SEO para Jornalistas

Olá leitores da Agência Mestre,

Quanto mais eu caminho nesta estrada da web brasileira mais eu me surpreendo com coisas que eu vejo. Descobri várias pessoas que mudaram a forma com que eu penso sobre alguns assuntos, descobri empresas para me inspirarem e descobri colaboradores para me ajudarem a educar a nossa crescente comunidade de profissionais de SEO.

Hoje, eu tenho o prazer de apresentar a vocês mais uma contribuição de uma profissional do mercado para a nossa comunidade: a Cartilha de recomendações de SEO para Jornalistas. Idealizado e criado pela jornalista Barbara Zamberlan, o guia tem como objetivo educar os profissionais de jornalismo a utilizarem as técnicas de SEO para potencializar as matérias que escrevem para os portais.

A cartilha criada pela Barbara passa desde o básico, explicando o que é SEO e estratégias de Search Marketing e cobre títulos, meta tags, pesquisa de palavras-chave, heading tags, imagens e muitos outros assuntos. É um material bem interessante, bem escrito e que vale como base para todos os profissionais de SEO e profissionais de jornalismo.

Aproveitei a oportunidade e perguntei a Barbara sobre a sua carreira profissional e a ideia do guia. Confira abaixo:

Barbara Zamberlan

Sobre a Autora

Estudei jornalismo em Santa Maria e em 2008 tive a oportunidade de fazer estágio em uma agêndia digital, a Prumos. Lá eles queriam mais do que uma simples redatora e me passaram a função de otimizar os sites e fazer campanhas de Links Patrocinados. Com isso minha carreira mudou de foco e acabei me envolvendo só com coisas digitais. Otimizei vários sites pequenos e consegui bons resultados, com isso o interesse só aumentou. O resto da faculdade acabei focando em jornalismo digital e quando formada já dei entrada na Pós Graduação em Jornalismo Digital, em Porto Alegre. Aqui trabalhei na Pmweb com Links Patrocinados e alguns projetos de SEO e agora estou no Terra, na equipe que desenvolve produtos para o portal.

A Cartilha de recomendações de SEO para Jornalistas

A criação do material da cartilha se deu com base em pesquisas e na minha experiência prática. Tentei trazer para ela o que como jornalista acharia importante saber. Existe um grande misticismo entre os jornalistas que consideram impossível a aplicação do SEO no seu dia a dia e o meu objetivo foi descomplicar isso. É claro que SEO não é uma técnica simples, mas um jornalista não precisa saber programar para colocar em prática alguns conceitos. É por isso que tomei a decisão de reunir em um livro digital dicas de SEO para jornalistas. Eu acredito que não vai demorar muito para todas as redações terem o seu editor de SEO e quando isso acontecer eu quero estar lá.

Faça o Download

A Barbara disponibilizou para todos o PDF da sua cartilha, que você pode fazer o download abaixo:
Download do E-Book: SEO para Jornalistas

Download do E-Book: SEO para Jornalistas

Créditos da imagem: kpwerker.