Saiba tudo sobre os Sitelinks

Por Nathalia Candido


Sitelinks são os links mostrados logo abaixo dos snippets das páginas nos resultados de busca do Google. Os sitelinks são usados para facilitar a navegação pela página, pemitindo ao usuário encontrar rapidamente a informação que está procurando.

Google Sitelinks

Os sitelinks só são mostrados quando o Google acha que serão úteis ao usuário. Se a estrutura do site não permite que o algoritmo do Google encontre bons sitelinks ou se não serão relevantes para a pesquisa do usuário o Google não os mostra. Não é possível escolher quais os sitelinks do seu site mas se algum deles não é interessante você pode bloqueá-lo no Google Webmaster Tools. Contudo, se você bloqueou ou desbloqueou um sitelink, vai levar um tempo para que essa mudança possa ser vista nos resultados de busca.

O Google somente mostra os sitelinks se ele encontrar no mínimo 3 disponíveis, ou seja, se seu site possuir 2 ou menos sitelinks desbloqueados, nenhum será mostrado.

Você deve estar se perguntando, os sitelinks influenciam no ranking das páginas do meu site nos resultados de busca?

Vários fatores influenciam no posicionamento de um site nos buscadores, porém os sitelinks não são um deles. Eles não influenciam diretamente no ranking, mas provavelmente aumentará o CTR.

Como vimos, os sitelinks não influenciam no posicionamento das páginas do seu site nos resultados de busca do Google, mas o SEO sim. Então, se você quer que seu site tenha um bom posicionamento nas SERPs aplique as técnicas de SEO já divulgadas nos posts do Agência Mestre blog e não esqueça, técnicas black hat só prejudicarão o posicionamento do seu site.

Para não perder nenhuma dica de SEO, assine nosso feed!

T+…

LEIA MAIS
Como Fazer o Google Encontrar o Seu Site?

Como Fazer o Google Encontrar o Seu Site?

O objetivo do Google é mesmo encontrar todo o conteúdo disponível na Internet, mas você precisa dar uma ajudinha. Veja como!

Redirecionamento 301 em PHP, ASP, htaccess, Coldfusion e Ruby on Rails

Redirecionamento 301 em PHP, ASP, htaccess, Coldfusion e Ruby on Rails

Você quer saber como configurar o redirecionamento 301 no seu site? Veja como e mantenha sua relevância no Google!

Páginas 404 Não Devem Retornar o Código 200 de Status

Páginas 404 Não Devem Retornar o Código 200 de Status

Hoje em dia é muito comum que página de erro 404 sejam customizadas, mas o trabalho de qualquer profissional de SEO é que estas páginas façam realmente o seu papel. Veja como prevenir que suas páginas de erro 404 causem problemas com os seus rankings.

Comentários
  1. E aí Nathalia! Muito boa explicação sobre os sitelinks.

    “Você deve estar se perguntando, os sitelinks influenciam no ranking das páginas do meu site nos resultados de busca?”

    A resposta não só é não, como é exatamente o contrário:
    – A importância do site é que influencia as ferramentas de busca a exibir sitelinks ou não.

    T+!

  2. Muito bem abordado! O bom dos sitelinks é o que você mencionou: CTR.

    Para quem ainda não visualizou isto…. veja a quantidade de “portas de entrada” que o seu site possui quando os sitelinks aparecem.

    Abraços!

  3. Como o google analisa se as páginas são úteis ao usuário? As vezes existem páginas não muito visitas porém são de extrema importância, outras tem centenas de visitas numa única página porém ela só tem por que contém técnicas de black hat, etc.

    Já vi diversos sites desenvolvidos em tableless, seo, semanticamente correto, e não aparece os sitelinks.

  4. Olá Demétrios,

    Esta avaliação é o real conceito de como o Google rankeia um site, mas basicamente conta-se o número de links que esta página recebe, o seu conteúdo, densidade de palavras, âncoras internas, semântica no html e outros fatores.

    Ainda não se sabe corretamente como fazer os sitelinks, mas normalmente são aquelas que possuem a melhor linkagem interna combinada com uma boa quantidade de links externos.

    Abraços

  5. Uma dúvida,
    existe algum site com PR menor que 3 em com sitelinks? Acredito que o pagerank tenha algo a ver, concordam?j

  6. Para criar sitelink, basta possuir uma numero superior a 100 páginas…de qualidade.

    • Não é verdade. Sitelinks são influenciados por links, além da qualidade do conteúdo, para não dizer que eles são relacionado à keyword procurada…

  7. Sitelink influencia o ranking. Pois é uma “premiação” do google a uma site que demostrou confiança e qualidade.

    Lembre-se que são mais de 200 fatores de ranqueamento, pelo fato de vocês não conheçerem TODOS não significa que esse não seja e sim, significa que possa ser.

    Afinal somente páginas “de confiança e qualidade” recebem esse “premio”.

    Lembre-se mais de 200 fatores…

    • Na verdade acontece o contrário: o ranking influencia os sitelinks.

      Não tem como ter sitelinks fora da primeira posição para que eles influenciem o ranking. É o contrário, primeiro o site chega à primeira posição, depois pode ganhar sitelinks.

      Para não falar de links e qualidade do conteúdo, o que cria uma relação mais de correlação do que causalidade… Como diria o Rand Fishkin, “Correlation is not Causation.”

      Diferentemente dos mini sitelinks ou one line sitelinks que aparecem fora da primeira posição…

Deixe seu comentário abaixo

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?