The Long Tail

Olá leitores da Mestre,

Uma das perguntas que eu mais recebi nas últimas palestras e cursos de SEO é sobre a produção de sites de uma única página, feitos em CSS3 e HTML5, na maioria das vezes utilizando o famoso efeito de Parallax. As pessoas me perguntam: “Isto é bom? Ajuda o meu posicionamento ou piora?”.

Eu tenho algumas opiniões boas e ruins sobre o assunto e gostaria de discutir com vocês.

Sites de Páginas Únicas

Cada vez mais as agências e profissionais de web estão utilizando o conceito de site de uma única página, que contém um resumo de todos os serviços ou produtos, seguidos por um formulário de contato.

Exemplos do que estou falando é esta campanha da Volkswagen:
Parallax - Volkswagen

Ou Ainda desta agência:
Parallax - Agência

Ou ainda o nosso Checklist de SEO:
Checklist de SEO

O grande ponto destas peças virtuais é a questão da interatividade com o usuário. Eles possibilitam uma experiência formidável ao usuário, que ao ser combinado com o efeito Parallax, produz uma sensação muito legal ao consumir o conteúdo.

Em termos de SEO, a parte boa é que ao fazer a página em HTML 5 + CSS 3 e não em Flash ou todo em imagem, você possibilita que o Google entenda este conteúdo, por ele estar presente no HTML. Desta forma você pode ficar bem posicionado nas buscas.

O Problema em Long Tail

Quando pensamos em SEO, uma das bases do trabalho é você pensar em como o usuário vai te encontrar na web e estar presente nestes termos. Normalmente estes termos são variações dos seus principais e são os grandes direcionadores de tráfego.

Curva de Long Tail

No caso de um site de página única, ele irá conter diversas informações na mesma página e não terá benefícios como Título, Meta Description, URL e sinais sociais, que são presentes por página.

Um exemplo mais direto, seria o caso da página da Volkswagen citada acima. Ela possui diversos carros listados. O benefício em termos de SEO, seria criar uma página para cada um dos carros, criando títulos focados nos nomes dos carros, assim como meta descriptions e ganhando relevância com sinais sociais.

Página Longa vs. Múltiplas Páginas

Conclusões

Ainda que seja muito bonito, um site de uma única página pode perder diversos benefícios em termos de SEO para estar bem posicionado. Cabe ao gestor do projeto avaliar qual a intenção do website/página e assim tomar a decisão que achar mais pertinente.

Como profissional de SEO, eu recomendo sempre a criação das páginas focadas em seus termos, para tirar sempre proveito da long tail.

Espero ter clarificado o assunto.

Um abraço e até o próximo artigo!