Olá leitores do Agência Mestre Blog, nesta primeira parte deste tutorial abordarei alguns temas básicos relativos a otimização de blogs e de como aumentar a relevância.

Sobre o que Fala o seu Blog

A primeira questão quando se trata de SEO para otimização de blogs é decidir qual será o foco do seu blog, decidir sobre qual assunto ou área mais especifica ele vai falar. Se você for um blogueiro multidiciplinar e gostar de muitos assuntos diferentes é mais interessante e inteligente criar um blog para cada assunto do que um blog que fale de tudo um pouco. Uma vez decidido qual será o seu foco podemos passar para a próxima etapa.

Faça uma Boa Pesquisa de Keywords

Agora que o seu blog já tem um assunto principal é hora de pesquisar o modo com que o publico vê aquele assunto: com que frequencia eles pesquisam, quando pesquisam, que keywords são mais usadas, ou seja, é a hora de verificar quais keywords estão associadas com o assunto. E é ai que entra a pesquisa de keywords. O Google disponibiliza uma ferramenta chamada Google Trends que é interessante pois ela permite comparar palavras-chave proximas ou sinônimos e verificar quais são mais buscadas através de um gráfico.

Uma vez que você definiu o foco básico do seu site e definiu algumas keywords de trabalho uma boa sugestão seria verificar alguns sinônimos para estas keywords, para esta tarefa pode ser usasda outra ferramenta do Google a Google Adword Keyword Tool.

Tela Google Adwords Keyword Tool

Vá atrás das “long tails”

Muitas vezes é dificil vencer os concorrentes quando se trata de uma keyword muito concorrida e uma boa dica seria ir atrás das Long Tails. Long tails se tratam de pequenas frases contendo keywords e que muitas vezes também são usadas na busca. Como exemplo podemos citar o fato de uma pessoa ao invés de pesquisar por “carros” no google pequisar por “carros populares 1.0” ou então pesquisar por “classificados de carros” ou “lista de carros a venda”.

É fato de que a quantidade de pessoas que procura por “carros” na internet é maior do que as pessoas que procuram por “lista de carros a venda” mas você pode usar uma extratégia de rankear bem para uma grande quantidade de long tails, pois muitas vezes se classificar bem para uma quantidade mais variada de keywords é mais vantajoso e trará mais tráfego do que ficar bringando arduamente pelas keywords principais.