6 Dicas de SEO para o Tumblr

Por Luiz Gustavo


Olá pessoal!

Hoje irei ensinar como fazer o SEO básico OnPage em microblogs baseados no Tumblr. Para quem não sabe, o Tumblr é um serviço, baseado em conceitos de redes sociais, intermediário entre o Twitter e um Blog completo com WordPress por exemplo. Esse conceito se chama microblog, algo de postagem rápida de textos, imagens, vídeos, citações, conversas, etc.

Antes de começar, é importante frisar que o Tumblr não é um sistema muito bom para se trabalhar o lado de SEO, muitas vezes ele não disponibiliza opções nem modificações no sistema base. Partiremos também do princípio que você já seja usuário do sistema e que saiba criar ou editar temas para o Tumblr (conheça as tags do Tumblr). Então vamos lá:

1. Criando títulos melhores

Siga a regra de títulos otimizados (o título da postagem – nome do site). Para isso edite o seu tema e coloque a seguinte linha no lugar do seu <tilte> original, entre <head></head>:

{block:IndexPage}<title>{Title}</title>{/block:IndexPage}
{block:PermalinkPage}<title>{block:PostSummary}{PostSummary}{/block:PostSummary} | {Title}</title>
{/block:PermalinkPage}

Eu opto por usar PostSummary para o titulo da postagem pois se não houver título (em caso de postagem de imagens, citações, link, áudio e vídeo) o sistema define o título como sendo a descrição (Caption) da postagem.

2. Trabalhando as meta keywords

Outro trabalho básico de SEO é colocar as keywords relativas ao seu site e sua postagem. Para isso, adicione as linhas entre <head></head>:

{block:IndexPage}<meta name="keywords" content="keywords, do seu, blog, aqui" />{/block:IndexPage}
{block:PermalinkPage}<meta name="keywords" content="{block:Posts}{block:HasTags}{block:Tags}{Tag},
{/block:Tags}{/block:HasTags}{/block:Posts}" />{/block:PermalinkPage}

Na IndexPage defina as keywords relativas ao seu site, elas aparecerão na pagina principal do seu blog. Dentro das postagens, as keywords usadas serão as que você definir em Advanced Options >> Tag this post

3. Crie uma descrição para seu blog

Não se esqueça de criar uma descrição para seu blog. Para inserir a descrição, vá em Customize >> Info >> Description. Adicione também as linhas entre <head></head>:

{block:IndexPage}
<meta name="Description" content="{Description}" />
{/block:IndexPage}

Eu particularmente prefiro deixar para aparecer somente a descrição do site e na pagina principal do blog, mas pode ser usado também um resumo da postagem adicionando também essas linhas:

{block:PermalinkPage}
<meta name="Description" content="{block:PostSummary}{PostSummary}{/block:PostSummary}" />
 {/block:PermalinkPage}

4. Colocando o titulo do seu blog em H1

O trabalho das headers é algo muito importante (leia também Tags Heading e Sua Importância no SEO). Adicione, agora entre <body></body> as linhas:

{block:IndexPage}<h1 id="blog_title">{Title}</h1>{/block:IndexPage}
{block:PermalinkPage}<div id="blog_title">{Title}</div>{/block:PermalinkPage}

Com isso, em sua pagina principal o seu titulo ficara como <h1> e dentro da postagem, será apenas uma div.

5. Trabalhando o titulo das postagens

Como fizemos acima, agora teremos que melhorar o título das postagens. Dentro de <body></body> e dentro da tag {block:Regular} (tag usada para descriminar postagens regulares, ou seja, textos), adicione as linhas:

{block:IndexPage}{block:Title}<h2 id="post_title"><a href="{Permalink}">{Title}</a></h2>{/block:Title}
{/block:IndexPage}
{block:PermalinkPage}{block:Title}<h1 id="post_title">{Title}</h1>{/block:Title}{/block:PermalinkPage}

Isso fará com que na pagina inicial os títulos das postagens fiquem como <h2> mas dentro da pagina da postagem, elas sejam <h1>.  Essa técnica também vale para a área {block:Conversation} que descrimina postagens de diálogos. Para imagens, citações, link, áudio e vídeo a técnica não precisa ser aplicada pois essas modalidades não possuem titulo.

6. Adicionando um favicon

O uso de favicon para SEO não é algo de extrema importância, mas é interessante para fazer seu site ser visualmente encontrado no meio de favoritos ou abas do Firefox. Adicione a linha também entre <head></head>::

<link rel="icon" href="{Favicon}"/>

Conclusão

Como você pode ver, o Tumblr está longe de ser ideal para um bom trabalho de SEO, mas o sistema em si é muito interessante. Eu uso o sistema em meu blog pessoal, acho muito pratico e rápido para o que preciso. As técnicas OnPage aqui demonstradas são consideradas básicas, mas tem como objetivo organizar um pouco o conteúdo de seu blog e como consequência ser melhor vista pelos buscadores.

Você tem alguma dica? Alguma idéia? Comente e compartilhe conosco!

LEIA MAIS
Redirecionamento 301 em PHP, ASP, htaccess, Coldfusion e Ruby on Rails

Redirecionamento 301 em PHP, ASP, htaccess, Coldfusion e Ruby on Rails

Você quer saber como configurar o redirecionamento 301 no seu site? Veja como e mantenha sua relevância no Google!

O que é SEO? Como Fazer Seu Site Crescer no Google!

O que é SEO? Como Fazer Seu Site Crescer no Google!

Quer entender o que é SEO? Aprender como esta técnica pode ajudar o seu negócio/website a crescer o número de visitas? Criamos este guia para ajudar você hoje mesmo! CLIQUE e confira os detalhes neste artigo!

Páginas 404 Não Devem Retornar o Código 200 de Status

Páginas 404 Não Devem Retornar o Código 200 de Status

Hoje em dia é muito comum que página de erro 404 sejam customizadas, mas o trabalho de qualquer profissional de SEO é que estas páginas façam realmente o seu papel. Veja como prevenir que suas páginas de erro 404 causem problemas com os seus rankings.

Comentários
  1. Bah! Esse post está ótimo!

    Parabéns!

  2. Bem interessante estas dicas para Tumblr, porém estas mesmas informações podem ser utilizadas para qualquer site (lógico que com outra sintaxe) e deixá-lo mais otimizado.

  3. Tenho uma curiosidade, tenho procurado mas ainda não achei. Há alguma ferramenta para postagem no tumblr, assim como para o twitter há o TwitterFox, o Twhirl, o TweetDeck?

  4. Ola Luana!

    Olha, existe um plugin (Tumblr Post) do Firefox que foi feito para postar conteúdo no tumblr de maneira rápida. Eu particularmente nunca testei, mas fica a dica do Plugin.

    https://addons.mozilla.org/pt-BR/firefox/addon/5867

    Essa foi a única ferramenta que vi de postagem no tumblr até agora.

    Obrigado pela visita!

  5. Eu não entendi direito como colocar foto no titulo..

  6. Meio complicado ai pra gente que não manja de html, mas ta valendo a ajuda!

  7. por favor estou gostando do tumblr mais não estou conseguindo criar uma descrição eu comecei agora alguém pode me ajudar ?

    • Escreva tudo sobre você, tipo, seu nome, sua idade, onde mora,time que torçe,sua descrição: chato ou legal, cuimento ou nao e essas coisas, pode colocaar sua banda e suas musicas preferidas, seu medos, oq vc nao gosta, oque gosta, seu sonho, etc! Dê o seu melhor nela, só isso!
      Beijos ;*

  8. Olá!Parabéns,está de PARABÉNS pelo teu post!Tenho uma BIG dúvida meu caro,pode me ajudar?Bom,estou trabalhando com o Theme “The Atlantic” no Tumblr e quando posto fotos ou Videos eu não consigo aumentar o tamanho deles.Já revirei o HTML mas não acho o que posso mudar pode me ajudar?Pelo menos me dizer esse probleminhas que daí eu vou me virando ;)Tenho uma base esse Tumblr aqui.Agradeçooo!;)
    http://www.goodmusic-blog.com/page/2

  9. Tem alguma maneira de integrar ele com um site?

  10. Tira uma dúvida, por favor.

    Vou criar um e-commerce e pela facilidade queria usar o tumblr para postar sobre os produtos, dicas e etc e usar ele para linkar com algumas keywords para o produto em si, etc…

    é uma boa ou o melhor é utilizar o wordpress mesmo?

    • Falae Daniel, tudo bem? Sou o Adriano, beleza?

      Entao, o tumblr está caindo muito bem para o blog da Linux Mall (blog.linuxmall.com.br). Ele é rápido, direto e simples. Já que o foco não é um blog completo e + profissional, e sim algo mais rápido e descontraído (no nosso caso).

      Espero te-lo ajudado! Abraço e boa sorte.

  11. isso ta mt complicado

  12. Cara como faço para que o titulo do meus post seja link?

  13. Eu gostei muito do artigo, obrigada pelas informações! Parabéns 😉

Deixe seu comentário abaixo

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?