Uma dúvida comum que muitos desenvolvedores de sites e profissionais de SEO tem é o que fazer nos casos em que o site está em construção, transição ou migração. Afinal, por mais que você prepare o conteúdo previamente e planeje a sua migração, você vai sempre precisar de tempo para fazer uploads, corrigir eventuais falhas não planejadas, ajustar parâmetros do seu servidor, etc… no caso de um site novo sendo desenvolvido vale a mesma coisa.

Site em reforma: Cuidado para não destruir o que havia antes...

O perigo de se manter um site inacabado no ar é justamente esse: o googlebot encontrar seu site e ele ser indexado de um modo que não devia, ou então ele ser indexado de um modo diferente do que ele havia sido indexado antes. A primeira dica para essa situação, embora muita gente ache que o correto é justamente o oposto, é jamais fazer upload de uma página do tipo “Em contrução” substituindo a página do seu site antigo.

O risco que você corre colocando no ar uma página assim justamente é o Googlebot reindexar a sua página como tendo “conteúdo vazio”, isso é ruim primeiramente porque as suas keywords que previamente podiam estar bem classificadas podem cair de ranking e também por que uma vez que o googlebot pode marcar o seu site como conteúdo irrelevante e nos sites com classificados como sites de pouco conteúdo, o Googlebot demora mais para voltar, mesmo depois que você acabar o serviço e o novo site esteja pronto vai levar um tempo para o crawler voltar e reconsiderar a situação.

O melhor a se fazer nessas situações é utlilizar o códido de status HTML 503, que vai indicar ao crawler que o site não está pronto e vai convidá-lo para voltar em breve. Esta função pode ser implementada da seguinte maneira: header(‘HTTP/1.0 503 Service Unavailable’); com este código inserido no seu header. Outra opção também é bloquear o site usando o robots.txt, usando a linha de comando: “Disallow: /”, no caso usando o robots.txt o efeito é o mesmo, só que sem avisar o crawler para voltar depois. Por enquanto é isso, qualquer dúvida só deixar seu comentário ou então consultar nosso Glossario de SEO, até a próxima.