Marketing Digital

Abandono de Pesquisa Resulta em Uma Perda de Cerca de 300 Bilhões Para E-Commerces

Por Letícia Matsumoto

Os e-commerces perdem cerca de 300 bilhões por ano, simplesmente, por não apresentarem resultados de busca satisfatórios para seus usuários!

Letícia Matsumoto

Uma pesquisa de 2021, realizada pela The Harris Poll e pelo Google Cloud, revelou que cerca de 94% dos consumidores americanos abandonaram uma sessão de compras porque receberam resultados de pesquisa irrelevantes.

Hoje, os usuários esperam que os sites compreendam suas intenções de busca com maior profundidade. De maneira que não seja necessário realizar pesquisas com as palavras exatas dos nomes dos produtos que procuram. E, se essa necessidade não for simplesmente suprida, a escolha é não comprar do seu site!

O que é “abandono de pesquisa”?

A ação de desistir procurar mais produtos em um site é chamada de “abandono de pesquisa”. Segundo a pesquisa, os e-commerces perdem cerca de 300 bilhões, somente por essa frustração dos usuários.

No blog da Agência Mestre já produzimos diversas notícias e artigos que ressaltam a importância das marcas proporcionarem, em seus sites, uma experiência positiva os usuários. Em março, por exemplo, trouxemos a visão do especialista Stephen Rahal, diretor de marketing de produtos da Coveo, sobre a importância da pesquisa no site para o marketing digital.

Retail Search do Google


Com a consciência desse tipo de problema enfrentado por diversos varejistas ao redor do mundo, o Google lançou a “Retail Search”, com o objetivo de “ajudar as empresas a melhorar a pesquisa e a experiência geral de compra em todos os seus pontos de contato digitais.”

A Casas Pernambucanas, inclusive, é uma das pioneiras em utilizar as soluções de descoberta do Google Cloud para aumentar as conversões de vendas.

Confira o exemplo dado pelo próprio Google:

“Agora, por meio do poder da Retail Search, quando um comprador pesquisa um ‘vestido preto longo com mangas curtas e ajuste confortável’ em um site de comércio eletrônico, ele deve obter imediatamente resultados exatamente para isso – em vez de refinar sua pesquisa várias vezes ou pior, desistindo de sua jornada de compras.”

Aprenda mais sobre experiência do usuário

Faça parte da nossa Lista VIP e receba toda semana as principais novidades sobre Marketing Digital.

LEIA MAIS

RD Summit 2023: O Maior Evento de Marketing da América Latina

RD Summit em São Paulo? Isso mesmo, o evento agora está de “casa” nova e aqui está tudo o que você precisa saber para participar.

O que é Inbound Marketing? Aprenda tudo que precisa saber sobre essa estratégia

Leia o artigo e aprenda como atrair, converter e encantar clientes com técnicas atualizadas de Inbound Marketing.

Google Shopping: O Que é e Como Funciona?

Alavanque seu e-commerce com Google Shopping! Utilize a principal ferramenta de pesquisa de produtos do Google e conquiste mais clientes. Clique e saiba mais.

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?