Usabilidade: O que é Usabilidade?

Por Rafael Coutinho


Conforme foi prometido no post acessibilidade e usabilidade estarei detalhando cada um deles. Começando por usabilidade.

O que é usabilidade?

Usabilidade é fazer um site fácil para o usuário, que ele entenda logo que entra, sabendo do que se trata o site, e que ele consiga navegar exatamente para onde ele precisa ou deseja ir. Há muitos modos de melhorar a usabilidade:

  • Usando uma linguagem simples e clara
  • Títulos limpos para os links
  • Fácil Navegação
  • Estrutura do site fácil de ser entendida
  • Conteúdo Objetivo
  • Páginas específicas para assuntos específicos (nada muito generalizado)
  • Estrutura de links bem definida e fácil
  • Contato em destaque
  • Sempre fazer uma página com informações sobre você.

Benefícios da Usabilidade

Um site com uma boa usabilidade é aquele em que o usuário consegue encontrar rapidamente a informação desejada. Se você vende algum produto ou serviço, mesmo que não atraia mais visitantes, se você melhorar a usabilidade, fatalmente irá aumentar o seu número de vendas, pois com um boa usabilidade, o usuário sentirá muito mais confiança no seu produto/serviço.

Além das vendas, se o seu site apresentar linguagem simples, títulos limpos de links e os outros fatores citados acima. Ele será muito mais fácil de ser encontrado pelo buscador e aumentará consequentemente o seu número de visitas.

Fonte: http://www.improvetheweb.com/using-usability-to-improve-site-profit

No próximo post, darei outras dicas de como melhorar a Usabilidade do seu site. Veja também, como funciona o posicionamento de sites nos search engines. Gostaria de convidar o amigo Rochester a dar sua opinião a respeito do assunto.

LEIA MAIS
O que é SEO? Como Fazer Seu Site Crescer no Google!

O que é SEO? Como Fazer Seu Site Crescer no Google!

Quer entender o que é SEO? Aprender como esta técnica pode ajudar o seu negócio/website a crescer o número de visitas? Criamos este guia para ajudar você hoje mesmo! CLIQUE e confira os detalhes neste artigo!

Páginas 404 Não Devem Retornar o Código 200 de Status

Páginas 404 Não Devem Retornar o Código 200 de Status

Hoje em dia é muito comum que página de erro 404 sejam customizadas, mas o trabalho de qualquer profissional de SEO é que estas páginas façam realmente o seu papel. Veja como prevenir que suas páginas de erro 404 causem problemas com os seus rankings.

Como Fazer o Google Encontrar o Seu Site?

Como Fazer o Google Encontrar o Seu Site?

O objetivo do Google é mesmo encontrar todo o conteúdo disponível na Internet, mas você precisa dar uma ajudinha. Veja como!

Comentários
  1. Opa, convite expresso, que honra!

    Sobre usabilidade, vale lembrar da sempre grande referencia do Nielsen (useit.org) que mostra resultados através de estudos usando eyetracking (que segue o olho do usuário durante sua visita no site, um campo muito interessante de se estudar).

    Mas a base é essa mesmo, fácil de usar, fácil de reconhecer, e facil de lembrar.

    Sobre a navegação em específico o livro do Steve Krug “Nao me faça pensar” fala muito bem do assunto, com foco nas breadcumbs tratadas no post anterior 😀

Deixe seu comentário abaixo