SEO na Title Tag – Melhore os Títulos do seu Site

Olá! Voltando mais uma vez com dicas objetivas de SEO. Dessa vez abordarei as Title Tag. Você sabe o quanto elas são importantes? Vamos ver! =)

Estatística

36 de 37 dos top SEOptimizers do mundo apontam que a title tag é o atributo mais importante para um bom rankeamento no google.

Para quem gosta de estatísticas, já encontramos um bom motivo pra cuidar muito bem das title tags.

Vamos ao que interessa: Agência Mestre!

8 dicas de SEO para fazer uma boa title tag:

1. Use o nome da página em todas title tag!

Mas mude o título de acordo com o conteúdo:

“Agência Mestre – Artigos”

“Agência Mestre – Black Hat”

“Agência Mestre – Link Building”

2. Não ultrapassar 60~70 caracteres.

Isso porque não vai aparecer mais do que 70 caracteres nos resultados de busca para o título de uma página…

3. Use palavras-chave (mas dentro de um contexto):

Atenção! Não vale keyword spamming! “mestre seo, dicas de seo, tudo sobre seo, tutorial de seo, black hat seo, meta description seo, …”

Use as palavras-chave mas com algum sentido: “Agência Mestre – Tudo sobre SEO” =)

4. Se for usar frases, que sejam relevantes

“Agência Mestre – 10 Motivos para não usar Black Hat” =)

“Agência Mestre – Bom dia, hoje eu acordei pensando em novas técnicas de SEO..” =(

5. Separador de frases: deixe a frase separada do resto do título

“Agência Mestre – Artigos | SEO na Title Tag”

6. O que a página oferece?

Um título para uma página deve seguir a sua oferta e procura. Quando a página oferece um browsing ou pesquisa, recomenda-se um título descritivo. Porém, quando se está vendendo ou oferecendo um download, deve-se deixar claro no título que a compra, download ou qualquer outra ação, pode ser feita no site. “Agência Mestre – Faça Download de e-Books sobre SEO”, ou “Agência Mestre – Pesquise os melhores livros de SEO”.

7. Mantenha um padrão

Estabeleça um padrão para o Título e siga-o.

“Agência Mestre – Artigos”

“Agência Mestre – Downloads”

=)

“Agência Mestre – Artigos”

“Faça downloads Agência Mestre”

“compre livros – dicas de seo”

=(

8. Use o Título dentro da página

Repita o título da página na h1 da página, ou algo que o valha, assim o usuário vai ter certeza que chegou onde queria e que seu site oferece o que ele precisa. Para não falar que o buscador vai adorar encontrar no conteúdo da página o que a title tag diz que tem! =)

É isso

Mais uma vez uma sequência de dicas de SEO rápidas e objetivas. Gostaram? Até a próxima!

Receba Novidades

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Agência Mestre!
Divulgue este artigo

104 Comentários para “SEO na Title Tag – Melhore os Títulos do seu Site”

  1. Fill

    Eu li em algum lugar que o buscador da mais importancia para o que vem primeiro na tag title e que o certo seria, no caso, Artigos – SEO Dicas, isto é verdade?

    Responder
  2. Frank Marcel

    Fill, pelo que eu já li, parece que é por aí mesmo. Mas eu até hoje eu não consegui fazer um teste pra sentir a diferença entre um (Artigos – SEO Dicas) e outro (SEO Dicas – Artigo). Existe um outro detalhe a se considerar a respeito da divulgação do blog, utilizando “SEO Dicas – Artigo”, enfatizando a minha “marca”: seodicas.com.br.

    Obrigado a você e a todos pela participação e comentários no post.

    Abraços

    Responder
  3. Fábio Ricotta

    Olá Fill,

    Semânticamente não é correto e nem para o SEO é correto. Como você mesmo citou, você deve reservar o seu H1 para o título do conteúdo ou o título principal da página.

    Abraços

    Responder
  4. Frank Marcel

    E aí Erik!

    Os títulos são como a manchete do jornal. Tem que ser “apelativa” pra você dar atenção. Eu ia te recomendar o post sobre link bait, mas você já passou por lá, certo?

    Abraços e seja bem-vindo ao Blog de SEO do Agência Mestre!

    Responder
    • Frank Marcel

      Tiago, o blogspot por padrão já utiliza o título do post como título da página, mas eu vi que no seu blog isso não está acontecendo. É um problema com o tema. Procure um tema que esteja funcionando e copie o código que estiver sendo utilizado para definir a title tag no xml do tema.

      Responder
  5. Tiago

    Olá obrigado pela resposta
    Eu estou utilizando esse tema de 3 colunas porem ele nao me rende muito
    você me aconselha algum tema em especial ?
    Obrigado

    Responder
    • Frank Marcel

      Tiago, eu usava o blogspot, mas migrei para o wordpress e estou por fora das boas fontes de temas e gadgets para blogspot. Mas, com certeza, buscando no Google por “temas para blogspot” você deve encontrar boa coisa!

      Responder
  6. Tiago

    Bom , eu nao conheço o WordPress , podia me tirar mais uma duvida?
    você achou o wordpress melhor de trabalhar do que o blogspot ?

    Responder
    • Frank Marcel

      Achei sim Tiago, mas tem um detalhe: eu comprei um domínio e instalei o wordpress no servidor. Como o wordpress é desenvolvido em PHP e eu sou mais familiarizado com essa linguagem, ficou mais fácil configurar o blog.
      Mas se for pra usar o wordpress como subdomínio (meublog.wordpress.com), eu acho q ele é menos customizável do que o blogspot (eu acho!).

      Responder
    • Android

      É ideal você ter a tag h1 em todas as páginas inclusive na home com o nome do site. E com relação a tag h1 ser a mesma que a title, seria o ideal, já que, se utilizar uma CMS, quando você cria o titulo, a cms criaria automaticamente o h1.

      Responder
  7. Frank Marcel

    Ricardo, a tag H1 não “tem que” ser a mesma da title. É bom que seja bem parecida para o seu visitante identificar que chegou aonde pensou que iria chegar.

    E sim, tem como colocar a tag h1 na home, basta colocar no código HTML. Você usa algum sistema automático? (CMS – content management system – gerenciador de conteúdo)

    Responder
  8. ricardo enrique

    Frank obrigado pela dica ja vou ler sobre o gerenciador de conteudo vou baixar um free so para ver.
    tem como usar o regenciador em um site ja pronto?

    Responder
  9. Frank Marcel

    Olá Ricardo!
    Eu trabalho bastante com o WordPress e muito pouco com outros gerenciadores de conteúdo, por isso, recomendo o WordPress. Ele me parece bem completo.

    Acho que para usar um CMS em um site já pronto, só mesmo se você desenvolver um CMS para isso e for adaptando tudo aos poucos, caso contrário, precisa mesmo adequar o site ao CMS.

    Boa sorte!

    Responder
  10. Diego

    Olá Frank.

    Este esquema como:

    “Agência Mestre – Artigos”
    “Agência Mestre – Black Hat”
    “Agência Mestre – Link Building

    Não causa problemas ao site? O google não ve como uma forma de back Hat? E eu não vejo o pessoal do mestreseo utizar este esquema.

    Gostaria de uma explicação. :P

    Responder
    • Fábio Ricotta

      Olá Diego,

      Não entendi porque você afirma que é uma técnica de BlackHat. Você poderia explicar onde isto viola as Guidelines do Google?

      Responder
  11. Kahuê M.

    Cara! Trabalho com blogs e SEO há 4 anos e não conhecia o Agência Mestre, muito bom o blog com ótimas dicas! E essa da title tag foi mais uma irada! :D

    Responder
  12. Zeca

    E se o nome do blog for o meu nome zeca.com, e eu falar de árvores. Não seria interessante deixar “Árvores” ou invés de “Árvores | Zeca”

    Responder
  13. Frank Marcel

    Zeca, se a intenção for fazer um blog exclusivamente sobre árvores, talvez seja mais interessante escolher outro nome de domínio, mais relacionado com árvores do que “zeca.com”.

    Contudo, mantido o domínio, acho interessante manter o nome no título para fixação/lembrança da marca. Se você não tem essa intenção, pode tirar.

    Responder
  14. wilton

    Tem como inserir um gerenciador de conteudo em um site que já esta pronto ??? Tenho um site, o http://www.futebolaraxa.com.br e ele tem algumas página de alguns times amadores de minha cidade, e gostaria de criar um gerenciador de conteudo para que cada time pudesse atualizar sua própria página. E gostaria de saber se tem como fazer isto.

    Um grande abraço

    Responder
    • Frank Marcel

      Olá Wilton!

      Ter, até que tem. Instale um gerenciador de conteúdo para o seu domínio e utilize um script paralelo para inserir automaticamente o conteúdo no gerenciador.

      Certamente o script precisaria ser desenvolvido customizado ao seu caso.

      Se forem poucas páginas, você pode cadastrar uma a uma também…

      Responder
  15. wilton

    Grande amigo Frank,

    obrigado pelo rápido retorno. Uma pergunta mais: você pode me indicar o caminho, para conseguir este gerenciado e inseri-lo em minha página ?

    Te agradeço pela atenção.

    Responder
    • Frank Marcel

      Acredito que cada plataforma tenha suas vantagens e desvantagens e o melhor é você pesquisar para encontrar a que melhor se adeque ao seu caso.

      O WordPress, tipicamente usado para blogs, encaixa muito bem para gerenciamento de sites, inclusive neste formato de usuários e restrições de acesso. Pode ser uma saída interessante para você.

      Mas não deixe de pesquisar outras.

      Responder
  16. Rodrigo Guedes Barboza

    Frank, deixa eu ver se entendi:
    O meu blog se chama “Blog do Rodrigo Guedes” (nem um pouco criativo, eu sei…). Devo criar títulos para os posts como “Blog do Rodrigo Guedes – Spam, Scam e Phishing”, “Blog do Rodrigo Guedes – Como criar um banner de graça” e coisas do tipo? É isso mesmo? Sei lá, acho que não fica muito bem esteticamente…

    Responder
    • Frank Marcel

      Rodrigo, a idéia é sempre mudar o título de acordo com o conteúdo.

      Usar a marca antes ou depois do título depende da própria força da marca.

      Responder
  17. Rodrigo Guedes Barboza

    Entendi. Frank, muito obrigado por responder às minhas dúvidas com tanta rapidez (em outros sites chego a esperar dias por uma resposta) e clareza! Conheci hoje o Agência Mestre e já me tornei fã! Incluí na lista de sites recomendados do meu blog e postei no Twitter. Vocês realmente usam a melhor técnica de SEO: um conteúdo excelente! Parabéns!

    Responder
  18. Camila

    Frank, bom dia !

    Acompanho seus post´s e acho vc um expert no que faz, parabéns mesmo.
    Queria uma ajuda, se possível.
    Tenho um ecommerce, e atualmente não consigo investir em otimização, até fiz um orçamento com vcs mas realmente não dá.
    Tenho lido muitos artigos e quero tentar por conta implementar algumas coisas.
    Você teria algum passo a passo para inciar ? Ou de repente uma opção mais em conta de realizar esse trabalho ?

    Obrigada.

    Responder
    • Frank Marcel

      Oi Camila! Uma pena que não fechamos um projeto juntos. Mas suas opções não acabaram, aqui na Agência Mestre, nós temos a área de assinantes em 3 níveis: Ouro, Prata e Bronze.

      Recomendo que você assine o plano Ouro, onde além de ter acesso a diversas ferramentas e informações, pode fazer perguntas sobre conceitos e estratégias de SEO à equipe da Agência Mestre – não é uma consultoria, mas te ajuda a enxergar melhor o funcionamento de SEO e, por consequência, esclarece como você pode usá-lo.
      Assine: http://www.agenciamestre.com/assine

      Complementar, temos o Curso de SEO (http://www.agenciamestre.com/curso-de-seo), onde passamos todo o conhecimento adquirido e publicado no blog, no qual você tem a oportunidade de aprender e tirar dúvidas pessoalmente, além de interagir com diversos outros profissionais da área.

      Se precisar de mais esclarecimentos, entre em contato.

      Responder
  19. Ricardo

    Frank boa tarde estou usando essa meta tag nova so na home gostaria da sua opiniao se posso colocar em todo o site.
    pensei em deixar as duas

    Responder
    • Frank Marcel

      Olá Ricardo,

      se você usou o código HTML dessa meta tag que comentou, ele foi removido pelo sistema de comentários do WordPress.

      Pode comentar mais uma vez, porém modificando o HTML?
      Por exemplo:
      title – Título do meu site – /title
      ou simplesmente
      name=”nome da meta tag” content=”conteúdo da meta tag”

      Obrigado.

      Responder
      • Ricardo

        Frank bom dia estou usando essa meta tag nova so na home gostaria da sua opiniao se posso colocar em todo o site.
        pensei em deixar as duas

        NOVA META USADA NO SITE

        Responder
    • Frank Marcel

      Ricardo, se entendi bem, você está misturando 2 meta informações distintas: sobre a língua em que o site é escrito e sobre as meta keywords do site.

      Hoje em dia, não há uma necessidade de informar nem uma coisa, nem outra. As meta keywords já não são mais diferenciais para se obter rankings; e a língua é detectada automaticamente pelas Search Engines.

      Confesso que não conheço esse formato que você mencionou,
      meta name=”keywords” lang=”pt-br” content=”kwd1, kwd2″

      eu conheço essas informações separadas:
      meta name=”keywords” content=”kwd1, kwd2″
      e
      meta content=”pt-br” http-equiv=”Content-Language”

      Espero ter ajudado, abraços!

      Responder
  20. Barbara

    eu minhas amigas estamos querendo fazer um blog da escola, não com noticias da escola, mas com fofocas histórias engraçadas, em fim queremos que tenha de tudo, mas não sei nem por onde começar, pois já que o blog é da galera queremos que todos o conheçam entende? se puder ajudar vou estar esperando a resposta beijos, adorei as dicas que voce postou :*

    Responder
  21. Gabriel Ishida

    as vezes também é uma simples questão de reposicionamento das palavras, pq o google identifica o padrão da sequencia das palavras. Fiz isso agora :)

    Responder
  22. Vera

    Frank
    Estou aqui, mais uma vez, estudando…
    Ja cometi os erros inadimissiveis e penso que nao tem mais volta, em termos de qualidade do blog mas, nao vou desistir .
    Uma duvida:
    Depois que um artigo ja foi publicado, adianta alguma coisa, modificar ou melhorar o titulo?
    Obrigada por tudo!
    *tecaldo sem acentos…

    Responder
  23. binho

    Gostaria de saber, se o fato de modificar a Title Tag, pode atrapalhar os buscadores a encontras pagnas antigas do Site em links internos ou externos.
    Obrigado

    Responder
    • Frank Marcel

      Binho, você misturou vários conceitos na sua pergunta. A resposta sobre a Title tag é que modificá-la não influencia buscadores a encontrar páginas do seu site.

      Responder
  24. Marcos

    Gostaria de saber se a ordem importa. Se sim, o que é melhor, title antes ou depois das meta tags?

    Responder
    • Jeison Frasson

      Gostaria de reforçar dúvida do marcos.
      A ordem importa? Se sim qual é a melhor forma de ordenar o script? no meu caso a ordem não seria apenas antes ou depois das meta tags, mas sim se poderia ser no final, no meio ou no começo da página

      Responder
      • Frank Marcel

        Que eu saiba não importa não. Até porque, o que influencia rankings diretamente é somente o título. Meta description e meta keywords não influenciam rankings diretamente.

        Responder
        • jeison

          Realmente, não faz diferença após fazer meus testes não há relação na posição que estiver o head, ou seja pode fazer uma estrutura da seguinte forma sem problemas

          se é que deu para me entender

          Responder
  25. Eduardo

    E ai Frank, beleza?

    No artigo você indica usar nomes cursos de objetivos,

    Vamos supor o seguinte nome :

    Title – Eduardo | Distribuidor de Água

    Porém, se utilizar a ferramenta “SEO Core” aqui do site, ela indica o seguinte “erro” :

    ===

    Sua palavra-chave está aparecendo 1 vez no título.Insuficiente
    Modifique o seu título pois sua palavra-chave aparece apenas uma vez.

    Sua densidade de palavra-chave é 13%
    Está Fraco. Adicione mais palavras-chaves ou mais palavras para aumentar a densidade.

    ===

    Gostaria de saber como melhorar a densidade utilziando-se de títulos curtos.

    Abraço

    Responder
    • Frank Marcel

      Falta contexto para saber por onde melhorar, mas se não há uma forma de repetir a sua palavra-chave, Eduardo, então não há com o que se preocupar. O título está suficiente, independente do report da ferramenta.

      Este é um dos pontos de exemplo onde você não deve utilizar ferramentas como guias espirituais, mas apenas apoio e orientação. Seja qual ferramenta for.

      Responder
  26. Serafus

    Tenho várias páginas no meu Blog, (Criado com o Blogger) como posso e onde modificar a Tag “Title” de cada uma delas?

    Responder
    • Frank Marcel

      Olá Serafus, você vai precisar alterar o XML do tema do seu blog. Sugiro utilizar o seguinte código:

      <b:if cond=’data:blog.pageType == "item"’>
      <title><data:blog.pageName/> – Nome do Seu Blog</title>
      <b:else/>
      <title><data:blog.pageTitle/></title>
      </b:if>

      O que ele faz é montar o título da seguinte maneira:
      1. Quando abre um post:
      title: Título do Post – Nome do Blog
      2. Quando abre a página inicial:
      title: Nome do Blog

      Espero que ajude!

      Responder
  27. chakan

    tenho dúvidas sobre a tag keywords:

    devo separar as keywords por vírgulas? E como faço pra adicionar keywords que são palavras compostas, por exemplo: ômega 3? e posso acentuar as keywords normalmente?

    Responder
    • Frank Marcel

      Você não precisa usar meta keywords, elas não contam para rankings no Google.
      Caso você queira mesmo assim, separe por vírgulas e acentue as palavras sim.

      Responder
  28. Gabriel Gomes

    Muito bom post. Antes não tinha noção do que é SEO, mas depois descobri esse site e li os seus posts e coloquei em prática o que aprendi. Agora meu site está muito melhor, obrigado por compartilhar os seus conhecimentos com os outros. Valeu mesmo.

    Responder
  29. ZamoTy

    Olá,

    Gostaria de tirar uma dúvida quanto a título, uma coisa que li em outro site. Tenho um site de empresa na qual tenho alguns produtos. A melhor forma seria trazer o nome da empresa antes do nome do produto ou o nome do produto antes do da empresa? E a categoria do produto?

    Por exemplo:

    1 – EMPRESA | Nome do produto – Categoria do produto
    2 – Nome do Produto – Categoria do Produto | EMPRESA
    3 – EMPRESA | Categoria do produto – Nome do produto
    4 – Categoria do Produto – Nome do Produto | EMPRESA

    Responder
    • Frank Marcel

      De acordo com cada site, cada nicho e cada página de resultados de busca, uma de suas alternativas pode ser a melhor. Tudo depende…

      Usar o nome da empresa para começar o título pode ser útil se você observar que desta maneira, o seu site recebe mais visitas. Por exemplo, se é o site de uma empresa famosa, pode ajudar bastante a atrair visitas (não diretamente rankings, mas visitas). Também, se na página de resultados de busca existe muito “site genérico,” dar o destaque para a marca pode atrair mais visitas.

      Porém, se é o caso de sites respeitáveis na página de resultados de busca, deve ser melhor começar os títulos com as palavras importantes, não com o nome da empresa.

      Entre começar com categoria ou nome de produto, depende também da forma como as pessoas buscam. É ideal atender esta forma. Se elas buscam “categoria produto,” então este é o melhor formato. Se buscam “produto categoria,” então esse é o melhor formato.

      No caso geral, o que mais se aplica é
      Nome do Produto – Categoria – Empresa

      Mas não é uma regra absoluta.

      Responder
  30. George

    Olá,
    Tenho uma dúvida sobre metatag title, como deve ser usada no código?

    ou
    Título da página
    Usamos da segunda forma na agência, mas pegamos agora um cliente que esta lendo muito sobre SEO, e algumas coisas que ele vem falar são válidas, e outras não podemos usar pois ele quer fazer uns blackhat’s (hehe)
    Pergunto pois temos a tag mas ele mandou email informando que estamos sem a metatag title, e pelo que vi, ela parece ser uma forma um pouco mais antiga, mas que tem o mesmo efeito do

    Responder
    • George

      **usada no código?
      meta name=”title” content=”Título da página”
      ou
      title Título da página /title

      (usei tags no comentário que não foram enviadas)

      Responder
  31. Fabrricio

    Amigos, em termos de SEO, qual desses titulos é mais eficaz? supondo que o dominio seja costurarroupas.com.br :

    1) Costurar Roupas

    2) CosturarRoupas (sem espaço)

    3) CosturarRoupas.com.br ?

    Responder
  32. Lucas Marçal

    Uma pergunta, quando a tag tem fontes com cuffon o google pega o conteúdo dessa tag ?
    fiz alguns testes e parece que a resposta é não.

    abraço

    Responder
  33. Lucas Viegas

    Mestres,

    Estou meio confuso… Estamos planejando uma migração do nosso website do CMS Mambo para o Joomla. Escolhemos um novo template para o site que sempre publica o H1 com o nome e o slogan do site e depois trabalha muito bem com os H2, H3 e assim por diante. Os parágrafos, negritos, itálicos e toda a semântica está sendo muito bem feita. O Title também está sendo bem publicado. Sempre temos:

    tag Title > Título do artigo – Site
    H1 > Site – Slogan
    H2 > Título do artigo
    – Conteúdo bem marcado com parágrafos
    H2 > Outros títulos
    – Conteúdo bem marcado com parágrafos
    H3 > Sub-títulos
    – Conteúdo bem marcado com parágrafos

    Minha dúvida é sobre o H1 sendo sempre o mesmo. O Google vai entender a semântica da página ou esse H1 pode comprometer os títulos nos resultados de busca?

    Obrigado e abraços!

    Responder
  34. André Luiz

    Tenho uma imagem que identifica uma página do site dentro da h1

    é correto utilizar:

    h1 title=”Biblioteca do Portal….” img …. alt”Biblioteca do Portal….” /h1

    ?

    Responder
  35. Frank Marcel

    André, se você que fazer:

    < h1 > < img title=”Biblioteca do Portal” alt=”Biblioteca do portal” > < /h1 >

    E o assunto da página é Biblioteca do Portal, então não há problema.

    Responder
  36. Mayllon Baumer

    Estou trabalhando em um site que esta concentrado em apenas um arquivo, ou seja, todo o conteúdo esta no index e o js faz o gerenciamento desse conteúdo. Com isso tenho apenas um head, logo, apenas um title. Se utilizar o js para alterar o título da página terei o mesmo efeito que se tivesse uma tag title para cada página ?

    Responder
  37. Guilherme

    Ainda é recomendado essa tecnica de titulo?

    O mais indicado hoje, não seria usar a o titulo com a palavra chave especifica?
    exemplo

    Crio um portal sobre carros usados
    compro dominio carrosusados.com
    Quero ser encontrado no google pela palavra carros usados
    Não seria interessante o titulo do site ser carros usados?

    Responder
    • Frank Marcel

      Olha Guilherme, a minha resposta a sua pergunta é não, mesmo que esse seu site tenha uma página só.

      Mas veja que o título é apenas um item que compõe toda a estratégia. E sobre este item, ainda muito válido, este artigo lista as principais dicas para extrair melhores resultados a partir deste único item.

      Responder
  38. Richard

    Agência Mestre – Artigos

    Seria isso? se sim oque eu poderia colocar exatamente no “content”?

    Responder
  39. Bemideias

    E com relação as URL’s amigáveis? Coloquei-as no meu site e o numero de visitas despencou de 1000 para modestas 300 visitas por mês. Como explicar isso?

    Obrigado pela atenção.

    Responder
    • Frank Marcel

      Em primeira instância, meu palpite é que faltou ser realizado o redirecionamento 301 das URLs antigas para as amigáveis. Se não for este o caso, é preciso fazer uma análise mais criteriosa de outros itens/acontecimentos próximos da data da troca de URLs.

      Responder
  40. elievelton

    Tenho uma duvida estou colocando um titulo no meu site de empregos tem algum problema seu eu montar ele assim : Empregos na internet,Trabalho,Estágios em Todo Brasil|meusite a duvida posso separar como esta por virgulas essas palavras chaves que introduzi peso ajuda para montar um titulo bom o que devo fazer

    Responder
  41. Fernando Pontes

    Legal o post, só que fiz uma observação. No texto mostra um modelo a ser seguido da tag title, tipo como Agência Mestre – Artigos (nome do site e depois a descrição) Só que aqui no site da agência mestre, o titulo deste artigo está: SEO na Title Tag – Melhore os Títulos do seu Site | Agência Mestre (Descrição e depois o nome do site) Qual tem mais relevância?!?! no meu site eu utilizei o segundo exemplo. Abraço

    Responder
  42. Jeane

    Bom dia, gostei muito do artigo, mas tenho uma dúvida.
    Acabei de retirar das tags title do meu blog (das postagens) o nome do blog, porque achei que isso aumentaria o title e diminuiria a densidade. Deixei somente o título do post, que ficou também como h1.
    Errei ao utilizar essa prática? (Segundo a primeira dica desse artigo)
    Obrigada

    Responder
  43. Rafael Leggiero

    bom gostaria de saber o seguinte, meu site existe 2 includes em PHP 1 para o cabeçalho e 1 para o rodapé esse include coloca o cabeçalho em todas as minhas paginas, porém o titulo da página pode ser apenas 1 para todas as páginas sendo assim nao consigo colocar 1 title para cada página como devo proceder para ajustar isso ?

    desde já agradeço

    Responder
  44. Ticiana

    Caros, você fala para usar o nome do site no title, e no exemplo você coloca “Agência Mestre – Artigos” e caso colocando ao contrario ex: “Artidos – Agência Mestre” ou “Artidos | Agência Mestre”

    tem problema?

    Responder

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>