora que o seu blog já tem um assunto principal é hora de pesquisar o modo com que o publico vê aquele assunto: com que frequencia eles pesquisam, quando pesquisam, que keywords são mais usadas, ou seja, é a hora de verificar quais keywords estão associadas com o assunto. E é ai que entra a pesquisa de keywords. O Google disponibiliza uma ferramenta chamada Google Trends que é interessante pois ela permite comparar palavras-chave proximas ou sinônimos e verificar quais são mais buscadas através de um gráfico.

Uma vez que você definiu o foco básico do seu site e definiu algumas keywords de trabalho uma boa sugestão seria verificar alguns sinônimos para estas keywords, para esta tarefa pode ser usasda outra ferramenta do Google a Google Adword Keyword Tool.

Tela Google Adwords Keyword Tool

Vá atrás das “long tails”

Muitas vezes é dificil vencer os concorrentes quando se trata de uma keyword muito concorrida e uma boa dica seria ir atrás das Long Tails. Long tails se tratam de pequenas frases contendo keywords e que muitas vezes também são usadas na busca. Como exemplo podemos citar o fato de uma pessoa ao invés de pesquisar por “carros” no google pequisar por “carros populares 1.0” ou então pesquisar por “classificados de carros” ou “lista de carros a venda”.

É fato de que a quantidade de pessoas que procura por “carros” na internet é maior do que as pessoas que procuram por “lista de carros a venda” mas você pode usar uma extratégia de rankear bem para uma grande quantidade de long tails, pois muitas vezes se classificar bem para uma quantidade mais variada de keywords é mais vantajoso e trará mais tráfego do que ficar bringando arduamente pelas keywords principais.

LEIA MAIS

WordPress SEO: Otimizando o Título e Meta Tags do Seu Blog

Na otimização de blogs um dos grandes passos é fazer um bom título e uma boa meta description para atrair mais visitantes e rankear melhor nos mecanismos de busca. Confira neste primeiro artigo como utilizar o All in One SEO Pack, o melhor plugin para Wordpress no ramo.

Redirecionamento 301 no WordPress

Muitas vezes no desenvolvimento de um blog queremos mudar uma URL de um artigo ou ainda criar uma nova página a partir do conteúdo do artigo. O problema é que não basta apenas renomear ou mover o arquivo, você deve redirecioná-lo com o código 301. Entenda neste artigo como fazer este processo.

Como Fazer um Blog de Sucesso? Guia para o Blogueiro Iniciante

Quer criar um blog de sucesso e não sabe o que fazer para começar? Confira as dicas que separamos para você fazer um blog com qualidade profissional.

Comentários
  1. Avatar

    Excelente dia de long tails.

  2. Avatar

    Deixo minha contribuição fazendo referencia ao Google Insights http://www.google.com/insights/search/ – Assim se pode identificar tendências de busca por determinada palavra e já começar a estruturar posts futuros para que sejam indexados com antecedência em palavras que vão se tornar as top das buscas.

    Paz no coração e Luz na razão.

  3. Avatar

    Sou um grande admirador de Seo, e já conheço seu site há algum tempo, realmente você ta de parabéns.
    estou começando a escrever sobre Seo no meu blog, mas ainda não publiquei. Pois desde que conheci seu site e vejo as materias e postagens sobre otimização, procuro melhor antes criar uma estratégia para não ter assuntos clonados e cair no rank. Eu posso pegar algumas de suas dicas de Seo para blog e publicar em minha página a indicação de seu site, claro com sua permissão, por que eu tive muita dificuldade no começo de blogar por causa de donos de blog que não tinham o minimo de interesse em querer ajudar por isso criei um blog mais direinado a essa parte então acho importante que aos iniciantes, como eu também tenham pelo menos uma luz como seu site, bem abordado dentro do assunto de otimização e divulgação de blog e site. Desde já lhe agradeço. abraços e muito sucesso para ti amigo.

    • Avatar

      Olá! O ideal é não copiar o conteúdo na íntegra, já que você seria filtrado dos resultados do Google por conteúdo duplicado.

      Se quiser fazer citações, procure usar a tag blockquote.

      E links são sempre bem-vindos. Abraços!

  4. Avatar

    Essa das long tails eu não sabia, realmente faz todo o sentido.

  5. Avatar

    Long tail é uma ideia muito interessante, no meu site algumas pessoas q acessam pelo google, não vem por um link pequeno como “Engenharia de Produção”, e sim através de um link mais específico “Download – engenharia de produção – intrudução”, etc.

  6. Avatar

    Dicas excelentes!

  7. Avatar

    Olá!
    Gostei das dicas.

    Mas fiquei com uma dúvida.
    Se eu sou um blogueiro que gosta de vários assuntos, então eu deveria criar um blog para cada tema?

    Ex: Se tenho um nicho que quero explorar, então o ideal seria criar um blog para cada nicho?
    Ou eu poderia concentrar tudo em um blog com temas diversos e assim ter mais conteúdo?

    Qual seria o ideal para estratégia de SEO?

    Obrigado!

Os comentários estão fechados.

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?